Retrospectiva KNN 2020

10 minutos para ler

Os fatos que marcaram o ano da franquia de idiomas que mais cresceu no Brasil.

O ano de 2020 está indo embora e com ele, muitos desafios, aprendizados, novos projetos, criatividade, ousadia, mas principalmente: crescimento – e talvez essa seja a palavra que melhor define o que foi este ano para a KNN Idiomas.

Enquanto muitas empresas tiveram dificuldades por conta da pandemia, a KNN fortaleceu seus investimentos, intensificou seu suporte, admitiu mais funcionários, aumentou seu faturamento, lançou novos projetos, ganhou mais visibilidade na mídia, criou laços eternos com seus colaboradores e de fato, fez história no mercado de idiomas brasileiro como uma marca que transcende as paredes de suas escolas.

Se Live The Road, Love the Journey já era a frase que definia a filosofia da empresa, depois de 2020, este slogan ganhou um novo sentido. Ainda que a estrada tenho sido tortuosa e a jornada cheia de percalços, a KNN driblou as dificuldades como um craque veterano na Copa do Mundo, levando a vitória de goleada.

A missão de trazer o ensino de idiomas para mais cidades, mais alunos e com a mesma qualidade de suas origens foi realizada com sucesso ao longo dos últimos 12 meses. Isso só aconteceu devido a confiança que cada franqueado, cada aluno e cada colaborador depositou em um jeito ousado, anárquico, irreverente e leve de trabalhar – seja em sala de aula, em ações externas ou até mesmo na própria franqueadora.  

Fomos diferentes, porque fizemos diferente. Simples assim.

O resultado disso, você confere nesta retrospectiva!

A CONVENÇÃO MAIS LOUCA DE TODAS

“Bons já somos, agora vamos ser grandes”. Com essas palavras, o CEO Reginaldo Boeira iniciou o primeiro dos três dias de convenção da KNN Idiomas na cidade de Camboriú (SC). 

Nomeada de “Crazy About KNN”, o evento que celebrou todo o entusiasmo e loucura presentes das escolas da franquia aconteceu nos dias 26, 27 e 28 de fevereiro no Maria’s Shows e Eventos e contou com mais de 1.500 pessoas vindas de todas as partes do país.

A convenção 2020 lançou e apresentou os novos projetos da franquia ao público e também o programa de escolas modelo “KNN Concept”, que reconhece a excelência de diversas unidades da rede.

Além disso, a Crazy About KNN marcou também o corpo de diversos colaboradores – literalmente!  Mais de 300 colaboradores e franqueados fizeram tatuagens em alusão à marca durante o evento.

De acordo com o tatuador que realizou a aplicações gratuitamente na convenção, Raphael Moreira, a alta demanda de colaboradores buscando tatuar a KNN no corpo se deve ao próprio posicionamento de marca que é objeto de desejo da juventude atual.

“Já trabalhei em outros eventos corporativos, mas nunca vi algo igual a isso (a convenção). Teve gente que não conseguiu tatuar nos dias do evento e me contratou por fora. Haviam pessoas querendo fechar o braço com tatuagens da KNN. Fiquei chocado”, relata o profissional natural de Monte Claro (MG).

PRÊMIOS, RECONHECIMENTO E MÍDIA

A Associação Brasileira de Franchising (ABF) divulgou em fevereiro deste ano o ranking das 50 maiores franquias do país. Mesmo com apenas cinco anos de história no mercado, a KNN Idiomas apareceu na lista com um total de 365 franquias operantes naquele mês.

Somente no primeiro bimestre de 2020, a KNN inaugurou 70 novas unidades em diversos estados do Brasil.

Outro reconhecimento importante que a empresa recebeu da ABF em 2020 foi o Selo de Excelência em Franchising. Conquistado pela primeira vez, a chancela reconhece a qualidade e excelência da empresa e sua atuação como franqueadora, além de estimular a melhoria de seu desempenho, por meio da valorização das melhores práticas e do profissionalismo das redes que atuam no setor, através de uma rica e completa pesquisa de performance.

E para finalizar as coroações, o Prêmio Melhores Franquias do Brasil presenteou a KNN Idiomas com selo 5 estrelas. Promovido pelo Pequenas Empresas & Grandes Negócios, com apoio da Editora Globo e Serasa Experian, o tradicional evento premiou 82 redes que demonstraram excelência em gestão.

Este ano, o Melhores Franquias foi realizado totalmente on-line por meio de uma plataforma exclusiva, onde os convidados podiam interagir, participar de enquetes e comentar o evento ao vivo. A apresentação foi dividida em blocos e as empresas reconhecidas com o selo cinco estrelas foram reveladas por ordem alfabética.

Além de conquistas e prêmios, a franquia brilhou em diversos portais de comunicação, entre eles, a Revista Exame, Jornal Folha de S. Paulo, Guia Franquias de Sucesso, Revista Empreendedor e outros.

Os investimentos em mídia também foram intensificados. Além de aparecer na TV paga e aberta, a KNN entrou em campo e investiu pesado no esporte. O primeiro investimento foi a Supercopa do Brasil, partida única que envolve o Campeão Brasileiro da Série A e o campeão da Copa do Brasil. A parceria prevê a presença da marca nas próximas três edições da disputa, entre 2021 e 2023.

O evento do ano que vem deve acontecer no mês de março, logo após o término do Campeonato Brasileiro 2020, que irá durar até fevereiro. A KNN esteve presente na primeira edição do evento, em 2020, onde o título da Supercopa foi conquistado pelo Flamengo, em partida com o Athletico Paranaense.

