A escolha do Ponto Comercial: tudo o que você deve considerar!

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Se sua escola de idiomas for maravilhosa e a localização for ruim, seu empreendimento não terá sucesso — sem mais.

O melhor ponto comercial é aquele que combina aspectos como o entendimento do perfil do público, quão acessível é o local escolhido e a quantidade de pessoas que passam por ali diariamente.

Pensando nisso, trouxemos 5 fatores que devem ser considerados antes de escolher o ponto comercial ideal para seu novo negócio. Confira!

O perfil de clientes em potencial

Saber qual seu público alvo, quais são suas rotinas e como ele se locomove pela cidade é o primeiro passo para a escolha de um bom ponto comercial. Franqueadoras já têm esse perfil delineado — basta que você encontre as áreas com maior fluxo de circulação dessas pessoas.

Seu negócio deverá estar em um local cômodo para seus clientes, certo? — no caso de uma franquia de idiomas, busque um espaço onde há trânsito intenso dos indivíduos com o perfil ideal na hora do almoço ou depois da escola e trabalho, por exemplo.

A localização

Assim como é necessário conhecer seus clientes, é imprescindível pesquisar a fundo os potenciais locais antes de escolher. Procure um lugar que tenha uma boa estrutura para abrigar o empreendimento, com quantidade compatível de banheiros e salas — ou que possa ser modificado para atender às suas necessidades.

Claro que essa busca não se limita apenas ao ponto em si. A rua, além de movimentada, deve ser segura. Além disso, a fachada precisa ter boa visibilidade a partir das calçadas e pistas. Outro aspecto que deve ser observado é a incidência do sol — já imaginou como deve ser desagradável ter aulas à tarde em uma escola extremamente quente?

A acessibilidade do local

Já falamos um pouco sobre como a comodidade é crucial para o cliente, mas além do seu público-alvo conseguir chegar ao seu estabelecimento, ele precisa conseguir entrar e ficar. Verifique se há pontos de ônibus próximos e se é possível estacionar a uma distância aceitável do lugar prospectado.

Além disso, analise a presença de rampas e elevadores, se os banheiros podem ser acessados por pessoas em cadeiras de rodas e se os corredores e portais são largos o bastante para possibilitar o trânsito de indivíduos com deficiências motoras.

A melhor estratégia para lidar com a concorrência

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Não é porque já existe um estabelecimento similar ao seu a algumas quadras de distância que um ponto excelente deverá ser descartado, muito pelo contrário — um empreendimento concorrente bem sucedido significa que seus possíveis clientes frequentam aquela área e buscam o tipo de serviço que você oferece.

No entanto, deve-se comparar o diferencial do seu negócio frente à oferta e demanda daquela área pelo serviço que você oferecerá. Será muito mais difícil obter êxito em um mercado saturado! Se você busca abrir uma franquia, saiba que a franqueadora provavelmente já tem uma estratégia concreta para lidar com os concorrentes feita sob medida para o tipo do negócio.

O potencial do mercado

Agora que você conhece seu público-alvo e sabe o que buscar para escolher um bom ponto comercial, é necessário estimar qual será a procura pelo seu serviço e quanto dessa demanda seu negócio será capaz de suprir.

Tratando de franquias de escolas de idiomas, pode-se observar, por exemplo, se existem escolas próximas que não oferecem bons cursos de inglês e se há muitas pessoas que trabalham ou moram nessa área. Como são aspectos pouco voláteis, é mais provável que sua localização permaneça relevante.

Já dissemos que escolher um bom espaço para começar um negócio é um fator determinante no êxito do empreendimento — mas o contrário também é válido. Se seu plano é abrir uma franquia, aposte no apoio da franqueadora para garantir que o lugar selecionado será o melhor para a sua empresa!

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REDAÇÃO KNN

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