• fevereiro 25, 2021

Livros sobre Empreendedorismo: Conheça 7 Títulos Imperdíveis sobre Negócios e Liderança

Um negócio de sucesso é o cruzamento de diversos fatores: uma boa ideia, as pessoas certas para fomentá-la e investir nela, sorte, uma mentalidade atenta aos acontecimentos do mercado e, principalmente, capacitação, seja ela formal ou informal.

Muitos veem na figura do empreendedor uma pessoa que está sempre desfrutando de insights geniais, mas mesmo os melhores “cliques” precisam de uma mente sadia e com repertório para surgir. Por isso ler livros de empreendedorismo é tão importante para quem deseja alavancar os negócios.

Se você quer montar uma boa biblioteca de referência e colocar as leituras em dia, acompanhe nosso post. A seguir, as nossas dicas de livros para empreendedores para você começar a ler já!

1. Pense Simples, de Gustavo Caetano

Engana-se quem pensa que uma carreira empreendedora não envolve muitos erros. Pelos workshops e TEDs que vemos por aí, é como se os negócios de sucesso nascessem de jornadas perfeitas, com pessoas que estavam seguras de si o tempo todo. Não é bem assim: os erros acontecem. O que determina o sucesso de um empreendimento é justamente a reação que se tem a esses desafios. Com “Pense Simples”, de Gustavo Caetano, você aprende a identificar problemas que precisam de uma solução imediata e, a partir disso, elaborar boas ideias para seu empreendimento.  

2. A Arte de Fazer Acontecer, de David Allen

Nesse livro, Allen ressalta a importância da organização. Criador do método GTD – Getting Things Done (Fazendo as Coisas Acontecerem), o autor nos dá dicas para focarmos em nossas tarefas atuais, estabelecendo prioridades e livrando-nos das distrações. Com isso, você aprenderá técnicas para organizar sua rotina de trabalho, reduzindo estresses e a carga mental de tarefas que podem ser simplificadas. Segundo Allen, quando a mente e os pensamentos estão organizados e focados, as pessoas se tornam mais produtivas, criativas e têm, por consequência, melhores resultados.

3. O Poder do Hábito – Por que fazemos o que fazemos na vida e nos negócios, de Charles Duhigg

Utilizando teorias de diversas áreas (como a neurociência, por exemplo), o livro explica como os hábitos surgem em nossas vidas, o poder que eles têm sobre as nossas decisões e como podemos mudá-los de forma consciente. Afinal, eles funcionam em looping previsível: tudo o que fazemos repetidamente e em um padrão específico configura um hábito, pois isso facilita as tarefas de nosso cérebro, que não precisa criar novos mecanismos. Como, então, fazer escolhas para mudar os hábitos que nos fazem mal? Você aprenderá alguns recursos com essa leitura!

4. Rápido e Devagar: duas formas de pensar, de Daniel Kahneman

Kahneman é ganhador do Prêmio Nobel de Economia e, nessa obra, promove uma reflexão sobre o funcionamento da mente humana. Ao entender esses mecanismos e como eles agem sobre o nosso comportamento, você tem mais recursos para tomar decisões melhores e compreender os fatores que influenciam o seu público. 

5. Empresas Feitas para Vencer, de Jim Collins

Nesse livro, Collins busca entender porque algumas empresas alcançam excelência e outras não. A partir de uma análise de um grande número de organizações, ele estabelece alguns pontos em comum entre as bem-sucedidas. 

6. Mindset: A Nova Psicologia do Sucesso, de Carol Dweck

Segundo a autora, para compreender o contexto dos negócios, há dois tipos de mindsets: o fixo e o progressivo. O fixo é característico daqueles que acreditam que certas habilidades são inatas. Já o progressivo é próprio daqueles que acreditam no próprio potencial. Com qual você se identifica? 

7. O Livro do Lucro, de Diego Marconatto

Marconatto é especialista em Economia e Direito Internacional, pós-doutor em Gestão, mestre e doutor em Administração e, nesse livro, nos ajuda a entender como os negócios lucrativos funcionam e como eles se tornam rentáveis. A mecânica da produção de lucros é demonstrada por meio de lições práticas e realistas, o que o torna uma ótima leitura para quem deseja entender um pouco mais sobre finanças. 

Livros de empreendedorismo nos oferecem recursos para aprimorarmos nossos processos de decisão e tratarmos nossas ideias e investimentos com mais responsabilidade. Por isso, se você quer alavancar seus resultados, comece já a criar uma boa biblioteca e hábitos de leitura! Assine a nossa newsletter para receber dicas de empreendedorismo e comece já o negócio dos seus sonhos!

LEIA TAMBÉM:

6 Dicas para Evitar Erros ao Abrir uma Empresa

Comece a Empreender: 6 passos para quem deseja ter um negócio próprio

Sócio Investidor: As Características de um Bom Parceiro de Negócios

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.