O outro evento é o Campeonato Brasileiro Série B 2020, que conta com 20 clubes de todas as regiões do país, e contará com mais de 280 partidas até fevereiro de 2021. Ambos os campeonatos são transmitidos a nível nacional, pelos canais Globo.

NOVIDADES DA MARCA

Em 2020, a rede lançou um novo livro para o curso de inglês: o Book Knowledge.

Acreditamos que o conhecimento tem o poder de fazer tudo isso e muito mais. E já que nosso objetivo é facilitar o que é difícil e acelerar o que é fácil, a KNN desenvolveu algo novo e feito justamente para quem precisa de um empurrãozinho a mais – é essa a definição deste novo material didático.

Expandindo também seu leque de opções de idiomas a oferecer aos alunos, em 2020 a KNN lançou seu curso de Francês. Com a mesma metodologia que prioriza a conversação imediata de seus alunos, a nova opção segue a mesma qualidade, suporte e eficiência dos outros cursos já oferecidos pela franquia (inglês, espanhol e alemão).

De acordo com o setor pedagógico da rede, a implantação do idioma se viu necessária por inúmeros pedidos das escolas da rede. “Muitas escolas já pediam o idioma há tempos. Vimos a necessidade, buscamos especialistas capacitados e hoje estamos apresentando este material incrível e realizando os treinamentos”, diz Gleidson Espírito Santo, diretor pedagógico da KNN.

Além disso, diversos outros projetos saíram do papel este ano, como por exemplo, o novo site oficial da KNN. No ar desde o dia 12 de junho, o novo portal foi criado para melhorar a experiência de alunos, colaboradores e franqueados da rede em ambiente digital.

Com uma nova estrutura e programação, o desempenho do website se tornou mais veloz, mas manteve as características fundamentais por quem já o acessava. Os portais do franqueado, professor, colaborador e consultor, por exemplo, continuam no ar sem alterações

A necessidade da mudança, de acordo com o setor de marketing da franquia, se deu por conta da expansão da presença digital da KNN Idiomas, fortalecendo estratégias de comunicação da marca e acompanhando as mudanças e tendências do mercado.

A tecnologia em 2020 ganhou mais força na rede também com o novo aplicativo KNN e game original Knowa Slide, baseado nos personagens de Knowa Island, universo lúdico infantil da franquia KNN.

NOSSO 2020 FOI ASSIM!

A KNN ao longo do ano expandiu seus horizontes e chegou a norte do país. De janeiro até o fechamento desta retrospectiva, a franquia negociou mais de 220 unidades ao longo do ano, inaugurou 99 unidades por todo o Brasil e cresceu 47 %.

O sucesso em matrículas também foi marcante. A rede acaba o ano com mais de 140 mil alunos matriculados, rumo à liderança no segmento de idiomas.

Sobre o futuro da KNN? A história continua.

Continua com novos investimentos, novas escolas, novos horizontes. A história da marca KNN apenas começou. Mais um capítulo de sucesso na trajetória da franquia de idiomas que mais cresce no Brasil se fecha com sucesso.

Para o futuro, antes de tudo, eu espero que a gente possa voltar com as aulas presenciais, porque nada melhor do que sentir o calor humano e a interação dos nossos alunos pertinho da gente.  Além disso, vamos continuar com aulas cada vez melhores, levando os alunos a alcançaram seus sonhos e objetivos. Espero que a KNN Brasil como um todo possa atingir outros patamares, como está planejado, expandindo seus horizontes, chegando em outros países, porque estamos preparados para isso.

– Gleidson Espírito Santo, diretor pedagógico

Sermos líderes no segmento já é uma certeza para o futuro. Isso vai acontecer, sem sombra de dúvidas. Eu vejo a KNN como uma marca que representa muito além do conceito de escolas de idiomas. As pessoas que estudam e trabalham na KNN são impactadas por uma intensa experiência de vida. Todos saem transformados. Costumo dizer que existe um “antes e depois” da KNN na vida de todos que passam por aqui.  Então, eu acredito que a marca vai transcender cada vez mais as escolas e virar uma bandeira de estilo de vida.

Paulo Búbola, diretor de expansão

O que eu espero para para o futuro da empresa como um todo é nos tornarmos a maior da Brasil antes de 2023. E não somente maior em tamanho, como também em relevância, admiração, em qualidade do nosso produto que muda a vida de muita gente, com responsabilidade social. Espero que possamos contribuir para o Brasil de uma maneira geral – na economia, na educação e com sociedade brasileira.

Gean Skrebsky, diretor de marketing.

Nós não apenas falamos que vamos nos tornar a número 1 da América Latina – temos a certeza disso! A gente se preparou para isso e estamos planejados para essa realidade. É daí que vem tanta certeza. A KNN está sempre um passo à frente. Não esperamos ser a maior do Brasil para agir como a maior do Brasil. Quando formos a maior, simplesmente vamos colher os frutos que a gente plantou. Temos um time do tamanho e com qualidade o suficiente para ser a maior. Sobre o futuro, temos vários objetivos e eu tenho certeza que iremos surpreender a todos.

Jonas Alencastro, diretor comercial.

REDAÇÃO KNN

LEIA TAMBÉM:

KNN TALKS| Diretor Pedagógico avalia os resultados das aulas on-line: ‘Superamos todos os desafios!’

Aluna de 74 anos fala sobre KNN em vídeo: ‘Para aprender não tem idade!’

KNN lança série de vídeos com alunos

Posts relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.