Sair da Zona de Conforto X Permanecer CLT: O que é melhor pra você?

Sair da Zona de Conforto X Permanecer CLT: O que é melhor pra você?

Você está pensando em sair do CLT, mas não tem certeza se essa é a decisão certa? Antes de tudo, saiba que abandonar o emprego sem um plano concreto pode não ser uma boa escolha. É muito fácil tomar decisões erradas quando se possui pouco tempo para gerar renda.

Porém, isso não significa que precisa manter um emprego ruim ou evitar assumir riscos. Muitas oportunidades são únicas e devem ser aproveitadas; permanecer na zona de conforto pode trazer grandes arrependimentos. Veja agora se vale a pena iniciar um novo negócio em 2022.

Quais as características de um trabalhador CLT?

Não podemos negar, grande parte dos brasileiros sonha com a estabilidade. Quantas pessoas você conhece que são ou desejam ser funcionários públicos? Muitos passam anos estudando para garantir um emprego “livre de riscos”.

Mas ter a carteira assinada realmente vale a pena? É possível satisfazer suas ambições profissionais dentro de uma empresa?

Sim, você pode ter uma carreira de sucesso dentro de uma organização. No entanto, é preciso abdicar alguns comportamentos. O mais relevante para muitos é a liberdade de horário.

Seu horário de chegada, intervalo e saída serão definidos no primeiro dia. Provavelmente, essa rotina será cumprida por muitos anos. Em empresas mais tradicionais, o trabalho remoto é uma realidade distante. Com trânsito, chuva ou temporal, é melhor não se atrasar. 

Para profissionais registrados, se não houver trabalho acumulado, os finais de semana são reservados para a família e o lazer. Também é normal comemorar ou até contar os dias para o próximo feriado.

Mas não se preocupe, após um ano de cobranças e reuniões, as férias podem aliviar a pressão. Durante 1 mês você pode fazer tudo que desejar. Com sorte, talvez consiga alinhar o período com as férias da família.

Outro fator relevante é o salário, claro. É ótimo receber a mesma quantia todos os meses e planejar seu futuro. Para melhorar, ainda existem as promoções e os aumentos anuais. Porém, se você não for um sócio da empresa, não pense em grandes faturamentos.

Veja, a empresa vende produtos ou serviços, mas você, como funcionário, está vendendo o seu tempo — que obviamente é um ativo limitado. Mesmo com 12 horas de trabalho por dia, é impossível escalar seus ganhos.

Quais as vantagens do trabalho CLT?

Com o tópico anterior, o trabalho CLT pode parecer uma opção ruim, mas isso não é verdade. Existem sim alguns benefícios claros para seguir esse caminho, veja abaixo.

Fundo de garantia

O FGTS é um valor extra depositado todos os meses na conta do trabalhador. Você não pode utilizar o dinheiro imediatamente, mas ele é importante em casos de emergência e na aposentadoria. Após uma mudança recente na lei, o fundo está rendendo mais que a poupança.

Benefícios extras

Praticamente qualquer empresa fornece benefícios aos funcionários. Alguns exemplos:

  • vale-transporte e alimentação;
  • plano de saúde e odontológico;
  • parcerias com outras empresas (academias, cinemas, etc.);
  • clubes de lazer e muitos outros.

Férias remuneradas e 13º salário

Além das férias anuais, o trabalhador CLT ainda recebe um acréscimo de ⅓ do salário. Com isso, é possível realmente aproveitar o período afastado — sem se preocupar com outros problemas da empresa.

Seguro-desemprego

Essa é uma das principais vantagens. Se o trabalhador for demitido sem justa causa, ele pode solicitar o seguro até conseguir uma nova ocupação (com prazo máximo de 5 meses). Lembre-se de que o seguro desemprego não é pago para pessoas que pedem demissão.

Enfim, não faltam motivos para adotar esse modelo de trabalho. Veremos agora as vantagens para aqueles desejam novos desafios.

