Guia completo: por que abrir um negócio para mercado C e D?

15 minutos para ler

1. Introdução

Começar um novo negócio é um grande desafio. Encarar a concorrência e desenvolver estratégias específicas voltadas para o seu público são tarefas complexas que demandam uma boa organização do investidor. No entanto, existem diversas técnicas que fortalecem o seu investimento e garantem a abertura de uma empresa de sucesso.

Uma delas é direcionar a sua organização para o mercado C/D, uma das classes que mais crescem no Brasil e que apresentam consumidores que tem certo poder aquisitivo. No entanto, buscam seguir o lema “mais por menos”, prezando pela qualidade do serviço adquirido.

Para ajudar você a construir o seu negócio para essas classes, desenvolvemos este guia completo com todas as informações sobre essa área de atuação, explorando a prospecção de mercado e os principais motivos para investir nesse ramo. Confira!

2. O mercado para classe C e D

Como comentamos, quem faz parte da classe C e D busca a melhor relação de custo-benefício para qualquer investimento. Isso porque, ainda que os consumidores apresentem certo poder aquisitivo, a sua exigência por saber o seu limite financeiro se torna muito maior, visto que eles querem fazer o dinheiro render.

Assim, o mercado para esse tipo de cliente não envolve somente a qualidade do serviço ou a beleza do produto, mas também o atendimento oferecido, as estratégias de pagamento e a durabilidade daquilo que ele está adquirindo. Além disso, a busca pelo conhecimento está cada vez mais comum entre essa população.

Isso porque ao conhecer sobre determinado assunto fica muito mais fácil tomar uma decisão consciente e buscar a melhor alternativa que faça o seu dinheiro render. Vamos pensar em um exemplo para facilitar? Imagine que você deseja adquirir um novo computador: é um investimento alto, certo?

Para garantir que ele seja eficiente, tenha durabilidade e cumpra com todos os seus objetivos, é necessário realizar um mínimo de pesquisa sobre os seus componentes principais para fazer o seu dinheiro render. Essa pesquisa pode ser feita virtualmente ou perguntando para os vendedores da loja.

Se com a compra de um objeto isso acontece, para adquirir serviços específicos o mercado da classe C e D se torna mais exigente. Afinal, esse tipo de compra tende a ser um pouco mais delicada, visto que é um investimento de maiores resultados — e eles precisam estar de acordo com suas expectativas, não é mesmo?

Mas, você deve estar se perguntando: “por que vale a pena investir nesse tipo de mercado se sua principal característica é o cuidado e a atenção que eles têm ao realizar a compra?”. A resposta é muito simples: essa categoria compõe mais da metade da população brasileira.

Isso mesmo, mais de 50% do Brasil faz parte dessas duas classes e representam um excelente campo de atuação para empresas recém feitas, desde que elas apresentem uma boa estratégia de marketing e comunicação para aumentar sua autoridade no mercado e proporcionar uma boa experiência para os seus consumidores.

Vale lembrar que é justamente em função do aumento da consciência em relação ao consumo que muitos empreendedores evitam investir em comércios para essas classes, mas não percebem que cometem um grande erro. Como comentamos, basta ter uma estratégia consolidada que será possível superar todas as objeções dos consumidores para realizar a compra.

3. Entenda porque abrir um negócio para o mercado C e D

Para compreender a importância de investir em um negócio nesse nicho é fundamental realizar uma análise histórica da economia do Brasil, tendo em vista que a abertura de uma empresa está sempre relacionada com a sua lucratividade, não é mesmo? Em 2014, a crise econômica começou a dar os seus primeiros sinais de vida, fazendo com que os clientes reduzissem os seus gastos.

Já em 2016 e 2017, a população da classe C e D se depararam com a necessidade de cortar as despesas que eram necessidades básicas do seu cotidiano, evitando realizar refeições fora de casa, utilizando o transporte público com maior frequência e retirando diversos itens das suas listas de aquisições mensais.

Assim, em 2018, o Brasil percebeu o aumento do dólar e o encarecimento dos produtos de maneira geral em razão de diversas movimentações que aconteceram ao longo do primeiro semestre, como a greve dos caminhoneiros. Aos poucos, diversas organizações fecharam as suas portas e o índice de desemprego aumentou consideravelmente.

