Lucro x Prejuízo: Os Maiores Indicadores de Sucesso em uma Empresa

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Descubra como mensurar os resultados que o seu negócio está gerando.

O uso eficaz de dados tornou-se cada vez mais importante nos negócios do século XXI. Os recursos cada vez maiores dos computadores, juntamente aos custos de armazenamento de dados que diminuem radicalmente, colocam a coleta de dados e seu uso estratégico ao alcance de todos. Uma das estratégias disponíveis mais importantes é a formulação dos indicadores de desempenho (KPIs).

Uma vez implementado, o KPI permite que você acompanhe em tempo real o quão bem sua empresa está atingindo seus objetivos mais essenciais. Um KPI mensurável tem características específicas. Veja agora!

Objetivos mensuráveis

Os indicadores de desempenho são métricas usadas para analisar e rastrear os fatores essenciais para o sucesso de uma organização. Sem os KPIs, seria difícil para os líderes de uma empresa avaliarem as metas de maneira eficaz e em seguida, fazer mudanças operacionais para resolver problemas de desempenho.

O primeiro passo na criação de um KPI eficaz é ter objetivos específicos e delimitados. “Aumentar as vendas”, por exemplo, não é um KPI ideal.

Fatores críticos de sucesso

Uma vez que um objetivo específico e mensurável é estabelecido, os fatores que levam à execução desse objetivo dentro do prazo precisam ser declarados, entendidos e acordados. Um KPI de crescimento de vendas, por exemplo, pode ser: “Um aumento de 15% nas vendas nos próximos 90 dias na região de São Paulo”. O aumento percentual não pode ser um palpite, ele precisa do suporte de dados reais:

  • Quão bem os concorrentes estão aumentando as vendas na mesma área?
  • Sua empresa cumpriu os objetivos no passado?
  • Essa meta está dentro da capacidade dos vendedores?
  • Seu investimento em divulgação está de acordo?

Quanto maior o número de informações obtidas, mais realistas e alcançáveis ​​serão os objetivos.

Como desenvolver seus indicadores de desempenho

Os principais KPIs precisam ser personalizados para a sua situação comercial e devem ser desenvolvidos para ajudá-lo a alcançar seus objetivos. Siga as etapas para criar o seu indicador:

  • escreva um objetivo específico e claro para todos os envolvidos;
  • a meta deve ser ousada, mas não impossível;
  • revise os dados semanalmente ou mensalmente;
  • atualize seus objetivos conforme necessário;
  • use seu histórico de KPIs para aprimorar as metas futuras.

KPIs que você deve acompanhar

Os KPIs variam de empresa para empresa, dependendo de seus objetivos. No entanto, identificamos 5 dos mais comuns que você deve, pelo menos, acompanhar para garantir que sua empresa esteja no caminho certo:

1. Lucro

Obviamente esse é o indicador mais importante. Considere sempre sua margem de lucro líquida.

2. Custo

Avalie a relação custo-benefício e encontre as melhores maneiras de reduzir e gerenciar seus custos.

3. Receita vs. meta

É uma comparação entre sua receita real e a receita projetada. Criar um gráfico e analisar as discrepâncias entre esses dois números ajudará você a identificar o desempenho do seu departamento.

4. Valor vitalício do cliente

Ajuda a analisar o valor que sua organização está obtendo de um relacionamento de longo prazo com o cliente. Use esse indicador para identificar os melhores canais de aquisição.

5. Custo de aquisição de clientes

Divida seus custos totais de aquisição pelo número de novos clientes no período em análise. Isso pode ajudá-lo a avaliar a relação custo-benefício de suas campanhas de marketing.

Os KPIs certos para você podem não ser os melhores para outra organização. Verifique se pesquisou o maior número possível de indicadores de desempenho para determinar quais são os adequados para o seu setor. A partir daí, determine quais ajudarão você a entender e atingir suas metas. Os indicadores devem corresponder à sua estratégia, não apenas ao seu setor.

Já sabe qual o KPI mais importante para sua empresa?

E qual ferramenta você utiliza para acompanhar os resultados? Deixe aqui nos comentários!

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