Quais as vantagens para empreendedores?

Talvez você esteja insatisfeito com sua ocupação, não gosta dos seus líderes, do seu salário, ou simplesmente quer ter liberdade para criar seus horários e desafios. Saiba que qualquer pessoa (com as motivações certas) pode abrir o próprio negócio e ter sucesso.

Existem motivações erradas? Sim. Se você quer ser empresário para trabalhar menos e ganhar mais. Sinto muito, mas esse não é o caminho ideal.

De fato, a realidade é exatamente o oposto. Os empreendedores, principalmente no início do negócio, trabalham muito e ganham pouco. Porém, isso não retira a enorme satisfação de construir uma nova empresa. Com um bom planejamento, é possível enfrentar os tempos difíceis e prosperar. Veja agora outras vantagens.

Alcance os seus objetivos

Você quer administrar uma fábrica, abrir uma franquia, uma loja ou atacado. Não importa, alcançar seus objetivos depende apenas de você! Pode parecer clichê, mas para quem está em um emprego fixo essa realidade não existe — pois tudo depende das decisões do proprietário da empresa.

Pense em sua meta mais ousada, ela pode estar muito distante, mas os caminhos para chegar lá serão decididos por você.

Trabalhe com o que gosta

Esse é um dos principais motivos para empreender. Unir o lazer com a profissão é o desejo de todos. Claro que nem sempre haverão tarefas prazerosas, pois administrar uma empresa exige várias habilidades diferentes — possuir aptidão técnica em uma área não é garantia de sucesso.

Tenha autonomia

Defina seus horários e dias de descanso (ninguém vai controlar ou monitorar suas atividades). Aqui entra uma das características de um bom empreendedor: a disciplina. 

Você pode trabalhar 3 horas por dia, mas isso trará os resultados desejados? Uma das primeiras etapas é alinhar suas atitudes aos seus objetivos.

Ideias para empreender em 2021

Caso esteja convencido de que empreender é o caminho ideal, temos algumas sugestões para novos negócios em 2022:

  • produtos artesanais e customizados. As pessoas estão dispostas a pagar mais por experiências exclusivas e personalizadas. Os negócios de nicho estão atendendo com sucesso essa demanda;
  • alimentação saudável e gourmet. Nos últimos 5 anos, o segmento de alimentos e bebidas saudáveis cresceu 12,3% ao ano. Os produtos orgânicos e naturais estão em alta;
  • clubes de assinatura. O aumento de empresas desse tipo foi de 167% nos últimos 5 anos. O foco está nos produtos não duráveis, mas diversos outros itens e serviços também podem ser oferecidos no plano mensal;
  • soluções para pet. O Brasil possui 139,9 milhões de animais de estimação. Para atender essa enorme demanda, novos nichos como pet food (alimentação natural) foram criados;
  • beleza e cosméticos. O setor cresceu sua receita em 567% entre 2013 e 2018. Soluções estéticas devem manter o crescimento em 2021 também.
  • mercado de franquias. A receita total do setor foi de R$ 167,187 bilhões durante o ano de 2020.

Por fim, sair do CLT vai depender dos seus objetivos pessoais ou, em vários casos, da necessidade. Ao contrário do que muitos pensam, nenhum emprego oferece estabilidade. A economia, as leis, o padrão de consumo, a concorrência, tudo pode mudar em pouco tempo e eliminar os “empregos estáveis”. Construir o seu patrimônio e escalar os ganhas com produtos/serviços é a melhor forma de se proteger.

Quer aproveitar uma das melhores oportunidades de 2022? Conheça agora os benefícios da franquia de idiomas KNN. Entre em contato para um atendimento personalizado!

LEIA TAMBÉM:

6 Soluções práticas para vencer os desafios de empreender em 2022

Motivos para você se tornar um empreendedor em 2022!

6 Dicas para não cair em ciladas no segmento de franquias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.