8 formas de Investir o seu Dinheiro de Maneira Inteligente

6 minutos para ler

Saber qual é a melhor forma de investir dinheiro é algo que muitas pessoas buscam atualmente. Mas quais são as formas mais seguras de se fazer isso? Descubra aqui!

Você já ouviu a expressão em inglês “make money?”

Basicamente, a ideia é transformar todo o esforço de conseguir guardar o dinheiro em algo que seja lucrativo no futuro, é o famoso “fazer o dinheiro trabalhar e render”.

Saiba que escolher a melhor forma de investir o seu dinheiro é importante, pois garante que terá o melhor rendimento possível. O fato é que grande parte das pessoas acabam fazendo escolhas erradas por não entender as opções que têm em mãos, bem como quais são as que se encaixam melhor em seu perfil.

Pode parecer bobagem, mas no longo prazo, um dinheiro bem investido traz os melhores rendimentos para vida de qualquer um. Para ajudar você a tomar a melhor decisão, preparamos este post com as principais opções de investimento que você pode fazer. Confira abaixo quais são elas.

Renda Fixa

Dependendo do seu perfil de investidor, a melhor forma de investir dinheiro pode ser adquirindo títulos de renda fixa, que é um ativo que rende muito mais do que a poupança, ou seja, traz um rendimento relevante. 

Para quem ainda não sabe, esse tipo de investimento tem a característica de oferecer a possibilidade do investidor conseguir prever a sua rentabilidade antes mesmo de fazer a operação, algo que é bem diferente do mercado de ações, por exemplo.

Além disso, os investimentos de Renda Fixa são cobertos pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC) que dá segurança para a pessoa que quer investir sem correr riscos. Hoje, existem diversas opções de investimentos desse tipo, destacamos aqui o CDB, LCI e LCA.

CDB

CDB é a sigla para Certificado de Depósito Bancário. O CDB é um investimento bem fácil de entender, ele é emitido por bancos, com o objetivo de empréstimo. Ou seja, se você investir em um desses títulos, estará “emprestando” dinheiro para o banco que emitiu utilizar para uma certa finalidade.

Na prática, esse dinheiro vai ser usado para financiar as pessoas que buscam crédito nesses bancos. Ao fim do período de vencimento dos CDBs, o investidor receberá o valor investido acrescido dos juros que foram combinados antes de realizar o investimento.

LCI

Building Cityscape

As LCIs são as Letras de Crédito Imobiliário e, assim como o CDB, também é um investimento que tem garantia do FGC. A grande vantagem da LCI é que não há incidência de Imposto de Renda, ou seja, o investidor tira o rendimento todo para ele, sem precisar pagar nada mais.

Esse tipo de título existe para fomentar empréstimos para o setor imobiliário, atualmente um dos mais requisitados no país.

LCA

Já as LCAs são semelhantes ao LCI, porém, ao invés de emprestar dinheiro para o setor imobiliário, o valor é investido para o agronegócio, tanto que a sigla se refere a Letra de de Crédito do Agronegócio. Esse setor também é um dos que mais crescem no país e, por isso, há esse tipo de incentivo.

Saiba que tanto para os CDBs, LCIs e LCAs é possível encontrar corretoras de investimento que não cobram a taxa de custódia para gerenciar esse tipo de investimento. 

Tesouro Direto

Outra boa opção de investir dinheiro é o famoso Tesouro Direto, que nada mais é do que o investimento de renda fixa do Tesouro Nacional. O seu grande propósito está em movimentar ações de compra e venda de títulos públicos.

Os valores aplicados serão utilizados para financiar obras do Governo Federal relacionadas a infraestrutura, educação, saneamento e outros destinos. Apesar de não ser garantido pelo FGC, é um dos investimentos mais seguros do mercado financeiro brasileiro. Afinal, é um ativo garantido pelo próprio Governo Federal.

Mercado de Ações

Ainda nesse mundo do mercado financeiro, existe a possibilidade de se aventurar no mercado de ações, investindo em ativos que estão na bolsa de valores.

Esse tipo de investimento é chamado de renda variável, justamente por não ser possível saber qual será o seu rendimento no momento de realizar o investimento.

Investir em ações é uma ação bem mais arriscada que os investimentos de renda fixa e tesouro direto, mas quando feito de maneira certa pode render ganhos relevantes para o investidor. Obviamente que isso não acontece do dia para a noite, é algo que exige dedicação e muito estudo.

Então, é preciso tomar cuidado, pois esse definitivamente não é um investimento para amadores, é preciso experimentar com calma e paciência antes de investir boa parte do dinheiro somente nessa modalidade. 

Negócio próprio

Empreender um negócio próprio também é uma ótima opção de investimento, visto que, além da possibilidade de lucrar no futuro, há toda a questão de trabalhar com o que gosta, construir um legado, dentre outras coisas.

Obviamente que o caminho do empreendedorismo não é simples, mas se você tem disponibilidade para trilhar essa jornada tendo ciência dos riscos e entende que pode alcançar uma boa oportunidade, siga em frente.

Hoje, existem muitas histórias de empreendedores de sucesso que começaram do zero, com pouco dinheiro e construíram um patrimônio relevante.

Franquia

Por fim, a nossa última dica está também relacionada com o empreendedorismo: investir em uma franquia.

Para quem não sabe, a franquia é um modelo de negócio que permite a replicação de uma marca localmente. Ou seja, o investidor compra o direito de poder usar a marca e adotar os processos, seus materiais e metodologia.

A grande vantagem de investir em uma franquia, além do suporte oferecido pela franqueadora que faz toda a diferença para quem está começando, é que o valor investido pode ser retornado mais rapidamente.

Aqui, sugerimos fortemente investir em uma franquia de idiomas, pois há muitos benefícios, tal como não precisar pagar royalties, ter acesso a um modelo de negócios aprovado e replicado, os riscos de investimento são reduzidos, bem como ter um alto retorno a longo prazo, dentre outros.

Agora que você já conhece as opções sobre a melhor forma de investir dinheiro, estude cada uma delas a fundo e entenda qual pode atender o seu momento de vida.

Se você está interessado em investir em uma franquia, o que acha de entrar em contato conosco para batermos um papo sobre o assunto?

Além disso, acompanhe nossos contéudos em nossa página do LinkedIn e não perca novas novas dicas por aqui! Até a próxima.

LEIA TAMBÉM:

Porque investir em FRANQUIAS DE EDUCAÇÃO é um EXCELENTE NEGÓCIO

Pesquisa indica que ESTUDAR INGLÊS EM ESCOLA DE IDIOMAS é uma das OPÇÕES MAIS DESEJADAS

5 ERROS MAIS COMETIDOS antes de ABRIR UM NEGÓCIO

Posts relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.