Sócio Investidor: As Características de um Bom Parceiro de Negócios

6 minutos para ler

Sabemos que nem sempre é ideal começar a empreender sozinho, visto que, ao longo do tempo, será preciso ter apoio em diversas questões para lidar com os desafios, principalmente para que o negócio continue firme e as decisões sejam as mais acertadas. Por isso, é importante contar com um sócio investidor.

Porém, do mesmo jeito que uma sociedade potencializa o negócio, também pode levá-lo ao fracasso quando não funciona bem. Uma sociedade que não é saudável pode influenciar negativamente o desempenho da empresa, contaminando todo o ambiente de trabalho, os colaboradores, os resultados, entre outros.

Por isso, preparamos aqui uma lista com alguns fatores que vão ajudá-lo a saber como encontrar um sócio para investir e empreender contigo. Acompanhe!

Perfil complementar

Quando se trata de abrir uma franquia de idiomas, ter um sócio é muito importante, principalmente se este tem condições de contribuir financeiramente, visto que é uma das exigências para abrir esse tipo de negócio. Mas também é preciso saber escolher pessoas que tenham o melhor perfil para tal função.

Um dos erros mais clássicos ao procurar um sócio investidor está em querer buscar alguém que tenha um perfil muito parecido com o do empreendedor. Sabemos que, muitas vezes, é mais fácil encontrar esse tipo de pessoa, visto que existe a possibilidade de nos identificarmos com aqueles que são muito parecidos conosco.

Porém, o ideal é buscar por sócios que complementem as suas habilidades, trazendo mais conhecimento para o negócio. Pensando na saúde do empreendimento, é mais do que pertinente ter pessoas na linha de frente que possam contribuir com diversas áreas de conhecimento, não é mesmo? 

Por exemplo, se o empreendedor é muito bom em vendas, o ideal é encontrar um sócio investidor que seja muito bom em administração ou em outras áreas. Dessa forma, será mais real trabalhar para que os resultados apareçam de forma mais otimizada possível.

Relação de confiança

Já falamos acima que o ideal é encontrar um sócio investidor com um perfil diferente do seu, certo? Além disso, é preciso que essa relação tenha também o elemento da confiança entre ambas as partes. Afinal, a ideia de uma sociedade é que esta seja um relacionamento saudável, em que todos os sócios sejam transparentes um com o outro nas decisões e atividades.

Para que isso aconteça, é necessário que todos tenham o hábito e a cultura da confiança para que o trabalho seja desenvolvido de forma tranquila, além de proporcionar a liberdade para colocar as ações e ideias em prática.

Além disso tudo, destacamos que a confiança é uma das bases para uma relação duradoura, assim como uma sociedade próspera deve ser.

Diálogo aberto

Outro ponto importante está no quanto há espaço para um diálogo aberto nessa sociedade, de forma que todos se sintam à vontade para falar o que estão sentindo em relação ao negócio, aos planos futuros e às questões que acreditam que podem melhorar no dia a dia.

Assim como qualquer relacionamento, é importante que haja conversas sinceras e também liberdade para que todos possam dizer o que pensam e acreditam ser o melhor caminho a ser seguido. 

Pode parecer apenas um detalhe, mas isso também faz bem para a saúde da franquia, que sempre poderá contar com o melhor de todos os seus sócios, pois não há barreiras que os impossibilitem de mostrar o seu potencial.

Além disso, quando existe essa abertura para o diálogo aberto, dificilmente alguma situação ficará mal resolvida, evitando ruídos na relação, o que é muito positivo.

Alinhamento de objetivos

Um sócio investidor deve ajudar não somente com a parte financeira, mas também precisa auxiliar no sustento do sonho de criar uma empresa que seja duradoura. Essa realidade é possível quando há um bom alinhamento de objetivos entre os sócios.

Por isso, o ideal é contar com um sócio que tenha a mesma linha de pensamento em relação aos objetivos da empresa. Afinal, são eles que ajudam a direcionar as ações a curto, médio e longo prazo.

Quando há sócios que têm visões diferentes, fica difícil saber para qual lado caminhar. Por isso, o indicado é procurar por parceiros que estejam alinhados nesse sentido, contribuindo para o sucesso do negócio.

Pensamento a longo prazo

Ter pensamento a longo prazo também é algo que deve ser valorizado no perfil do sócio investidor. Quando se trata de empreender, é preciso pensar muito além do presente, sempre olhando para o futuro. Por isso, é importante contar com pessoas que estejam contigo nessa jornada e que o ajudem a criar essa visão.

Então, ao escolher um sócio, verifique quais são suas ideias e planos para o futuro de um negócio. Será que ele quer ir tão adiante conforme o que foi idealizado? Será que ele tem noção do quanto a empresa pode crescer a médio e longo prazo?

Tente refletir sobre questões como essas para a sua decisão, pois escolher um sócio investidor que tem pensamento a longo prazo ajuda a empresa a crescer sem prejudicar o seu futuro.

Facilidade no relacionamento

Por fim, não poderíamos deixar de citar o quanto é importante ter um relacionamento saudável com o sócio investidor. É preciso que no mínimo haja um entendimento sobre as questões do dia a dia e saber lidar com os conflitos da empresa.

Então, procure entender melhor como é o seu relacionamento com o sócio investidor. Será que é possível desenvolver diálogos saudáveis, ter compreensão e paciência ao longo desse caminho?

Lembre-se de que haverá momentos de estresse e, se não houver um bom relacionamento entre ambas as partes, as coisas podem ficar ainda piores. Por isso, tudo fica mais viável quando existe essa facilidade de conversa e debate sobre os assuntos mais importantes.

É óbvio que será difícil encontrar um sócio investidor que cubra 100% dos pontos que citamos acima, por isso, é possível avaliar quais critérios fazem mais sentido para priorizar a sua escolha.

Gostou deste post? Então, o que acha de assinar a nossa newsletter para ficar por dentro de todas as novidades do nosso blog?

LEIA TAMBÉM:

Franquias em 2021 Realmente Valem a Pena?

Franquia Barata X Franquia de Sucesso: Tudo o que você precisa saber!

Experiência do Cliente: A Melhor Forma de Conquistar Fidelidade

Posts relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.