Planejamento conciso X Modelo de negócios rentável: O segredo do sucesso de uma franquia

Planejamento conciso X Modelo de negócios rentável: O segredo do sucesso de uma franquia

Saiba tudo sobre a importância de um plano de negócios eficiente

Um planejamento é muito importante para quem quer empreender, principalmente quando se está no início de um negócio, pois ele é essencial para que as coisas fiquem o máximo possível dentro dos trilhos. Hoje, uma das melhores formas de concretizar esse plano é a utilização de uma ferramenta chamada plano de negócios.

SEBRAE, com todo o seu conhecimento e experiência no mundo do empreendedorismo, realizou um estudo mostrando que grande parte das empresas acaba fechando as suas portas prematuramente justamente pela falta de planejamento.

Esse estudo só reforça o quanto é importante se planejar para que o negócio prospere por longos anos. Hoje, o KNN News vai te apresentar como funciona um plano de negócios, além de mostrar sua importância. Continue acompanhando para entender melhor!

O que é um plano de negócios?

Vamos iniciar explicando o que é um plano de negócios. Trata-se de um documento que funciona como um guia para que a empresa possa começar a sua operação, bem como continuar com ela ao longo dos anos. Nele, é possível descrever todos os objetivos do negócio, bem como desmembrá-los em ações a curto, médio e longo prazo.

A ideia é que seja um documento extremamente detalhado, que contenha todas as informações relacionadas a como será o direcionamento para diversas áreas da empresa: investimentos, receitas, despesas, público-alvo, fornecedores, concorrentes, marketing, produto, dentre outras questões importantes.

Já dá para perceber que é um documento bem completo, não é mesmo? Dentre os seus principais benefícios, podemos citar que ele é ideal para minimizar ameaças do mercado, bem como explorar oportunidades relevantes que possam surgir.

Plano de negócios em franquias

No caso de empreendedores que optam por iniciar um negócio que já exista e é oferecido por meio do modelo de franquia, saiba que esse plano também é necessário. Na maioria dos casos as franquias auxiliam nesse processo, fornecendo análises e documentos prontos que estão relacionados à lucratividade e a operação do empreendimento em si.

Então, tenha em mente que mesmo que o negócio já tenha um modelo pronto, como é o caso das franquias, também será preciso contar com esse tipo de recurso para poder alcançar sucesso.

Por que um plano de negócios é importante?

Agora que você já sabe o que é um plano de negócios, vamos reforçar aqui a sua importância, trazendo alguns motivos que fazem dele uma ferramenta tão essencial para quem está empreendendo ou que pensa em começar a sua jornada nesse mundo. Veja abaixo quais são eles.

Ideias que precisam ser organizadas

A primeira vantagem que esse plano gera para o empreendedor é simplesmente trazer certa facilidade para organizar as ideias. Sabemos que no início da jornada empreendedora surgem muitas ideias que, mesmo que sejam boas, é bem provável que estejam desconectadas umas das outras.

Por isso, um plano de negócios pode ser muito bem utilizado para organizar essas ideias, conseguir criar uma lógica e transformá-las em prol da construção de uma empresa de fato. Pode não parecer muita coisa, mas essa etapa da concepção e junção de ideias é uma das mais importantes para quem está empreendendo.

Portanto, é muito bom ter um plano como um grande suporte na organização dessas ideias que separadas parecem não ter muita força, mas juntas conseguem trazer as melhores perspectivas para o negócio.

Auxílio na expansão do negócio

Outra grande vantagem é a sua atuação em prol do futuro da empresa, que nada mais é do que o seu plano de expansão. Já dissemos anteriormente, mas vamos reforçar aqui, que um plano de negócios reúne os objetivos da empresa, certo?

É natural que um desses objetivos esteja ligado ao seu crescimento, à sua expansão. Dessa forma, será possível documentar e criar uma estratégia que seja focada nele. A partir daí, será mais do que possível traçar um plano de ação que seja consistente.

Na prática, um plano de ação muito bem definido dá pouca margem para que as coisas saiam do controle a todo tempo, sendo mais fácil concretizar o objetivo almejado.

Facilita a captação de recursos

Um dos pontos mais claros sobre a importância de um plano de negócios é a questão da captação de recursos. Sabemos que muitas empresas precisam angariar investimentos e, assim, interagir com possíveis investidores.

Podemos garantir que, quando uma ideia é apresentada com um plano de negócios por trás, passa muito mais segurança de que aquela será uma aposta segura. Ou seja, é um recurso que os investidores gostam e prezam para entender como o negócio funcionará.

Então, é muito natural que as empresas que possuem um plano de negócios consigam captar recursos de maneira muito mais fácil e tranquila das que optam por não confeccionar esse documento.

Ajuda a definir a operação da empresa

Outra grande vantagem do plano de negócios está no seu auxílio em relação à definição da operação da empresa. Pode não parecer, mas essa é uma ferramenta que mostra claramente como o empreendimento funcionará.

Afinal, o seu direcionamento está muito pautado em detalhar todos os aspectos da empresa, o que traz muito mais clareza sobre como será o seu funcionamento, além de ajudar a entender quais pontos podem ser críticospara que possa funcionar plenamente.

Tenha em mente que uma empresa com um plano de negócio geralmente consegue desenvolver uma operação mais segura e padronizada.

Ajuda a fazer a análise de mercado

Por fim, citamos aqui que uma empresa precisa entender bem o seu mercado para tomar as melhores decisões, bem como desenvolver as melhores estratégias para operar com segurança. Um das maneiras de se preparar em relação a isso é fazendo uma análise de mercado.

Pois bem, um plano de negócios completo exige que isso seja feito, principalmente para dar um embasamento consistente para as ações que são desenvolvidas. Então, podemos dizer que essa ferramenta estimula e ajuda na concretização dessa necessidade.

Esperamos que agora você tenha a ciência do quanto um plano de negócios é importante para que qualquer empresa possa crescer.

Já pensou em se tornar o franqueado da rede idiomas que mais cresce atualmente no Brasil? Não perca tempo! Entre em contato com a gente e seja KNN.

LEIA TAMBÉM:
CASES KNN | Multifranqueados de Mato Grosso do Sul: a história de Elaine, Luiz, Alexandre e Ana
Ponto Comercial: tudo o que você precisa para fazer a melhor escolha
Gestão Financeira: Aprenda a Administrar as Finanças da sua Empresa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.