Como Funciona o Sistema de Franquias na Prática?

Como Funciona o Sistema de Franquias na Prática?

Você provavelmente já deve ter ouvido falar em franquias. Grandes marcas possuem esse modelo de negócio e muitas são reconhecidas nacionalmente. Mas, você sabe mesmo o que é uma franquia?

Esse modelo de negócio traz benefícios tanto para quem investe quanto para quem concede autorização para a utilização de sua marca. Com um bom planejamento, o investidor corre menos riscos e tem retorno rápido e garantido. Acompanhe este artigo e entenda o que é uma franquia e como funciona!

O que é e como funciona uma franquia?

De modo geral, uma franquia é um modelo de negócio que é copiado para outro local com autorização de quem criou a marca, ou seja, de quem detêm seus direitos. Ao transferir a loja para outro ponto comercial, a empresa original passa a ter uma espécie de “irmão gêmeo”. Assim, há uma padronização e o propósito é o mesmo.

O processo estabelece relações entre o franqueado (investidor) e o franqueador (detentor da marca), no qual cada um tem seu papel e ambos possuem importantes responsabilidades. O franqueado, além de desembolsar um valor para a abertura de uma nova unidade, deve assumir integralmente as operações da loja, sempre atingindo os objetivos estipulados.

Já o franqueador concede ao franqueado o direito de utilizar e comercializar seu produto ou serviço. O detentor da marca também transmite informações sobre o modo de gerenciar o negócio, fornecendo suporte e treinamentos, ou seja, o conhecimento prático.

Com abrir uma franquia?

Conheça o negócio a fundo

Adquirir uma franquia nada mais é do que empreender – mas de uma forma diferente. E, para isso, você deve entender o negócio antes de qualquer coisa. Como a empresa já está estruturada, o franqueado deve seguir o modelo estratégico proposto pelo detentor da marca. Além disso, o investidor precisa ter dinamismo e disposição para gerenciar a unidade. Possuindo perfil empreendedor, o franqueado já tem vantagem, mas é preciso se atentar a outros passos do processo.

Faça um planejamento financeiro

Atente-se ao cenário econômico e analise se a época é propícia para investimentos desse tipo. Depois, leve em conta gastos com aluguel e outros investimentos imobiliários. É necessário também calcular todos os custos com funcionários ao montar uma equipe qualificada. Para todas essas etapas, é fundamental criar uma planilha e organizar investimentos e despesas. Assim, nada sai do controle.

Escolha a franquia ideal para você

As franquias não são todas iguais: elas variam de acordo com as condições do investidor. O franqueado pode escolher entre a unitária, ou seja, o direito de abrir apenas uma unidade, e a master, em que o franqueado pode representar uma região com a abertura de mais de uma unidade.

Há também as microfranquias. Este modelo é perfeito para a primeira franquia, já que o investidor desembolsa um valor mais baixo. Nesse caso, o retorno financeiro é mais rápido e o franqueado tem mais flexibilidade para gerenciar a unidade.

Quais são os benefícios de abrir uma franquia?

Os riscos do franqueado são menores quando comparado à abertura de uma empresa do zero, porque os objetivos já estão bem definidos e os principais investimentos já foram realizados. Com toda a logística já estabelecida, o investidor se responsabiliza pelo cumprimento das metas e tem retorno garantido em pouco tempo.

Procure modelos de negócio nos quais você esteja mais familiarizado e pesquise por nichos e segmentos que estão em alta. Franquias de idiomas estão em ótimo momento para investir, já que a demanda por cursos de línguas estão crescendo. A rede da KNN Idiomas, por exemplo, cresceu em 380% entre 2017 e 2018 e 47% no ano passado, em plena pandemia.

E aí, entendeu o que é e como funciona uma franquia? Sugerimos que confira também porque uma franquia de idiomas é um ótimo investimento para começar a empreender!

LEIA TAMBÉM:

Descubra o que está incluso no Investimento Inicial de uma KNN Idiomas

ESPECIAL: Como Abrir uma Franquia de Sucesso em 7 Etapas

Branding de Franquia: Como Fazer a Melhor Gestão de Marca

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.