Com esse cenário caótico, diversos profissionais investiram nas suas próprias empresas e buscaram outras fontes de renda para sustentarem os seus gastos básicos até encontrarem outras alternativas de emprego. Alguns se encantaram pela possibilidade de seguir carreira liberal, enquanto que outros conseguiram a sua vaga em outras organizações.

O fato é que ao entrar em contato com as informações sobre a economia brasileira, todas as classes puderam desenvolver uma maior consciência de consumo e identificar onde o seu dinheiro deveria ser investido. Para os empreendedores, isso se tornou um grande desafio em função da exigência já citada.

Por outro lado, a classe C e D se tornou um exemplo de consumidor que toda a organização gostaria de ter: consciente, preciso e fiel. Isso porque a lealdade do cliente é consolidada no momento que ele encontra uma empresa de qualidade, que o ofereça o que deseja a um preço justo e coerente com o serviço prestado.

Assim, fica muito mais fácil fidelizar novos consumidores e aumentar a sua cartela de clientes, garantindo um bom reconhecimento em um mercado concorrido. É por isso que gostamos de falar que para crescer nesse mercado é preciso diversificação, inovação e, é claro, um preço agressivo que não seja incoerente com a qualidade do serviço.

Para facilitar, separamos os melhores motivos para você investir em um negócio voltado à classe C e D. Acompanhe:

  • melhores possibilidades de crescimento a partir das expectativas dos consumidores;
  • um bom retorno financeiro ao ampliar as possibilidades de pagamento;
  • facilidade em alcançar o público por meio das redes sociais;
  • menos exigência em compras caras em comparação com classes mais altas;
  • possibilidade de realizar um serviço semipersonalizado e oferecer um pacote mais especial para o consumidor;
  • possibilidade de criar um negócio mais variado que englobe consumidores mais e menos exigentes em uma só empresa.

4. Descubra por que uma franquia de idiomas é a melhor área para esse mercado

Até aqui, você já pôde perceber como o mercado para a classe C e D é um excelente campo de atuação, não é verdade? Afinal, investindo em serviços para essa população você consegue uma excelente relevância no seu ramo e, de quebra, conquista clientes fiéis que recomendam o seu trabalho para seus colegas e familiares.

Isso faz com que o seu marketing boca a boca seja fortalecido, bem como a sua presença virtual ganhe novas proporções, atingindo consumidores de outras regiões do Brasil e expandindo o seu campo de atuação. No entanto, é importante ter em mente que ainda que a sua marca digital esteja fortalecida, o consumo dessa classe tende a ser maior em lojas físicas.

Isso porque o simples fato de entrar em contato com aquilo que está sendo adquirido, mesmo que seja um serviço, é um divisor de águas para esse tipo de consumidor. Afinal, o seu dinheiro é valioso e todo o cuidado que ele pode ter para investi-lo no lugar certo parece pouco.

É por isso que gostamos de afirmar que uma franquia de escolas de inglês é uma das melhores alternativas para atingir esse ramo de mercado, tendo em vista que garante a possibilidade de visitação sem perder de vista a presença digital e a oportunidade de ampliar o seu marketing boca a boca.

Indo mais além, uma franquia oferece um pacote de estratégias de crescimento que foram desenvolvidas há anos pelos empreendedores locais. Em outras palavras, quem deu origem à organização desenvolveu estudos aprofundados sobre o seu tipo de clientes e determinou quais eram as técnicas mais eficientes para conquistar a sua fidelidade.

Assim, ao investir em uma franquia, você adquire todo esse estudo e consegue aplicar as estratégias de marketing e comunicação da mesma forma que os primeiros empreendedores fizeram. Isso tudo sem perder de vista a liberdade que você tem ao conquistar o seu próprio negócio, não é verdade?

