Qual a importância e como avaliar o know-how das franquias?

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Você sabe o que é know-how das franquias? Entende qual é a sua aplicabilidade? Ao se falar de um sistema de franquias, é muito comum associá-lo a um suporte e a atividades padronizadas. Normalmente, isso ocorre porque uma franquia de sucesso deve manter o seu padrão do atendimento e do produto oferecido. 

Como esse padrão é difícil de ser alcançado, empresas com filiais realizam a transferência do know-how. Desse modo, elas transmitem aos seus franqueados o conhecimento de suas atividades e a experiência com os negócios, e esse processo dever ser acompanhado e também avaliado de modo que seja possível evitar problemas no futuro a partir da correção de problemas detectados nessa análise.

Quer saber mais sobre o assunto? A seguir, explicaremos a importância da avaliação e da transferência do know-how para franquias. Prossiga!

O que é know-how?

O know-how é um termo utilizado no mercado financeiro que em tradução literal significa “saber como”. Ou seja, indica o conhecimento acerca de processos profissionais de um determinado setor de uma empresa.

Basicamente, ele representa o conhecimento que foi adquirido por uma empresa ao longo dos anos de atuação e que está sendo transferido para suas filiais, por exemplo. 

Qual a sua importância para uma empresa?

Ao filiar um negócio, o empresário deve ter em mente que suas filiais estarão carregando parte da sua marca. Por isso, existe um compromisso que deve ser estabelecido desde o momento em que é feita a associação entre os administradores. Portanto, existe um acompanhamento periódico do fraqueado, com o objetivo de manter um padrão de serviço. 

Um exemplo de uma franquia de sucesso é o Subway. É visto que em todas as suas lojas físicas há um padrão de semelhança do atendimento, do produto e até mesmo da apresentação do local onde elas estão instaladas. 

Então, para que um franqueado tenha sucesso, você, como empresa fundadora da rede, deve manter uma comunicação efetiva e uma relação de confiança. Afinal, é a sua marca que estará sendo vendida por outro investidor. 

Como já é evidenciado que no mercado essa busca por um padrão é cada vez mais intensa, vários negócios optam pela transferência de know-how

Essa técnica, de forma simplificada, busca transferir por meio de treinamentos, por exemplo, as técnicas que a empresa e a marca utilizam para administrar o negócio

De um modo geral, o know-how pode ser aplicado de diversas formas, adequando-se a visões de negócio diferentes, sendo que na prática todas as técnicas são muito efetivas. Citaremos a seguir as mais usuais. Fique atento! 

Como deve ser feito?

1. Treinamentos

Existem várias formas efetivas de disseminar o conhecimento, porém, é visto que os treinamentos desempenham um ótimo e importante papel na hora de capacitar uma equipe de uma filial. 

Normalmente, os treinamentos ocorrem em uma fase na qual a empresa ainda não está funcionando. Por isso, são chamados de pré-operacional. 

O treinamento é importante porque, com ele, o administrador de uma filial aprende a gerir o seu negócio. Então, a capitação abrangerá as grandes áreas da gestão financeira, incluindo a metodologia e os processos operacionais, sendo tratado também sobre o mercado que o administrador terá que lidar e sobre público que será visado.

Vale ressaltar que o treinamento deve ser direcionado também para a linha de produção do produto, já que essa área é responsável pelos serviços que serão diretamente prestados ao público.

2. Manuais 

Os manuais são um dos instrumentos mais usados para transferência de know-how, pois eles conseguem transferir o conhecimento sobre a gerência da empresa em espaço de tempo mais longo, visto que a maioria dos assuntos relevantes para o negócio está presente neles, fazendo com que a empresa não precise fazer treinamentos recorrentes. 

A estrutura de um manual, normalmente, depende do objetivo que a empresa franqueada possui. Nele podem conter dicas operacionais, materiais sobre marketing e dados para ajudar na gestão.

Uma vantagem ímpar do manual é que ele possui a capacidade de complementar o conteúdo que foi abordado no treinamento, além de buscar esclarecer as possíveis dúvidas que podem ter surgido.

3. Consultoria de campo 

A consultoria é utilizada como forma de fiscalizar se o funcionamento da filial está adequado. Em destaque, é um elemento importante porque, por meio dela, podem ser identificados problemas de operação, por exemplo. 

Com uma consultoria de qualidade a rede garantirá o alinhamento necessário entre as unidades da marca, além de obter um feedback detalhado sobre os erros, o que ajuda a empresa franqueada a prosperar no mercado, desse modo influenciando diretamente na empresa de base. 

É importante lembrar que, ao oferecer consultoria para uma empresa filial, vários pontos principais sobre o mercado financeiro devem ser listados.

4. Reuniões periódicas 

Outra maneira de se manter perto dos administradores que investem em uma filial de sua empresa são as reuniões periódicas. 

Durante a sua realização podem existir momentos em que há uma troca de conhecimento e de experiências. Nas reuniões é importante revisar se todas as áreas da empresa estão em ordem, listando sempre as compras, as vendas, o atendimento e o atributo financeiro. 

5. Software de gestão 

Existe também uma apresentação tecnológica que pode facilitar a transferência de know-how, que é a utilização de um software de gestão. 

Por meio dele um administrador de uma região longe da sua empresa de base consegue analisar todos os dados presentes no sistema, sendo capaz, portanto, de administrar o negócio de uma forma mais simples.

É evidente, portanto, que o know-how deve ser um dos primeiros pontos a serem considerados antes de pensar em investir na abertura de um estabelecimento e na hora de tornar a sua empresa em uma rede de franquias.

Resumindo, o know-how é realizado para transferir os pontos mais importantes da gestão financeira. Ele ocorre por meio de treinamentos e manuais, e é sempre importante revisar se nesses meios de disseminação as áreas principais estariam sendo repassadas corretamente.

Agora que já sabe como é feito o know-how das franquias, entre em contato por meio do nosso site e conheça as vantagens de ser um dos nossos franqueados!

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