Empresas Familiares: Ideias e Vantagens de Negócios em Família

4 minutos para ler

Seja a loja de ferragens local, uma empresa de pintura ou o seu contador, todo mundo já entrou em contato ou pensou em abrir um negócio familiar em algum momento. Esse tipo de empresa existe em todos os setores.

Não há melhor maneira de transmitir um legado do que passar o trabalho da sua vida aos seus filhos, embora as maiores perguntas sejam: é realmente simples administrar uma empresa familiar? Como ela pode ser bem-sucedida?

Mas, afinal, abrir uma empresa familiar pode dar certo?

Para saber mais sobre o assunto, veja as melhores dicas a seguir!

Por que você deseja abrir um negócio familiar?

Então, você tem uma ótima ideia para uma empresa e deseja colocá-la em funcionamento, mas não pode fazer isso sozinho. Em quem você confia? Embora a família e os amigos possam não ter as habilidades certas necessárias para o trabalho, já existe um senso de confiança entre vocês.

Isso facilita muito o compartilhamento de suas ideias. As habilidades podem ser aprendidas com muito mais facilidade do que a confiança. De um ângulo diferente, uma empresa familiar pode ser exatamente o que seu relacionamento precisa: um terreno comum sobre o qual vocês podem conversar e compartilhar opiniões.

Comercialmente, uma empresa familiar também tem certo apelo emocional. As pessoas tendem a valorizar esse tipo de negócio, sentindo uma conexão inconsciente com a família proprietária. 

O que é importante considerar?

Ter alguém constantemente inspirando você pode ser um grande benefício ao começar. Além disso, a responsabilidade adicional da outra parte torna o desejo de ter sucesso um pouco mais importante. Aqui estão algumas coisas que você realmente deve considerar:

1. Vocês já trabalharam juntos ?

Two business partners working in office

Se você já trabalhou com sucesso com a pessoa antes, isso pode tornar a jornada muito mais segura.

2. Separe o lado pessoal do profissional

É crucial lembrar que você deve procurar o que é melhor para a empresa e para si próprio. Se tiver alguns problemas pessoais, destaque-os e procure maneiras de resolvê-los o quanto antes. A capacidade de ter um ambiente de trabalho tão brando pode ser muito útil.

3. Mantenha suas finanças sob controle

Remover o ônus da segurança financeira do empreendimento permite estratégias de crescimento mais arriscadas e, o mais importante, um ambiente tranquilo e saudável.

4. Dê um tempo

Isso é vital para manter qualquer relacionamento saudável. Por mais que você goste do risco e recompensa de um empreendimento, há outras áreas da sua vida que também precisam de atenção.

Muitas pessoas evitam abrir um negócio familiar pela dificuldade em conciliar a vida pessoal e profissional, mas como qualquer outro negócio, os desafios são inevitáveis. Você precisa considerar as necessidades do seu mercado, a concorrência, os fornecedores, os custos operacionais, além do posicionamento de marca e divulgação. Ter pessoas de confiança ao seu lado pode realmente ajudar.

Se quiser facilitar seu trabalho e garantir ainda mais o sucesso do seu novo negócio, procure investir em uma franquia já estabelecida no mercado. Dessa forma, você recebe todo suporte e ferramentas necessárias para se destacar e crescer. Com uma franquia, você pode evitar erros comuns de empreendedores iniciantes seguindo uma metodologia comprovada.

Gostou desse conteúdo? Conheça e siga nossas redes sociais para mais novidades em nossa página oficial no Linkedin!

LEIA TAMBÉM:

Fluxo de Caixa: Entenda a Sua Importância

Gestão e Produtividade: Como fazer a Sua Franquia Decolar de Vez!

4 Motivos que vão te fazer investir em uma franquia de idiomas atualmente

Posts relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.