• março 24, 2021

Investimentos em Marketing Digital fazem escolas KNN Idiomas captarem mais alunos

Entende-se como marketing digital tudo que se utiliza de dispositivos eletrônicos e internet em práticas de marketing. Desta maneira, empresas se aproveitam de canais digitais, como sites de pesquisa, mídia social, e-mail e outros sites, para se conectar com seus clientes atuais e também com seus clientes em potencial – os chamados “leads”. A KNN Idiomas é um exemplo disso.

De tempos pra cá, muitas escolas da franquia de idiomas vêm investimento neste tipo de publicidade a qual é responsável por fazer a captação de milhares de alunos para a rede que hoje já conta mais de 140 mil estudantes matriculados. Em tempos de pandemia, em que se deve evitar ao máximo aglomerações e contatos externos, os investimentos por parte dos franqueados aumentaram e hoje comprovadamente já trazem uma quantidade significativa de novos alunos para as escolas.

COMO É ESTRUTURADA UMA CAMPANHA DE MARKETING DIGITAL?

O setor de marketing da franquia possui estratégias e investimentos voltados ao reconhecimento de marca (branding) a nível nacional – um exemplo disso é o patrocínio oficial nos jogos da seleção brasileira nas eliminatórias da Copa do Mundo de 2022 – o que também garante um número maior de alunos procurando pelas escolas. A franqueadora também cria diariamente materiais de ações corpo a corpo que podem ser utilizados por todos os franqueados para a captação de novos alunos continuamente.

Ainda que o modelo comercial e suporte da KNN Idiomas forneça tudo que é necessário para uma captação estratégica eficiente de novos alunos, fica a critério de cada franqueado decidir se quer ou não investir em campanhas de marketing digital direcionadas a sua escola em específico.

O especialista em performance de marketing digital e CEO da Growth Performance, Gustavo Leôncio Pereira, o qual também é sócio da escola KNN Idiomas de São José dos Pinhais (PR), avalia que, para se definir o objetivo de qualquer ação de marketing – seja ela digital ou não, basta olhar a etimologia da palavra em questão. “Market significa ‘mercado’ e o sufixo ‘ing’ remete a ‘movimentação’. Ou seja, para nós da KNN Idiomas, o que uma ação de marketing deve fazer é simplesmente gerar matrículas para escolas”, considera.

Toda estruturação de campanha de marketing digital em escolas KNN Idiomas, seja em Facebook Ads ou Google Ads, é pensada para que o aluno visite a unidade, feche matrícula e assim, traga mais dinheiro para a escola. O processo de investimento em campanhas de marketing digital faz com que o cliente em potencial (leads – no caso, possíveis alunos), que a princípio possui interesse em estudar idiomas, considere a possiblidade de iniciar o estudo de um novo idioma em uma unidade mais próxima.

Para o especialista, não basta apenas investir em campanhas digitais, mas todo o processo deve seguir a linha do modelo comercial da franquia. “O investimento só vai ser eficiente se, a partir do momento em que o cliente em potencial visitar a escola, siga-se o processo comercial padrão já estabelecida pela franqueadora”, afirma.

AUMENTANDO O FLUXO DE MATRÍCULAS

A estratégia comercial da franquia KNN Idiomas toma forma quase como um processo de “guerrilha”. O sistema comercial da rede cria e vai atrás da sua própria demanda – literalmente. Através de ações externas, parcerias, sorteios e outras estratégias, os franqueados da rede, através de treinamentos e suporte presencial, vão atrás de seus alunos, instigando até quem nunca havia tido interesse em estudar idiomas, em se matricular em uma escola.

Atualmente durante a pandemia da Covid-19, as estratégias de marketing digital ganharam mais força por conta da necessidade de distanciamento social – o que foi o caso das escolas KNN Idiomas do município de Itajaí (SC).

O gerente André Luis de Souza afirma que o investimento se tornou crucial neste momento de recessão da economia. “Aqui em nossas escolas mantemos uma média de 10 matrículas com alunos captados através de marketing digital. Agora na pandemia tem valido muito a pena, principalmente pela questão das restrições. Acaba que gastamos menos com marketing digital e temos mais resultados em relação ao investimento em consultores comerciais”, afirma.

Já na KNN Idiomas da cidade de Cascavel (PR), a ideia surgiu durante o ano passado, como um meio alternativo de manter o fluxo de matrículas ativo mesmo durante a pandemia, ainda com uma certa resistência, conta Paulo Caldeira Santos, sócio da escola. “No começamos ficamos com um pé atrás, sim. Já tínhamos feito investimentos em marketing tradicional, como em veículos de televisão, e também parcerias com digital influencers, porém nunca havíamos feito um investimento em digital, então havia muita dúvida se isso trataria realmente algum retorno”, relata.

A partir do mês de setembro de 2020, a escola começou a investir em marketing digital e a colher bons frutos por conta disso. Desde que começaram as campanhas, a unidade de Cascavel mantém uma média de 40 matrículas por mês, possuindo apenas dois consultores comerciais contratados. Antes dos investimentos em campanhas digitais, a média não passava de 25 alunos matriculados.

Os resultados na escola KNN Idiomas de Joinville (SC) em relação ao marketing digital para captação de alunos também vem se mantendo alta. A franqueada Jessica da Silveira Luciano conta que mês a mês a unidade vem matriculando alunos que visitaram a escola por conta das campanhas em marketing digital. “Neste começo de ano principalmente estamos obtendo resultados muito bons. Em janeiro, por exemplo, matriculamos 8 alunos por conta das campanhas”, conta.

FATORES QUE INFLUENCIAM O DESEMPENHO DE UMA CAMPANHA

Para que uma campanha de marketing digital seja mais assertiva, há alguns fatores que determinam o sucesso deste investimento. Avaliar os cenários em que as escolas estão inseridas é o primeiro passo para obter um investimento com resultados mais satisfatórios – o que em é conhecido como “Swot”.

Quer você seja dono de uma startup ou uma empresa estabelecida no mercado, uma análise SWOT é uma maneira simples, mas poderosa, que ajuda a desenvolver sua estratégia de negócios.

A realização de uma análise SWOT permite que você entenda o estado atual de seu negócio antes de tomar qualquer decisão para seguir em frente. Basicamente, requer que você dê uma longa e séria avaliada no seu negócio e se pergunte: o que está indo bem e o que não está?

Uma análise SWOT ajuda a entender os diferentes fatores internos e externos que podem afetar o sucesso à medida que se trabalha para atingir os objetivos de marketing. Essas questões definem como impulsionar sua estratégia de negócios, quais as oportunidades em potencial e quais os desafios que estão sendo enfrentados agora ou que podem ser enfrentados no futuro.

Para o especialista Gustavo Leôncio, o principal fator interno de uma KNN a ser levado em questão no planejamento de uma estratégia de marketing digital é o comercial ativo das escolas. “O modelo comercial da KNN não tem preguiça de trabalhar e isso deve ser levado em conta quando se cria uma estratégia voltado ao marketing digital”, afirma.

Fatores como a localidade (tamanho da cidade e número de habitantes) e o comprometimento comercial (o engajamento da escola em relação ao marketing digital dando atenção e suporte aos alunos em potencial) também são determinantes no sucesso de uma estratégia. “É necessário que a equipe comercial da escola esteja preparada seguir os procedimentos necessários para fechar a matrícula”, conclui.

Para mais informações sobre a franquia KNN Idiomas e seu modelo de negócios, acesse o site.

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