• fevereiro 12, 2021

Como Gerir Mais de Um Negócio Ao Mesmo Tempo?

Gerenciar um negócio demanda muita dedicação, resiliência, determinação e proatividade. Se liderar apenas uma empresa já é um grande desafio, gerir mais de um negócio ao mesmo tempo é ainda mais complexo. Com a organização certa, contudo, é uma tarefa possível. Afinal, ela envolve uma verdadeira força-tarefa, que trabalhando em harmonia, conduzirá a negócios rentáveis.

Quer saber como gerir mais de um negócio ao mesmo tempo? Confira as nossas dicas!

5 dicas infalíveis para gerir mais de um negócio ao mesmo tempo!

Embora seja uma tarefa desafiadora, com os cuidados certos é possível trazer bons resultados para todos os seus empreendimentos. 

1. Centralize a gestão

Uma ótima estratégia para gerenciar mais de um negócio é centralizar a administração fisicamente, de modo que você tenha uma estrutura única para a gestão dos empreendimentos. Assim, será mais fácil construir uma visão holística de ambos os negócios, pois você não precisará se deslocar para cuidar de um empreendimento ou outro e terá suas ferramentas de trabalho a fácil alcance.

2. Delegue tarefas a pessoas de confiança

É muito importante que a gestão de seus negócios conte com profissionais de confiança, que realizem as respectivas tarefas em sua ausência. Se você focar-se na parte operacional, é possível que rapidamente se dedique mais a um negócio do que outro, o que traz impedimentos para que ambos tenham um bom resultado.

Uma parte significativa da liderança vem da habilidade de delegar tarefas às pessoas certas. Por isso, certifique-se de formar equipes competentes e de ter uma boa comunicação com elas, de modo que se tornem mais independentes. A tecnologia, como veremos a seguir, tem um papel essencial nesse processo.

Muitas pessoas, ao gerenciar negócios à distância ou ter mais de um empreendimento, aumentam o número de gerentes em seus negócios, de modo que os funcionários sempre tenham a quem recorrer. Essa pode ser uma boa estratégia, caso os seus empreendimentos estejam crescendo de maneira escalonável.

3. Utilize a tecnologia a seu favor

Gerenciar mais de um negócio ao mesmo tempo passa, inevitavelmente, por administrar suas operações à distância. Por isso, é essencial que você saiba utilizar a tecnologia a seu favor, seja por meio de vídeo-chamadas no Skype, de grupos de bate-papo no Slack, grupos de conversa no WhatsApp, ficheiros compartilhados no Evernote, listas de tarefas no To-Do-Ist ou Trello, entre outros recursos, você pode facilitar a sua rotina e a de seus funcionários com recursos acessíveis e fáceis de usar

4. Tenha um bom controle financeiro

Mesmo que as suas empresas funcionem em um mesmo endereço e/ou compartilhem funcionários, é muito importante que a administração financeira de cada uma seja feita separadamente. Assim, você terá uma visão mais clara e objetiva do quanto cada empresa gera de lucro, qual está precisando de atenção, quais são as áreas que podem receber investimentos e quais produzem prejuízos.

É essa divisão financeira que permite que o empreendedor enxergue cada negócio com atenção, um pré-requisito para uma gestão eficiente de ambos os empreendimentos.

5. Fique sempre de olho no mercado

Independentemente de quantos negócios você administre, é essencial que esteja sempre em sintonia com o mercado, buscando entender as necessidades de seus clientes e aprimorando continuamente seus processos. Procure ouvir seus colaboradores e entender o que pode ser melhorado. 

Para gerir mais de um negócio, é preciso delegar tarefas, investir em comunicação e no aprimoramento contínuo de processos, de forma que eles sejam mais otimizados. Sem uma equipe bem-capacitada e uma gestão atenta, ambos os negócios podem sofrer com uma administração dispendiosa, causando insatisfação entre colaboradores e clientes e prejuízo financeiro. 

Se você já tem um empreendimento ou quer investir em um negócio próprio e com mais garantias de rentabilidade, conheça as vantagens das franquias de idiomas

LEIA TAMBÉM:

6 Dicas para Evitar Erros ao Abrir uma Empresa

Comece a Empreender: 6 passos para quem deseja ter um negócio próprio

Afinal, Dá Pra Ganhar Dinheiro com Educação?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.