6 Maneiras de Expandir Seu Patrimônio

6 minutos para ler

Dinheiro é bom e todo mundo gosta. Confira algumas maneiras de multiplicar a sua renda em tempos atuais.

É fato que muitas pessoas querem saber como aumentar o patrimônio, afinal, nada melhor do que fazer com que todo o dinheiro ganho com trabalho duro e também economizado ao longo do tempo seja preservado e renda bons frutos.

Existem diversas formas de aumentar o patrimônio, desde as opções que são mais conservadoras até as mais arriscadas. Estamos falando de, por exemplo, fazer um investimento em imóveis, aplicações financeiras, e até mesmo abrir uma empresa ou investir no mercado de ações.

Independentemente de qual seja a opção escolhida, o ideal é pesquisar sobre as possibilidades e ter um planejamento adequado. Para isso, preparamos uma lista com algumas dicas para você saber como aumentar o patrimônio. Confira!

1. Controle os seus gastos

A primeira coisa a ser feita é algo considerado básico, mas que é necessário reforçar, pois nem todos entendem qual é a real importância de controlar os gastos. É praticamente impossível pensar em aumentar o patrimônio sem poupar dinheiro para que seja possível guardar e investir no futuro.

Saber controlar os gastos é essencial para dar o primeiro passo e tornar esse planejamento uma realidade. Entenda como andam as suas finanças atualmente, tente monitorar quais despesas são mais exageradas e crie um plano de ação para economizar.

Uma maneira eficiente de fazer isso é definir gastos fixos para todos os tipos de despesa, principalmente as que envolvem lazer, que é o ponto em que todos tendemos a gastar mais.

2. Não deixe o seu dinheiro na poupança

Outra dica muito importante sobre como aumentar o patrimônio está em não deixar o seu dinheiro parado na poupança, visto que já é comprovado que os seus rendimentos são muito abaixo da inflação.

Sabemos que é muito comum investir qualquer economia na poupança, até porque, quando se trata do assunto “investimentos seguros”, é a primeira opção lembrada por todos os brasileiros. Mas saiba que existem muitos outros investimentos que contam com o mesmo nível de segurança e que oferecem rendimentos bem maiores.

Basta procurar por investimentos que são cobertos pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC) que você não vai ter qualquer dor de cabeça em relação a isso. Dentre os investimentos possíveis nesse formato, existem os famosos CDBs (Certificado de Depósitos Bancários), LCIs (Letra de Crédito Imobiliário) e LCAs (Letra de Crédito do Agronegócio).

Pesquise para saber um pouco mais sobre cada um, inclusive as vantagens e desvantagens de realizar o investimento. Há também a opção de investir no Tesouro Direto, que não é coberto pelo FGC, mas é o principal título de investimento do país, o que fornece mais estabilidade e segurança. 

3. Compre ações

Para quem gosta de uma modalidade mais arriscada, sem dúvida comprar ações na bolsa de valores é a melhor opção no momento. Tenha em mente que existem investidores que se deram muito bem nesse mercado e conseguiram aumentar muito o seu patrimônio.

Porém, é preciso ficar claro que isso não acontece do dia para a noite. Entrar nesse mercado envolve ter muita disponibilidade de tempo para estudar e trabalhar para entender como ele funciona de fato. Além disso, envolve um certo desapego com o valor investido, algo que é muito difícil para muitas pessoas.

4. Invista em imóveis

Investir em imóveis também é uma ótima maneira de aumentar o patrimônio, principalmente para quem gosta de investimentos seguros. Como um imóvel é um bem material, dificilmente será algo que perderá o valor, mas é preciso entender que o retorno sobre esse investimento é um pouco mais lento.

Afinal, há duas maneiras disso acontecer: a primeira é receber o valor mensalmente quando o imóvel é colocado para alugar; e a segunda é por meio da realização de uma nova venda que pode acontecer no futuro.

A questão é que podem levar anos até que o investidor consiga recuperar esse valor, pois nem sempre um imóvel é vendido ou alugado facilmente, sem contar que há toda a possibilidade de valorização e desvalorização do imóvel em si e também a aceitação de mercado em relação ao valor do aluguel cobrado pelo proprietário.

5. Diversifique os investimentos

Para quem se identificou com todas as opções que listamos acima, é também mais do que viável optar por diversificar os investimentos. Ou seja, realizar tanto investimentos seguros quanto os mais arriscados.

A vantagem dessa estratégia é que são criadas diversas possibilidades de ganhos ao longo do tempo, sendo possível absorver todos os aspectos positivos dos investimentos com menos riscos e também dos que contam com chances de perda maior.

Assim é possível apostar em novas formas de investir com mais segurança ao longo do tempo!

6. Abra uma franquia

Por fim, não poderíamos deixar de citar que abrir uma franquia também é uma ótima maneira de aumentar o seu patrimônio. Afinal, com esse tipo de negócio é possível empreender um caminho promissor dentro de um mercado.

Essa é uma ótima opção para quem é empreendedor ou então está procurando a chance ideal para poder investir em um negócio promissor. Claro que, dependendo da franquia, será preciso investir uma quantidade de dinheiro considerável.

Porém, sabendo escolher uma franquia que tenha um modelo de negócio promissor e seguir toda a sua orientação e suporte para levar a operação da empresa, o retorno financeiro certamente virá. Basta ter paciência e uma boa visão de longo prazo!

Agora que você já sabe como aumentar o patrimônio, reforçamos aqui que investir em uma franquia que esteja em um mercado promissor é uma ótima escolha, visto que, mais do que um investimento, estará criando um negócio que tem grande potencial de crescimento sem depender de fatores do mercado financeiro ou da especulação imobiliária, e que depende basicamente do trabalho do empreendedor.

Por isso, sugerimos fortemente que você conheça a KNN Idiomas, uma das melhores franquias do mercado de ensino de idiomas, que é algo que está cada vez mais em alta, visto que a procura pelo aprendizado de novas línguas só cresce no país.

Ficou interessado? Quer saber mais sobre a franquia da KNN Idiomas? Então, entre em contato conosco!

LEIA TAMBÉM:

Os 10 Mandamentos de um Franqueado de Sucesso

7 Vantagens de Investir em uma Franquia Sem Royalties

8 formas de Investir o seu Dinheiro de Maneira Inteligente

Posts relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.