5 Estratégias Incríveis para Matricular Mais Alunos

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Hoje vamos falar sobre algumas estratégias que ajudam na captação de alunos em escola de idiomas! Afinal, nesse tipo de negócio, são eles os clientes que possibilitam que a escola cumpra o seu propósito de ensinar, não é mesmo?

É preciso ter ações proativas para manter as classes sempre cheias a cada semestre, principalmente quando entramos no mercado de idiomas.

Nesse mercado, é necessário desenvolver estratégias de captação, visto que é um ambiente cada dia mais competitivo. Portanto, ter diferenciais para atrair novos alunos e superar a concorrência é essencial para a sobrevivência do negócio.

Pensando nisso, preparamos uma lista com 5 estratégias incríveis para a captação de alunos em escolas de idiomas. Confira abaixo quais são elas!

1. Esteja presente na internet

Antes de mais nada, trazemos aqui o fato de que estar presente na internet é um requisito básico. Afinal, esse é um recurso que junto com a tecnologia, mudou e vem mudando a vida das pessoas, principalmente na maneira com que se relacionam com as suas necessidades.

Além disso, a internet trouxe um grande empoderamento para que todos possam pesquisar livremente e encontrar informações e conhecimentos que acham ser necessários para resolver os seus problemas.

Já se foi o tempo em que os vendedores batiam na porta das pessoas para oferecer alguma coisa. Hoje, todos podem procurar por produtos e serviços pela internet. Por isso, reforçamos aqui que o passo inicial para ter uma boa captação de alunos em escola de idiomas é estar na web.

Isso pode ser feito de diversas maneiras, mas a principal delas é ter um site que mostre que a empresa é confiável e tem uma reputação. Essa página precisa ser agradável, com explicações de como funcionam as aulas e o sistema de ensino, juntamente com as formas de contato para que público possa saber mais.

Outra sugestão também é criar perfis nas redes sociais, que são ótimos pontos de encontro com os consumidores. Além disso, saiba que é possível desenvolver estratégias por meio da comunicação por e-mail e também oferecer conteúdo educativo utilizando um blog.

2. Utilize o Marketing de Conteúdo

Aproveitando que falamos sobre a produção de conteúdo no tópico anterior, vamos aprofundar um pouco mais aqui sobre o quanto o Marketing de Conteúdo pode ser uma excelente estratégia para fazer a captação de alunos.

Para quem ainda não sabe, no geral, essa estratégia trabalha com a atração de leads (contatos) por meio de materiais que ajudam o cliente a resolver os seus problemas em todas as suas etapas da jornada de compras.

Então, quando uma empresa oferece um blog em que é possível acessar artigos, baixar materiais e interagir de alguma forma com o cliente, ela está fazendo Marketing de Conteúdo. A ideia é oferecer desde conteúdos simples, até aqueles que ajudam a identificar os clientes que estão perto de optar por contratar um serviço.

No mercado de idiomas isso é mais do que aplicável, visto que muitos estão procurando por dicas para aprender inglês, espanhol e outros idiomas a todo tempo.

3. Tenha uma boa equipe de vendas

Tenha em mente que uma boa captação de alunos em escola de idiomas também exige uma boa equipe de vendas. Por isso, é importante que você invista em construir um time forte, que esteja alinhado com a cultura de vender, que busque por resultados e que seja orientado a metas.

A ideia é que essa equipe consiga receber os leads da equipe de marketing e também tenha a capacidade de filtrar os melhores candidatos a se tornarem clientes, para que possam trabalhar um bom relacionamento com eles.

Como dito anteriormente, a maioria das pessoas é orientada a fazer as coisas pela internet, por isso, é indicado que os colaboradores estejam dispostos a fazer ligações, atender chats e que também estejam abertos a aprender mais sobre inside sales, que nada mais é do que a metodologia de realizar vendas virtualmente.

Afinal, vivemos em tempos em que as vendas presenciais são cada vez menores.

4. Ofereça promoções exclusivas

O brasileiro gosta muito de promoções, e quando o assunto é aprender novos idiomas, isso não é diferente. Então, utilizar de ações promocionais para um determinado público ou certo período de tempo também é uma boa estratégia de captação para esse mercado.

Obviamente que não é muito inteligente sair distribuindo descontos a todo momento com apenas o propósito de vender a qualquer custo. Por isso, é preciso desenvolver uma estratégia para fazer isso, colocando objetivos e orientações básicas para cada promoção.

Dessa forma, é possível também captar um público muito mais qualificado, em que o desconto realmente faça sentido, além de evitar problemas com desalinhamentos com esses alunos no futuro.

5. Use um nome reconhecido no mercado

Por fim, mas não menos importante, trazemos aqui que ter um nome reconhecido no mercado ajuda muito a trazer vendas. Afinal, quando uma marca já é conhecida, dificilmente o consumidor terá dúvidas sobre qual é a sua reputação, se vale a pena ou não fechar negócio.

Por isso, sugerimos fortemente optar por uma escola de idiomas que seja uma franquia, pois além de ter uma metodologia de ensino testada e aprovada, também haverá um nome que já foi construído e que já é de conhecimento do público.

Desse modo, é possível percorrer um caminho de vendas muito mais fácil quando comparado com a criação de um nome do zero para uma marca. Além disso, as portas para novos alunos se abrem de todos os lados, principalmente de clientes satisfeitos com o ensino da franquia, que podem indicá-la para amigos e familiares que estão perto da sua escola!

Agora que você já sabe o quanto uma franquia ajuda na captação de alunos em escola de idiomas, é importante saber também que ela conta com certa facilidade em todo o processo de ensino, inclusive fornecendo os próprios materiais que são utilizados nas aulas. Ou seja, o empreendedor poderá focar claramente nas vendas!

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