Para ilustrar, a KNN Idiomas é um excelente exemplo de franquia que garante um ótimo crescimento profissional para você, além de assegurar um bom investimento que traz um retorno rápido e eficaz. Isso porque a franquia de ensino de idiomas é um dos melhores campos de trabalho que existem atualmente, visto que:

  • as classe C e D buscam cada vez mais conhecimento;
  • o crescimento profissional é um dos pilares que sustenta o mercado dessas classes, sendo que o domínio de outras línguas permite um melhor reconhecimento em qualquer atuação;
  • para jovens, conhecer inglês e outras línguas é uma excelente forma de aumentar sua rede de contatos a fim de ampliar suas oportunidades profissionais, principalmente no início de carreira;
  • a fluência em qualquer idioma permite a realização de um período de intercâmbio fora do Brasil, ideal para jovens e adolescentes;
  • você garante um modelo de negócio pronto e eficiente;
  • é possível contar com a ajuda do suporte do franqueador;
  • o investimento é flexível e com baixo custo inicial, além de oferecer mais possibilidades de crescimento para você.

Pensando em ajudar você a compreender com perfeição as vantagens de ter uma franquia de idiomas, separamos a seguir as principais informações sobre a KNN Idiomas a seguir. Acompanhe!

4.1. O que é a KNN Idiomas?

Em 2004 surgiu um grande sonho de um empreendedor de Minas Gerais: fornecer um ensino de qualidade que respeitasse as singularidades de cada aluno sem perder de vista a praticidade e a rapidez na aprendizagem. Para isso, desenvolveu-se uma metodologia única voltada para o ensino aos nativos da língua portuguesa.

Isso quer dizer que o direcionamento da KNN Idiomas é para aqueles alunos que buscam assimilar uma nova língua tendo como base o português. Assim, fica muito mais fácil manter o interesse dos alunos ao longo das aulas, além de respeitar o tempo de cada estudante e o seu ritmo de aprendizagem.

Então, ao perceber a relevância do seu propósito, a organização determinou que abriria as suas portas para outras regiões do Brasil e iniciou o projeto de franquias. Hoje, temos diversas escolas ao redor do país, totalizando mais de 100 mil alunos que são vistos em sua integralidade e aprendem com facilidade outro idioma.

4.2. Como investir em uma franquia?

Você já deve ter percebido que a franquia de idiomas é um excelente negócio para o mercado C e D, não é mesmo? Acontece que para investir na escola certa é fundamental tomar alguns cuidados, tendo em vista que não é qualquer instituição que oferece uma boa estratégia de atuação e um plano de negócios completos e eficiente.

Para isso, você precisa analisar a experiência da matriz, conhecendo sua história e técnicas utilizadas para atrair e fidelizar clientes, assim como estudar o mercado linguístico da classe C e D para identificar qual é a sua concorrência. Isso faz com que se torne muito mais fácil quebrar as objeções dos seus consumidores no lançamento do seu negócio.

Para finalizar, é fundamental identificar o seu perfil de gestor e de franqueador, analisando se ele corrobora com a identidade da organização, bem como seus princípios, valores e missões. Então, basta estipular qual é o seu capital de aplicação para assegurar que a franquia tenha um bom desempenho.

5. Conclusão

Você percebe como as empresas voltadas para o mercado C e D são uma excelente estratégia de atuação? Além de garantir uma ótima visibilidade profissional, você assegura o crescimento rápido e eficaz, bem como conquista o coração de um público exigente que pode potencializar o seu marketing e presença digital.

Além disso, o mercado de franquias para esse tipo de consumidor é uma possibilidade de trabalho que traz diversas oportunidades para você, garantindo não só um bom crescimento ocupacional, como também satisfação pessoal em trabalhar com aquilo que traz prazer e bons resultados a cada mês.

Lembre-se, então, de escolher uma boa franquia para colher feedbacks satisfatórios que corroboram com a qualidade do seu serviço, atendimento e suporte aos seus alunos, combinado?

6. Sobre a KNN Idiomas

A KNN idiomas é uma rede de escolas focada no ensino rápido e prático de uma língua. Baseada na expressão “Knowledge Now”, ela apresenta um modelo de negócio desenvolvido para ser único, proporcional ao franqueado à oportunidade de crescer além do que já se faz no mercado de idiomas brasileiro

A rede funciona desde 2004 e atualmente possui mais de 250 unidades distribuídas em 13 estados brasileiros. Cada nova franquia recebe consultoria personalizada durante os dois primeiros meses de funcionamento. O franqueado recebe conhecimento necessário para operar uma escola de idiomas de sucesso!

Ficou interessado em conhecer mais sobre a KNN Idiomas? Entre em contato com a gente

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E-mail 1

Assunto: Aqui está o seu e-book!

