Franquias lucrativas: saiba como identificar o investimento certo

6 minutos para ler

Um dos objetivos de quem está interessado em franquias é entender quais são as que possuem o melhor custo-benefício. Mas, será que é possível identificar quais são as franquias mais lucrativas? Sim, é possível!

Aliás, é importante saber investir em negócios desse perfil, principalmente porque é necessário um investimento inicial.

Uma franquia lucrativa é aquela que acompanha o conceito do lucro, que é todo o dinheiro excedente depois de pagar os custos envolvidos na ação. Ou seja, são franquias que possibilitam que o investimento inicial seja recuperado de forma rápida, alcançando um ponto de equilíbrio.

Então, para ajudar a identificar os sinais que mostram que a franquia é lucrativa, preparamos uma lista com 6 deles para você conferir.

Altos números

Um dos sinais mais básicos que mostram que franquias lucrativas existem é quando são apresentados os seus números e estes são altos. Ou seja, quando a franquia tem resultados satisfatórios, é praticamente inegável que ofereça o lucro para os seus franqueados em um tempo aceitável.

Para se ter uma ideia, estamos falando da apresentação e números práticos do mercado, tal como a quantidade de clientes, produtos e serviços vendidos, faturamento anual e também como está o seu crescimento pelo Brasil. Quando a franquia demonstra que tem alto potencial de crescimento e expansão, pode-se avistar um bom negócio pela frente.

Então, ao analisar uma franquia, pesquise como estão seus resultados no mercado e verifique se eles indicam que ela é de fato lucrativa, e também que oferece a possibilidade de um retorno em um bom tempo de operação.

Elogio de outros franqueados

Entender como é a realidade de trabalho da franquia também é uma ótima pedida para saber o quanto ela é lucrativa. A sugestão aqui é conversar com outros franqueados para conhecer mais sobre o seu funcionamento, além de procurar entender também, na prática, como é esse tempo de retorno do investimento realizado.

Afinal, nada melhor do que saber de quem já está vivendo essa realidade, não é mesmo? Aproveite esse momento e bata um papo sobre como é lidar com os desafios e oportunidades da operação da franquia. E, claro, dentre os assuntos a serem abordados, não deixe de perguntar sobre a parte financeira.

Procure entender a partir de qual momento a franquia se torna realmente lucrativa, pois, assim como falamos anteriormente, no início das atividades é comum que seja preciso investir mais tempo e dinheiro.

Boa qualidade do suporte oferecido

Entender o nível de suporte oferecido pelo franqueador também é algo que ajuda a identificar se uma franquia é de fato lucrativa. Afinal, quando há um suporte mais próximo no início da operação, as chances de sucesso aumentam, visto que será preciso lidar com um mundo totalmente novo.

Esse ponto mostra que a franquia que entende que os seus franqueados são parceiros e também é responsável pelos seus resultados ajuda muito para que a sua marca seja conhecida por todos os cantos. 

Por isso, investigue se esse suporte é de boa qualidade, avaliando treinamentos, canais de comunicação e proximidade durante a implementação da operação, que são fatores que trazem segurança para que essa empreitada empreendedora seja a mais tranquila possível.

Número de franquias abertas

Outra dica interessante sobre como identificar franquias lucrativas é simplesmente fazer uma pesquisa muito simples: veja a quantidade de franquias abertas pelo Brasil e avalie se é um número alto.  

Até porque dificilmente uma franquia que não oferece um bom retorno financeiro consegue se manter de pé por muito tempo. Pode não parecer, mas esse é um ótimo “termômetro” para medir essa questão.

Afinal de contas, quando o negócio é lucrativo, as suas chances de expansão são gigantescas. Então, analisar na prática como está esse cenário é um ótimo indicador para avaliar o seu potencial de trazer um bom retorno financeiro no menor tempo possível.

Ao conversar com a franquia sobre esse assunto, não se esqueça de pedir um panorama desse número pelo Brasil, além de tentar saber sobre a previsão de crescimento para os próximos meses.

Saúde financeira positiva

Já falamos em tópicos anteriores sobre o quanto é importante analisar os números e resultados, certo? Aqui, queremos reforçar a questão da saúde financeira, que também precisa entrar nessa avaliação.

Mesmo porque os franqueados seguirão o modelo de operação e administração proposto pela franqueadora. Então, quando a franquia demonstra que tem uma saúde financeira positiva, é sinal de que a sua maneira de administrar o negócio é correta, o que ajuda a trazer lucros.

Em suma, podemos dizer que, quando a saúde financeira da franquia é satisfatória, as chances de o negócio dar certo são grandes, o que traz mais segurança para o empreendedor confiar na franquia em si.

Mercado de atuação

Por fim, não poderíamos deixar de mencionar que o mercado de atuação da franquia também ajuda a mostrar o quanto ela é lucrativa. Vivemos em momentos em que os setores podem oscilar entre altas e baixas.

Por isso, é preciso estudar quais dos mercados atuais demonstraram bons resultados nos últimos anos, estando sempre em alta. Feito isso, o indicado é procurar por franquias nesses mercados e compreender os seus números e resultados para poder entender a partir de que momento ela será de fato lucrativa.

Podemos citar como um bom exemplo o mercado de ensino de idiomas, que dificilmente estará em baixa nos próximos anos, pois a demanda pelo aprendizado de novas línguas dificilmente cairá de um dia para o outro. Muito pelo contrário, a tendência é aumentar cada vez mais, uma vez que a procura por esse tipo de ensino ainda é muito grande.

Agora que já sabe como identificar as franquias lucrativas, o ideal é que você consiga se planejar para realizar o investimento em uma delas. Por isso, é preciso entender a sua capacidade de investir e como o valor investido voltará para você ao longo do tempo.

Para finalizar, sugerimos que entre em contato com a KNN Idiomas para entender o funcionamento do seu modelo de franquia, visto que é um dos mais promissores do Brasil!

LEIA TAMBÉM:

25 TERMOS MAIS POPULARES em FRANQUIAS que você precisa saber

KNN recebe selo 5 estrelas no prêmio Melhores Franquias do Brasil 2020

Multifranqueados: a tendência que mais cresce no mercado de franquias

Posts relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.