Franquias em 2022 Ainda Vão Valer a Pena?

Franquias em 2022 Ainda Vão Valer a Pena?

Listamos 7 benefícios surpreendentes que irão te fazer pensar no assunto!

O investimento em franquia pode ser uma escolha inteligente para muitos empreendedores experientes, bem como para pessoas que querem sair do mundo corporativo e iniciar o próprio negócio com riscos reduzidos.

Há uma série de benefícios em possuir uma franquia comercial, muitos dos quais podem não estar claros. Se você busca diversificar sua carteira de investimentos em 2022 com uma solução mais segura (e rentável), os 9 motivos abaixo podem te ajudar. Continue a leitura para descobrir!

Qual é o melhor investimento?

Muitos empreendedores têm as habilidades necessárias para administrar uma empresa de sucesso (com modelo operante e comprovado), mas muitos não têm experiência, tempo ou capital para iniciar uma nova empresa do zero.

A compra de uma franquia em um sistema bem projetado pode eliminar grande parte do trabalho de:

  • escolher uma ideia de negócio viável;
  • criar e posicionar uma nova marca;
  • desenvolver sistemas e aplicativos;
  • definir parcerias (fornecedores e divulgação);
  • criar uma operação lucrativa, etc.

Os riscos do empreendedorismo são altos o suficiente para impedir a abertura de muitas novas empresas. A verdade é que a maioria delas falha: 6 em cada 10 empresas fecham antes de completar 5 anos. Questões legais, custos de treinamento, imóveis e outras despesas imprevistas podem afundar um bom modelo de negócios antes de começar.

A boa notícia é que existem muitos tipos de pequenas empresas (alguns menos arriscados que outros). De fato, o modelo com o maior nível de sucesso é o de franquias. Elas geralmente são muito bem-sucedidas em comparação a um empreendimento tradicional.

As franquias oferecem um sistema estabelecido que você deve seguir para distribuir os produtos ou serviços do franqueador. Ter um sistema comprovado (já em vigor) elimina as suposições e os erros enfrentados por um empresário comum.

No entanto, uma franquia não é uma filial da empresa matriz. Você é o proprietário da unidade e o responsável pelas decisões. A parceria consiste em adquirir uma permissão para operar os negócios em nível regional, mas o sucesso depende diretamente da sua capacidade de gestão e liderança.

Vale a pena investir em franquias em 2022?

Esse é o modelo escolhido por muitos investidores. Veja algumas vantagens e descubra se uma franquia é adequada para o seu perfil.

1. Menores custos de inicialização

Iniciar um novo negócio do zero pode ser incrivelmente caro. Grande parte dos empreendedores, principalmente os iniciantes, não têm acesso a esse tipo de capital. Quando você compra uma franquia comercial, tem menos custos iniciais em várias partes da empresa, principalmente em marketing. Nem todas as franquias são baratas, mas é possível encontrar investimentos econômicos e com retorno rápido.

2. Financiamento facilitado

Mesmo se você tiver dinheiro para o investimento, não é recomendável comprometer grande parte do seu patrimônio.

Ao escolher uma franquia de negócios em vez de iniciar uma empresa do zero, verá que o financiamento geralmente é muito mais fácil de obter através dos bancos tradicionais. Muitos deles não querem se arriscar em novas pequenas empresas, e uma franquia conhecida é uma aposta muito mais segura para os credores.

Isso pode ajudar não apenas no início do negócio, mas também em uma possível expansão.

3. Reconhecimento de marca

Ao iniciar uma franquia comercial, você terá o reconhecimento de uma marca já existente. Isso é um grande atalho para qualquer empresário. Quando possui um reconhecimento de marca imediato, as pessoas estão predispostas a adquirir sua solução.

Os clientes geralmente ficam mais confortáveis ​​comprando itens com os quais estão familiarizados e trabalhando com empresas que já conhecem e confiam. Na mente do consumidor, a reputação de toda a rede de franquias é igual.

4. Treinamento

Algumas franquias oferecem um programa de treinamento em seus escritórios corporativos; outras, possibilitam treinamento presencial na nova unidade (antes da inauguração). Nesse momento, sua franquia recebe orientações sobre:

  • entrevistas;
  • contratações;
  • rotinas administrativas;
  • planejamento de ações externas;
  • parcerias e muito mais.

Isso garante que sua unidade siga o mesmo padrão de qualidade das demais.

5. Suporte contínuo

Além do treinamento inicial, você pode contar com um suporte individual e vitalício para qualquer área do negócio. Grandes franquias normalmente têm consultores à disposição (caso uma visita presencial seja necessária).

6. Estratégias de marketing

O franqueador normalmente cuida da manipulação do marketing do sistema. Esses custos são cobertos por um fundo de publicidade (às vezes chamado de fundo de marca), mas para aumentar o reconhecimento regional, o franqueado também precisa investir em divulgação. A matriz deve fornecer direcionamentos e modelos gráficos de marketing e, às vezes, definir veículos de mídia específicos.

7. Facilidade de expansão

Fazer parte de um sistema de franquia oferece mais oportunidades de crescimento. Depois de se tornar um proprietário bem-sucedido de uma unidade, você pode replicar e escalar seu modelo de gestão em outras unidades.

Essa é uma oportunidade de possuir seu próprio negócio, contratar uma equipe e gerar renda para si mesmo, assim como uma empresa comum. A diferença é que, em franquias, outra empresa é dona da marca. Você será exposto a uma educação contínua sobre seus negócios e produtos, em vez de descobrir tudo sozinho (muitas vezes por tentativa e erro). 

O investimento em franquia é empolgante para muitas pessoas, e pode ser muito mais fácil do que um novo negócio para lidar desde o início. Do financiamento à obtenção de suporte, o modelo pode ser uma grande oportunidade para o comprador certo.

KNN Idiomas é uma franquia feita para quebrar a sazonalidade do mercado de idiomas. Além do suporte vitalício, ferramentas de negócio e divulgação, você recebe treinamento presencial logo após adquirir sua unidade. Quer conhecer outros diferenciais? Entre em contato agora!

LEIA TAMBÉM:
6 Características de um bom parceiro de negócios
ROI em Franquias: Tudo o que você precisa saber!
Marketing que dá certo: Por que investir na comunicação de sua franquia?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.