Criar uma marca própria vale a pena mesmo?

Criar uma marca própria vale a pena mesmo?

Confira os benefícios de se investir em uma franquia consolidada no mercado em 2021.

O Brasil está cada dia com uma veia mais empreendedora, por isso, acompanhar esse movimento se tornou uma ótima opção para muitas pessoas.

Nesse cenário, uma dúvida muito comum que surge é se compensa mais investir o dinheiro em franquia ou abrir negócio próprio.

Afinal, no ramo do empreendedorismo, as franquias mostram a cada dia que estão dando certo. Os dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF) em relação ao ano passado são extremamente animadores.

No entanto, sabemos que a ideia de abrir um negócio próprio também é atrativa, e muitos sentem a necessidade ou preferem começar algo novo do zero.

Por isso, preparamos esse conteúdo para mostrar as vantagens de cada opção. Confira!

Quais são as vantagens do modelo de franquias?

Vamos começar falando sobre as vantagens do modelo de franquias. Assim, se você está se questionando se deve investir o dinheiro em franquia ou abrir negócio próprio, será possível entender melhor quais são os benefícios da primeira opção.

Força da marca

Sem dúvida alguma, a força da marca é um dos grandes pontos fortes do modelo de franquia. Investir nessa opção proporcionará a aquisição de uma marca já conhecida no mercado, o que ajuda a vender o produto ou o serviço de forma mais fácil, visto que os consumidores já vão ter ideia do que se trata.

Modelo de negócios consolidado

Outro ponto positivo é o modelo de negócios da franquia que, diferentemente de quando se cria algo novo, já passou por experimentos, testes e validação. Ou seja, aqui o empreendedor já terá em mãos um modelo estratégico e operacional maduro.

Pode parecer pouca coisa, mas isso ajudará muito no início da jornada empreendedora, sem que você se preocupe com os desafios e as incertezas de um modelo que é novo.

Reconhecimento do mercado

Dependendo da franquia escolhida, o reconhecimento do mercado é inevitável, muito pela questão do que já falamos por aqui que se refere à força da marca. Por exemplo, as pessoas de uma cidade certamente podem se interessar por uma escola de inglês de uma franquia conhecida do que por uma escola que foi criada como um negócio próprio.

Além disso, as chances de ter indicações do negócio são grandes, visto que todos temos parentes, amigos e conhecidos que já podem ter tido contato com a marca em outra localidade.

Suporte profissional

Uma boa franquia oferece um bom suporte profissional para o franqueado, principalmente no período de implantação da unidade. Estamos falando de colaboradores que vão ajudar nesse processo e são especialistas nesse ramo do negócio.

Ou seja, haverá uma grande ajuda ao longo do processo, algo muito importante e essencial para quem está nessa fase inicial do empreendimento.

Menos riscos

Por fim, a última vantagem que listamos aqui está ligada aos riscos, que são muito menores. Sabemos que eles existem, principalmente quando se trata de empreender um negócio, mas quando há uma marca forte, um reconhecimento do mercado, um modelo já testado e também uma ajuda especializada, certamente o risco de perder o dinheiro investido é muito menor do que o comum!

Quais são as vantagens de abrir o próprio negócio?

Agora, trazemos aqui algumas vantagens que são referentes ao processo de abrir o próprio negócio. Confira a lista que preparamos para você comparar com a opção de abrir uma franquia.

Possibilidade de inovar

A primeira vantagem está simplesmente na possibilidade de criar algo novo, de inovar. Sabemos que muitos empreendedores contam com habilidades e ideias geniais, além de um poder muito grande de execução dessas ideias.

Por isso, a possibilidade de inovar é muito maior quando esses empreendedores optam por abrir o seu próprio negócio.

Personalização do negócio

People connecting jigsaw pieces of a head together

Outra boa vantagem de ter o negócio próprio está na possibilidade de personalização. Na prática, o empreendedor poderá construí-lo como quiser, colocando, inclusive, muitas das suas características nesse momento.

Afinal, a empresa será somente sua e, diferentemente do modelo de franquia, não haverá nenhum modelo ou padrão que é preciso ser seguido, é um negócio único.

Investimento inicial menor

O investimento financeiro inicial também pode ser visto como um benefício para quem opta por abrir o seu negócio próprio, visto que, na maioria dos casos, é algo muito baixo. Até porque, no início da jornada empreendedora, não é necessário muita coisa para começar.

Dependendo do tipo de negócio, basta apenas um computador e uma conexão com a internet para executar as tarefas num primeiro momento. Ou seja, é possível iniciar o caminho do empreendedorismo com poucos recursos e investir gradativamente, conforme aumenta a necessidade.

Autonomia

Para terminar, trazemos aqui a questão da autonomia que, claramente, é muito maior quando se tem o próprio negócio. Empreender sem precisar seguir um modelo ou um padrão pode ser um tanto quanto difícil, mas também é vantajoso por não precisar prestar contas para ninguém, muito menos se preocupar com questões que podem travar os processos de tomada de decisão.

Investir o dinheiro em franquia ou abrir negócio próprio?

Agora que você já conhece os benefícios de cada uma das opções, é preciso avaliar cada ponto e entender quais deles se encaixam mais ao seu perfil empreendedor e momento de vida, principalmente nas questões que não quer abrir mão.

Tendo em vista a trajetória empreendedora do país, podemos dizer que é muito bom olhar com carinho para as questões relacionadas a um caminho que seja mais fácil e, muitas vezes, esse caminho pode ser realmente a escolha da franquia.

Uma vez que será preciso investir dinheiro para começar, não há melhor maneira do que iniciar essa trajetória com um bom suporte profissional, uma marca forte e todo um mercado construído para ser desbravado.

Tenha em mente que, independentemente de a sua escolha ser investir o dinheiro em franquia ou abrir negócio próprio, é importante sempre estudar o seu mercado e buscar por inovação para executar essa atividade com excelência, que é uma das grandes chaves para o sucesso!

Gostou deste post? Então, o que acha de assinar a nossa newsletter para receber todas as novidades do blog da KNN em primeira mão?

LEIA TAMBÉM:
KNN apresenta novo formato de franquia
CASES KNN | Daniel & Fabiane da Luz
Falhas de gestão que podem acabar com o seu negócio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.