Posicionamento de Marca: Como isso pode fazer diferença em sua Franquia?

Posicionamento de Marca: Como isso pode fazer diferença em sua Franquia?

Conheça como o branding pode transformar os seus clientes em fãs da marca.

Para ter um negócio de sucesso, não basta identificar uma carência de mercado, definir seu produto/serviço e gerir seu capital. É preciso cativar o consumidor por meio de uma série de estratégias de marca, o que envolve pensar o nome, logo, slogan, o tom de voz, o vocabulário e o que os clientes irão encontrar nos ambientes de interação com a marca. A esse conjunto de táticas damos o nome de branding.

Mas como pensar o branding de franquia? Qual é a importância da gestão de marcas nesse universo e quais estratégias são mais eficazes? É o que vamos conferir a seguir!

O que é branding?

branding é o conjunto de ações estratégicas que têm como objetivo criar uma percepção desejável em torno de uma marca, alinhada aos objetivos que ela estabelece para si com o propósito de se destacar no mercado e conquistar a clientela. O termo também é conhecido como gestão de marcas.

Apesar de as franquias já terem uma estratégia de marca consolidada, é muito importante que os franqueados dediquem-se ao branding de seus negócios. Mesmo que nem todas deem liberdade para os franqueados criarem ações específicas, é importante que eles sejam proativos para colaborar com toda a rede e pensar nos diferenciais que podem ser feitos localmente, dentro dos limites estabelecidos pela franquia. 

Como funciona o branding no franchising

franchising é um modelo de negócio no qual o franqueador concede o direito de uso da marca a um investidor (franqueado), de forma que ele possa replicar o modelo de negócio em outros locais. Dessa forma, ao adquirir uma franquia, o franqueado já recebe uma marca com diretrizes prontas. É essencial, portanto, que ele siga os princípios estabelecidos para a marca, de forma a proporcionar produtos e serviços padronizados. 

Dessa maneira, embora o franqueado possa e deva agir de maneira proativa pela franquia, é preciso que ele se atenha aos limites estabelecidos pelo franqueador e consulte a rede para manter o posicionamento estratégico. Atenção aos processos, aos treinamentos e à cultura da marca. 

Branding de franquia: saiba como transformar seus clientes em fãs

Para alinhar os elementos de marca e transformar a relação ele o cliente e ela, você pode adotar nossas dicas a seguir. 

Estude a marca franqueada 

Quando o cliente procura uma unidade de uma franquia, ele já tem algumas expectativas e valores em mente. Por isso, é importante que você ofereça uma experiência compatível, capaz de surpreender seus clientes positivamente. Estude as diretrizes da marca, de modo que os serviços oferecidos em sua unidade colaborem com a integração da rede e alinhem-se ao posicionamento estratégico. 

Planeje ações locais

Todas as promoções da franquia devem seguir dois princípios: respeitar a unidade da marca e adaptar-se aos mercados locais. Embora já tenham um modelo de negócios consolidado, as franquias precisam se desdobrar para entender as realidades de cada mercado. No caso de uma rede de educação, por exemplo, pode ser que as demandas de uma região repleta de agências e escritórios sejam diferentes das de um bairro residencial. 

Cabe ao franqueado, com seu conhecimento do mercado local, propor ações que possam conquistar o público. A franquia pode solicitar uma supervisão para garantir que as características da marca sejam preservadas. 

Comunique as suas ações

Seguindo as diretrizes da marca e alinhando-se às particularidades do seu público, comunique as suas promoções, tendo em mente que algumas pessoas já conhecem a franquia e outras não. Tenha muita atenção ao tom de voz adotado pela marca e aos termos que devem ser utilizados, bem como aos que não podem ser utilizados em hipótese alguma.

Uma boa gestão de marcas pode ser crucial para o sucesso de uma franquia, e é muito importante que todos os franqueados da rede tenham noção disso. Uma boa estratégia de branding da franquia cativa clientes e fortalece a marca localmente, de modo que a rede possa crescer de maneira escalonável e proporcionar experiências coerentes, onde quer que esteja. 

Se você quer mais dicas para administrar seu negócio e aprimorar seus resultados, confira nosso artigo sobre gestão de franquias e tenha dicas imperdíveis!

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