Franqueado de sucesso: trilhas para perseguir esse sonho!

6 minutos para ler

A sintonia do Jonatas Detimermane com a KNN Idiomas contribuiu, e muito, para o professor de inglês de 32 anos ser considerado um franqueado de sucesso. Natural de Cruzeiro, cidade de São Paulo, o empreendedor já está partindo para sua quinta franquia.

Chama atenção como ele se adaptou ao modelo de negócio e promove o nome da KNN Idiomas com muito orgulho de pertencer. Não é atoa que em junho de 2019 representou a empresa no prêmio “Melhores Franquias de 2019” realizado pela Editora Globo e Pequenas Empresas Grandes Negócios.

Mas, o que a trajetória desse empresário pode ensinar? Quais os desafios e dúvidas que ele teve que enfrentar? Conheça a jornada do Jonatas Detimermane e inspire-se para realizar o seu sonho de empreender.

Jonatas Detimermane: um fraqueado de sucesso explicado em números

Jonatas Nunes Detimermane começou sua carreira como professor de inglês em 2008 e, em 2015, comprou a escola em que trabalhava; ela tinha aproximadamente 200 alunos inscritos naquela época.

Depois da conversão de sua primeira escola para a bandeira KNN Idiomas, em dez meses já eram 1000 alunos matriculados. Um sucesso que o impulsionou a investir mais, pois, depois da primeira unidade em Cruzeiro, vieram as de Pindamonhangaba, Guaratinguetá e Cachoeira Paulista e 10 territórios já comprados para futuros investimentos.

Mas, o que explica esse sucesso e o que faz o modelo de franquia da KNN Idiomas ser tão escalável?

Um dos motivos é a forma como ela foi concebida, já que tornou-se uma franquia em meio a crise econômica que o Brasil enfrentava e era preciso garantir a qualidade no ensino e, ao mesmo tempo, um plano lucrativo para os franqueados.

Esse lançamento foi estratégico como a KNN Idiomas, que buscou públicos que precisavam melhorar currículos profissionais por conta da escassez de vagas de emprego e, ao mesmo tempo, um modelo de investimento com isenção de royalties para atrair os investidores.

Mas, além disso, a forma como Jonatas foi apresentado para a franquia de idiomas também oferece outras pistas.

KNN Idiomas: quebrando o tabu sobre ser um franqueado

Assim como muitos profissionais e empresários, Jonatas Detimermane tinha algumas resistências quanto à franquia como modelo de negócio, mas, depois de um convite para conhecer o modelo de negócio da KNN Idiomas e uma visita à algumas unidades em Santa Catarina, sua percepção mudou completamente.

A KNN Idiomas tinha uma didática ágil e os alunos conquistavam a fluência em inglês muito mais rapidamente em algumas que priorizam a relação dos professores e alunos.

Muitas escolas estavam modernizando e trazendo opções de aprendizados à distância, mas, a metodologia da KNN Idiomas zelava pela interação e, por incrível que pareça, ao olhar as considerações dos alunos nas redes sociais, um dos diferenciais que sempre era mencionado era seu caráter inovador.

E sabe o que gera essa percepção nos alunos? A estrutura das escolas e, claro, seu material didático, que é desenvolvido pela franqueadora de acordo com sua metodologia diferenciada.

Essa estrutura e apoio ao franqueado também foram algumas das razões pelas quais o Jonatas escolheu a KNN Idiomas, e isso ficaria mais evidente no desafio que é a implementação de uma unidade franqueada.

Suporte da franqueadora: como lidar com os desafios da implementação

Ainda que o modelo de negócio seja consolidado, o franqueado precisa planejar seus investimentos e administração. Também é necessário lidar com o processo de transição, afinal de contas, é uma nova cultura organizacional.

Escolher o time certo e alinhado com a cultura da franquia

Para Jonatas Detimermane, a conversão dos mais de 200 alunos que já existiam na unidade não foi tão desafiador, mas, sim, montar sua equipe nos moldes da franqueadora. Ou seja, era preciso encontrar os professores certos e, principalmente, treiná-los na filosofia e espírito da KNN Idiomas.

Isso ficou ainda mais evidente quando, no primeiro mês de franquia, vieram mais 213 inscrições, e depois, no segundo e terceiro, mais 100 em cada.

Saber o momento de continuar expandindo

Mas, logo Jonatas percebeu que esses eram desafios que mostravam a força da franquia e que, se sua unidade estava crescendo, era o momento e a oportunidade certa para expandir.

Em suas palavras, “senti que estava entrando na melhor empresa e no melhor momento“. Seu entusiasmo não era só pelo espírito da KNN Idiomas que o consultor de campo tão bem demonstrou, mas sim, porque ele estava colhendo resultados de satisfação dos alunos e de suas finanças.

Não demorou muito para que esse otimismo contagiasse. Com exceção da unidade Cruzeiro, suas escolas franqueadas possuem sócios que são ex-funcionários seus ou ex-alunos que gostaram da ideia, pois perceberam seus resultados e entraram nessa trilha de sucesso do Jonatas Detimermane.

Alinhar o estilo de gestão com o modelo da franquia

A KNN Idiomas é um tipo de franquia que demanda o envolvimento do franqueado para garantir seu sucesso. Por isso, Jonatas e sua esposa estão sempre pegando estrada para acompanhar a rotina de suas escolas.

Eles sabem que o relacionamento e a presença são fundamentais para conquistar os alunos e retê-los por mais tempo, além, é claro, de estarem próximos de seu time administrativo para lidar com qualquer intercorrência.

Se não estão nas escolas ou na estrada entre as cidades, estão no escritório tirando dúvidas com a equipe de apoio da franqueadora, o que, para Jonatas, é um ingrediente para o sucesso.

Máquina e combustível: o que esperar do futuro

Uma das observações que, sem dúvidas, explica a sintonia de Jonatas com a KNN Idiomas é a figura de imagem que ele escolheu para explicar a razão pela qual seu negócio cresceu rápido e avassaladoramente.

A KNN Idiomas é um mecanismo forte e que funciona perfeitamente, o que faz a diferença para o franqueado é a intensidade que ele vive seu negócio. Ela é o motor e seus franqueados, o combustível.

E é esse espírito e vontade de fazer acontecer que Jonatas usa para planejar seu futuro, com dez escolas abertas até 2021, sendo todas com mais de 300 alunos, e a maioria com mais de 500 ou 1000 alunos.

E sabe o que é mais fantástico? Quem estabeleceu essas metas, é claro, foi o Jonatas e seu time, mas ele sabe que pode contar com o suporte da KNN Idiomas para perseguir esse sonho.

Talvez não exista uma receita para criar um franqueado de sucesso, mas, certamente, uma franqueadora que oferece um bom suporte e a intensa dedicação do empreendedor é essencial para a conquista de seus objetivos, não é mesmo?

Quer encontrar essa sintonia com a KNN Idiomas assim como fez o Jonatas? Então, entre em contato conosco, tire suas dúvidas e agende uma reunião.

Posts relacionados

Um comentário em “Franqueado de sucesso: trilhas para perseguir esse sonho!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.