Olá *|PRIMEIRO_NOME|*, tudo bem? Aqui é o [REMETENTE] da KNN Idiomas.

Percebi que você realizou o download do nosso e-book e gostaria de agradecer pelo interesse na temática. Como você já deve imaginar, o mercado C e D é uma excelente opção de investimento para quem busca crescimento profissional.

Por isso, no nosso e-book, você encontrará todas as informações sobre o que caracteriza esse nicho de mercado, as vantagens do consumidor C/D e as melhores formas para investir nessa área. Confira:

QUERO REALIZAR O DOWNLOAD DO E-BOOK!

Ah! Sempre que desejar consultar o nosso material, basta acessar o link, combinado? Ele ficará disponível para você!

Nos próximos dias entrarei em contato para enviar outros materiais sobre investimentos em educação, não perca!

Até a próxima,

[REMETENTE].

E-mail 2 

Assunto: Franquia de idiomas: será que vale a pena?

Oi *|PRIMEIRO_NOME|*, tudo bem?

No último e-mail enviei o nosso guia completo sobre o mercado C/D. Você ficou com alguma dúvida?

Como percebi que você realizou o download do nosso e-book, resolvi compartilhar com você outros materiais de qualidade sobre investimentos em franquias para complementar a sua leitura e aprimorar o seu conhecimento.

Afinal, uma franquia oferece diversos benefícios para o seu crescimento profissional, não é verdade? No link abaixo, você pode conferir as principais razões para investir nesse mercado:

POR QUE VALE A PENA TER UMA FRANQUIA DE IDIOMAS?

Lembre-se de que se surgir qualquer dúvida, estou à disposição!

Até mais,

[REMETENTE].

E-mail 3

Assunto: Entenda como funciona o segmento de educação

Oi *|PRIMEIRO_NOME|*! Tudo certo?

Nos últimos e-mails conversamos bastante sobre o investimento em educação no mercado C/D. Você ainda está pesquisando sobre as vantagens de desenvolver o seu negócio nesse nicho?

Isso porque, a partir da minha experiência, pude compreender que as pessoas que interessam nesse tipo de negócio tendem a apresentar dificuldades em entender como o segmento de educação está crescendo. Por isso, resolvi compartilhar duas sugestões de leitura para você aprofundar o seu conhecimento:

QUAL É O CRESCIMENTO DO NICHO EDUCACIONAL?

DESCUBRA QUEM É A KNN IDIOMAS!

Até a próxima, *|PRIMEIRO_NOME|*!

[REMETENTE].

E-mail 4 

Assunto: Como iniciar uma franquia de sucesso?

Oi, *|PRIMEIRO_NOME|*! Aqui é [REMETENTE], da KNN Idiomas.

Há algum tempo conversamos sobre o mercado C/D, você se lembra? Pois é, não é nenhum mistério que investir nesse tipo de consumidor é uma excelente alternativa para criar um negócio de sucesso.

No entanto, percebo que muitos profissionais que optam por iniciar uma franquia de idiomas apresentam falhas na escolha da melhor matriz e, então, tem dificuldade em alcançar uma empresa de renome no Brasil.

Na KNN Idiomas, trabalhamos com 350 escolas em mais de 15 estados brasileiros, proporcionando um crescimento espetacular para profissionais liberais que desejam ter o seu próprio negócio. Por isso, se você estiver com dúvidas sobre como investir em uma franquia de idiomas, não hesite em entrar em contato conosco.

QUERO CONVERSAR COM UM ESPECIALISTA DA KNN IDIOMAS!

Também, se desejar, pode responder este e-mail com a sua questão.

Abraços,

[REMETENTE].

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E-book gratuito: entenda porque vale a pena investir no mercado C/D!

  • Não há como negar: o mercado C/D está em constante crescimento. Essas classes representam mais de 50% da população brasileira e se tornaram grande referência de consumidores qualificados e fieis.
  • O mercado C/D é uma excelente oportunidade de investimento, principalmente em franquias de idiomas, tendo em vista a grande facilidade em fidelizar os seus consumidores e garantir um ótimo crescimento exponencial.
  • As franquias para o mercado C/D são oportunidades capazes de proporcionar um excelente crescimento do seu negócio. Entenda como investir nesse nicho com o nosso guia completo!
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