REVELADO! Saiba que tendências adotar antes de abrir a sua empresa

REVELADO! Saiba que tendências adotar antes de abrir a sua empresa

Descubra quais as 3 novas estratégias definitivas que estão transformando empreendedores em verdadeiros gestores de sucesso.

Se antes dar início a um novo projeto profissional já era desafiador por natureza, agora o empreendedor que deseja tirar do papel a ambição de montar um novo negócio, precisa se atualizar e seguir algumas tendências que estão ditando como de fato uma empresa consegue sobreviver a novas realidades, muito por conta do que está acontecendo durante a pandemia do coronavírus.

Mesmo que os efeitos negativos ainda sejam sentidos a longo prazo por todas as camadas da sociedade, de acordo com uma pesquisa publicada pela revista Global Business and Organizational Excellence (confira no link abaixo), o setor de franquias do Brasil conseguiu encontrar boas soluções para atravessar este momento de crise.

Nesta publicação de renome internacional, três estratégias de sucesso são apontadas como as mais bem-sucedidas entre franqueados de diversos segmentos: investimento em tecnologia, colaboração e flexibilidade de trabalho.

A Redação KNN Idiomas conversou com o especialista em gestão empresarial e mestre em administração, Alexandre de Sá Oliveira, que fez suas considerações e análises sobre as estratégias. Confira a entrevista:

TECNOLOGIA

– KNN IDIOMAS: Com as medidas de isolamento social, a tecnologia se mostrou essencial. Franqueadores e franqueados de todos os setores aumentaram a sua adesão ao digital para administrar seus negócios. Essa transformação veio para ficar?

Profº Alexandre: Quando falamos desta situação em questão, é importante ressaltar que estamos falando especificamente de tecnologias voltadas à comunicação. Independentemente do que venha acontecer e ainda que vivamos em um momento de incertezas em relação à retomada de parcial ou integral de diversos negócios, a economia deve voltar a reagir e recuperar o dinamismo. Com a pandemia, ficou muito claro a necessidade do empreendedor em contar com o digital. Houve o que alguns estão chamando de mudança cultural. O empreendedor, sem ter alternativas, percebeu que pode ter a mesma produtividade que tinha antes dentro do conforto de sua casa. Com isso, os custos passaram a ser questionados, afinal, qualquer trabalho presencial se torna mais caro.

KNN IDIOMAS: Mas a tecnologia não pode ser incorporada dentro do operacional de qualquer serviço, certo?

–  Profº Alexandre: Certamente que não. É necessário que o empreendedor realize um diagnóstico bem detalhado para avaliar se a tecnologia em comunicação pode ser aplicada com eficiência para a entrega de seu serviço, com viabilidade rentável.  Deve-se levar em conta também que todos os tipos de clientes possuem acesso a uma boa conexão, por exemplo. A incorporação da tecnologia como recurso de venda, principalmente, é interessante, mas é preciso avaliar se os custos de uma plataforma de venda on-line, seja ela um e-commerce ou omniChat, são viáveis. Estes recursos, ainda que existam para otimizar os serviços, não são de graça. A estratégia custo/benefício é o que irá definir se o empreendedor decidirá por operar em “analógico”, “digital” ou até mesmo em ambos.

COLABORAÇÃO

KNN IDIOMAS: A colaboração entre franqueadora/franqueado e empresário/colaborador se tornaram mais horizontais do que verticais? 

Profº Alexandre: Com a pandemia, as relações também tiveram que mudar e se tornar mais eficazes. Dentro de relações profissionais e que envolvem trabalho, tudo gira em torno de interesse, na minha opinião. Mas ainda assim, o bom relacionamento deve ser cultivado, até mesmo entre concorrentes diretos. Quando se fala em trabalho em equipe, por exemplo, é sempre interessante que haja uma competitividade saudável entre colaboradores.

KNN IDIOMAS: Quando a crise chegou, alguns empresários tiveram que realizar demissões, reduzir salários ou mudar regimes de trabalho. A comunicação entre empreendedor e funcionário teve que ser mais sincera?

Profº Alexandre: A comunicação teve que ser mais direta, eu acredito. É certo que a pandemia trouxe situações dramáticas, tristes e angustiantes. Mas a vitimização não leva a nada. O que vejo é uma infantilização das relações. Até quando falamos sobre pandemia, a questão ideológica e política se confunde. Para haver um consenso entre as partes, a razão deve se prevalecer sobre a emoção.

FLEXIBILIDADE

KNN IDIOMAS: Além da necessidade de maior adaptação, como o empreendedor pode trabalhar melhor com flexibilidade?

Profº Alexandre: Veja bem: a partir de 2017, as leis trabalhistas sofreram algumas alterações e se tornaram mais flexíveis no que se diz respeito ao trabalho remoto. A regulamentação do Regime de Trabalho Intermitente, em que o colaborador é convocado a realizar suas atividades de maneira esporádica, com intervalos de inatividade, também ajuda muito nesta questão de flexibilidade. Essas novas possibilidades asseguradas pela Lei Trabalhistas foram muito úteis para fazer com que a economia continuasse em atividade. É importante enfatizar que trabalho remoto não é apenas o que chamamos de home-office, e sim todo aquele que não é realizado no ambiente de trabalho fixo do empregador. Este tipo de flexibilidade não somente tende a se tornar muito mais frequente no futuro, como também irá o joio do trigo.

KNN IDIOMAS: Mas de que maneira isso deve acontecer?

– Profª Alexandre: Devido a ascensão do trabalho remoto, os profissionais terão mais liberdade de escolha e mais possibilidades de trabalho. Com a lei garantindo seus direitos, poderão trabalhar para mais de uma empresa, se quiserem. Caso o empregador exija exclusividade, terá a opção de negociar com o empregado – ou seja, pode haver uma remuneração maior pela exigência. Quem é bom no que faz irá se destacar. O profissional ‘meia-boca’ vai ficar para trás.

Alexandre de Sá Oliveira é mestre em Administração, especialista em Gestão da Qualidade e da Produtividade, Gestão Empresarial, e em Responsabilidade Social Empresarial

Confira a pesquisa realizada Global Business and Organizational Excellence

QUER EMPREENDER COM UMA FRANQUIA DE SUCESSO?

Entre em contato com a gente e seja um franqueado da KNN Idiomas, a franquia de idiomas que mais cresce no Brasil.

REDAÇÃO KNN IDIOMAS

LEIA TAMBÉM:

FRANQUIA LUCRATIVA x FRANQUIA BARATA: saiba como identificar o investimento certo

5 MENTIRAS que sempre te contam sobre FRANQUIAS

Esta nova escola da KNN Idiomas conseguiu algo inacreditável

One comment

  1. Pingback: EXPANSÃO: KNN Idiomas vai abrir duas escolas no Acre | Blog do Franqueado KNN Idiomas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.