Fluxo de Caixa: Entenda a Sua Importância

4 minutos para ler

Com um fluxo de caixa positivo, você pode liquidar suas dívidas e investir no crescimento de sua empresa.

Nenhuma empresa pode se dar ao luxo de ignorar a importância do fluxo de caixa. Monitorar isso é como monitorar seu pulso – é uma verificação de integridade crucial para uma empresa saudável.

De fato, muitas PME citam problemas com o fluxo de caixa como uma barreira para o crescimento. Descubra agora como um fluxo de caixa positivo pode aprimorar sua gestão.

O que é fluxo de caixa?

O fluxo de caixa refere-se à movimentação de dinheiro dentro e fora do negócio em termos de receita e despesa. Idealmente, a empresa deve ter um fluxo de caixa positivo – isso quer dizer que mais dinheiro está entrando do que saindo. Com um fluxo de caixa positivo, você pode liquidar suas dívidas e investir em crescimento.

É importante não focar apenas em um mês específico. Seu fluxo pode ser julgado com mais precisão por um período de três meses ou mais, já que a maioria das empresas terá, naturalmente, altos e baixos.

Por que o fluxo de caixa é tão importante?

Muitos empresários negligenciam essa reserva de capital. E, obviamente, a falta de dinheiro para sustentar o negócio é a principal causa de falências. Por isso, empresas com um modelo de negócio estabelecido, como franquias, já consideram esse fator no planejamento. Veja as principais vantagens de controlar seu dinheiro em caixa.

Iniciando um negócio

Lidar com problemas de fluxo de caixa é mais difícil quando um negócio está começando. Você tem muitas despesas, poucos clientes e o dinheiro está saindo rápido. Sendo assim, é necessário contar com dinheiro em caixa para passar por esse período turbulento. 

Negócios sazonais

Para os negócios com grande flutuação de vendas, como viagens de férias ou algo que dependa de uma estação quente ou fria, é ainda mais importante ter um bom planejamento de caixa.

Instabilidades econômicas

Principalmente para nossa realidade brasileira, sua empresa precisa estar preparada para enfrentar momentos de crise. Apenas um caixa saudável e de longo prazo pode oferecer essa tranquilidade. Procure manter, no mínimo, um caixa para cobrir todos os custos da sua empresa nos próximos 2 anos.

Investimentos futuros

Ter um caixa saudável é importante para planejar seus investimentos. Você pode contratar mais pessoas? Pode oferecer melhores benefícios? Ou aumentar o investimento em divulgação? Você apenas pode tomar decisões assertivas se controlar sua evolução de caixa.

Juros e dívidas

Com caixa positivo, sua empresa tem a segurança para cumprir suas responsabilidades. Pagamentos em dia evitam dívidas, juros, e melhoram sua reputação comercial, além de ajudar na aquisição de serviços bancários mais vantajosos.

Oportunidades de negócios

Com uma reserva de dinheiro à disposição, sua empresa pode aproveitar novas oportunidades repentinas.

Muitos pequenos empresários cometem o erro de usar a “sobra” de caixa como lucro pessoal. Se você pagou todas suas despesas (incluindo seu pró-labore), o restante deve ser considerado caixa da empresa. A maneira mais fácil de administrar é definindo metas financeiras. Por exemplo, não criar outros gastos até que a empresa atinja 50 mil reais de caixa.

O mundo dos negócios é caótico e imprevisível, mas, ao mesmo tempo, muito recompensador. Seguir uma metodologia de negócio comprovada pode aumentar drasticamente suas chances de sucesso. Por isso, o modelo de franquia é a escolha ideal para muitos empresários.

As franquias reconhecem a enorme importância de um fluxo de caixa positivo, o franqueado recebe todo suporte, consultorias e ferramentas para garantir esse faturamento sustentável a longo prazo.

Gostou desse conteúdo? Assine nossa newsletter para mais dicas práticas sobre como alavancar seus negócios!

LEIA TAMBÉM:

Convertendo a Sua Empresa de Marca Própria em uma Franquia

Os 10 Mandamentos de um Franqueado de Sucesso

KNN projeta faturar R$ 1 bi mesmo em ano de crise

Posts relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.