Invista de maneira correta: conheça as tendências de 2021

Invista de maneira correta: conheça as tendências de 2021

Saber como identificar tendências de mercado nunca é fácil – afinal, no dia a dia, você tem um negócio para administrar. No entanto, é importante reconhecer que tudo está em constante mudança e, para se manter à frente dos concorrentes, você precisa reservar um tempo para analisar o mercado.

Esse olhar atento e curioso pode render grandes benefícios a longo prazo. Veja agora as melhores práticas para aprimorar sua gestão. 

Como identificar tendências de mercado?

A análise não precisa ser tão assustadora quanto parece. É simplesmente a comparação de dados do setor em um período definido, projetada para reconhecer tendências ou resultados. Isso é importante ​​para mapear sua estratégia de negócios (alinhando-a com a direção geral do seu segmento). Alguns principais fatores para analisar são: 

  • novas tecnologias;
  • comportamento da concorrência;
  • estratégias de gestão;
  • desejos dos consumidores;
  • novos parceiros e oportunidades de negócios.

As tendências do mercado são influenciadas pelos hábitos e comportamentos do consumidor. Ao executar os seguintes tipos de análise, você pode determinar mudanças para aprimorar o desempenho geral da sua empresa.

Acompanhe influenciadores e publicações do setor

Sejamos honestos, nem todos temos tempo para ler relatórios que um líder em nosso setor produz. Se você não está interessado em uma longa leitura, uma boa alternativa é fazer uma lista dos principais blogs e revistas.

Muitos artigos desses sites provavelmente farão referência a dados de relatórios mais longos que você não tem tempo para ler na íntegra. Crie o hábito de acompanhar os posts semanalmente. 

As mídias sociais também são uma ferramenta poderosa para acompanhar os influenciadores do setor, seus pontos de vista e garantir que você permaneça parte da conversa.

Saia da sua caixa

Uma dica importante é não se prender totalmente ao seu setor. Estude sobre novos mercados, tecnologias, produtos inovadores, startups disruptivas, economia, etc. Uma inovação acontece quando você combina diferentes soluções.

Cultivar um amplo repertório de ideias de negócios, permite buscar alternativas impossíveis para quem foca somente em seu nicho.

Aproveite as ferramentas e análises digitais

Existe uma grande variedade de ferramentas e sistemas analíticos disponíveis na internet (pagos e gratuitos). Essas ferramentas fazem todo o trabalho e ajudam a analisar o mercado mais rapidamente.

Com a análise digital, você pode descobrir as tendências mais procuradas pelos consumidores. Por exemplo, o Google Trends exibe o volume de buscas de um termo (palavra-chave) em um período determinado.

Ouça seus clientes

Essa deveria ser uma prática padrão em todas as empresas. Seu cliente é uma fonte valiosa de informações. Faça pesquisas regulares para descobrir se:

  • Os clientes estão satisfeitos com seu serviço?
  • O preço está de acordo com a solução?
  • Seu produto possui mais pontos positivos do que negativos?
  • Existe algum novo recurso para facilitar a vida do seu cliente?

Para incentivar a adesão, ofereça alguma vantagem ou prêmio aos participantes. Existem inúmeras ferramentas para auxiliar no processo, como o Google Formulários e o SurveyMonkey. Se possível, marque um café com seu cliente, um encontro presencial é sempre a melhor opção.

ALÉM DISSO…

Observe os concorrentes

As empresas de maior sucesso não seguem a multidão, elas inovam e abrem novos caminhos para se destacar. A observação de seus concorrentes geralmente pode fornecer uma boa imagem do seu posicionamento no mercado, e se eles estão reagindo ao que pode ser visto como uma tendência emergente.

A análise da concorrência não precisa custar muito. Simplesmente revisando o site, análises de clientes e canais de mídia social, é possível entender como você se compara aos seus concorrentes. O Ubersuggest é uma ferramenta gratuita, focada em SEO, que analisa diversos fatores de um site (seu ou da concorrência), veja as principais páginas, tráfego total, backlinks, preço por palavras no Google, etc.

Faça questão de se cercar de pessoas inteligentes

Você já ouviu o ditado: “Se você é a pessoa mais inteligente da sala, está no local errado”? Bem, é verdade, especialmente se estamos falando de tendências e parcerias. Uma opção, além de manter uma boa relação com seus atuais parceiros, é participar de congressos, palestras e eventos.

Você pode encontrar eventos anuais em praticamente todos os segmentos. Reserve um tempo em sua agenda para participar e desenvolver seu networking.

Crie e mantenha um grupo próximo de consultores

Mantenha um grupo muito próximo de amigos, colegas e parceiros, como seu grupo informal de consultores. Juntos, eles podem mostrar perspectivas diferentes, ajudar a ver coisas que não estavam no seu radar e identificar as novidades. E você pode fazer o mesmo por eles.

Novamente, procure não ficar preso em seu segmento. Um grupo de pessoas com especializações diferentes pode fornecer ideias que você nem imaginava.

Aceite as mudanças o quanto antes

Sim, é difícil tentar algo diferente quando você está na sua zona de conforto e as coisas estão indo bem. Contudo, esse é o momento ideal para agir. Se você aceitar as tendências muito tarde, um concorrente pode derrotá-lo. Então, você tentará rapidamente recuperar o atraso, o que pode causar ainda mais custos e problemas em sua execução.

Há inúmeros casos onde uma startup alterou completamente um segmento. O exemplo mais comum é o Uber, uma empresa que transformou, em pouquíssimo tempo, o mercado centenário de táxis.

Principais tendências do mercado

Essas são as dicas que você precisa seguir para se dar bem de acordo com os novos desafios da atualidade.

Veja algumas tendências que já estão impactando todos os segmentos:

  • produtos e serviços artesanais. Consumidores estão em busca de soluções personalizadas (e não se importam em pagar mais por isso). Produtos feitos à mão, fora dos modelos padronizados das grandes indústrias, estão em alta;
  • redução da cadeia de suprimentos. Várias indústrias estão vendendo diretamente para o consumidor final para reduzir custos. Isso pode acabar com o varejo? Ainda não sabemos, mas é importante pensar em novas maneiras de aumentar o valor oferecido;
  • tecnologia e cliente em foco. Não é novidade que os aplicativos estão dominando os mercados B2C. Vivemos a era das plataformas (marketplaces);
  • fim da burocracia. Assim como você, os consumidores não querem perder tempo com soluções complexas e demoradas, a palavra da vez é: simplicidade. Como exemplo, temos os tradicionais bancos perdendo espaço para as empresas financeiras digitais;
  • franquias. Muitos empresários estão buscando novas oportunidades já estabelecidas no mercado. O mundo dos negócios é caótico e muito concorrido, investir em uma nova franquia aumenta drasticamente suas chances de sucesso.

Agora que você já sabe como identificar tendências de mercado, use esses novos hábitos para evitar imprevistos e colocar sua empresa à frente. Afinal, esteja você pronto ou não, as mudanças vão acontecer. Saber o que está por vir e evoluir sua empresa de acordo, é a única forma de se manter competitivo.

Qual seu método favorito para acompanhar as tendências? Deixe suas ideias nos comentários!

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