Como escolher a melhor franquia em 2021

Como escolher a melhor franquia em 2021

Investir em franquias se tornou uma ótima opção para quem quer empreender e ter um bom retorno financeiro no futuro, uma vez que esse mercado cresce mais a cada dia.

De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor de franquias movimentou mais de R$186 bilhões só no ano passado em 2,8 mil redes e teve um aumento de 6,9% em relação ao ano anterior. 

Apesar desse dado animador, é preciso ter cautela ao escolher uma franquia, pois é necessário entender alguns fatores que podem influenciar no sucesso da jornada, como o modelo de negócios, o mercado de atuação, valor do investimento inicial, sinergia com o perfil do empreendedor, ponto de equilíbrio, dentre outros.

Tendo em vista esse cenário, preparamos uma lista com 6 cuidados que são necessários ao investir em uma franquia. Confira a seguir!

Escolha um ramo de atuação

Sem dúvida alguma, o investimento em franquias envolve, antes de mais nada, escolher um ramo de atuação. Hoje, podemos dizer que existe para todos os gostos, ou seja, o mercado de franquias não se limita somente a alguns setores da economia, assim como acontecia há alguns anos.

A primeira coisa a ser feita é refletir sobre determinados questionamentos relacionados a esse ponto. Alguns deles são:

  • Em qual ramo de atuação eu me identifico trabalhando?
  • Que tipo de franquia combina mais com a minha experiência profissional?
  • Quais são os mercados que estão em alta?

Com a resposta para essas perguntas, você já terá em mãos uma boa base para escolher quais são os possíveis ramos de atuação que são bons candidatos para começar a empreender, levando em consideração a sua experiência e as oportunidades no mercado atual.

Pesquise pelas marcas

Nos dias de hoje, existem mais de 2.800 marcas de franquias espalhadas pelo Brasil! É muita coisa, não é mesmo? Por isso, nada melhor do que começar a pesquisar sobre cada uma que está presente no ramo que você deseja atuar para entender melhor a realidade delas.

A ideia aqui é que você entenda a força de cada marca, o seu espaço no mercado, além de saber mais sobre o seu modelo de operação. Essa pesquisa é muito importante para encontrar franquias que tenham um potencial de crescimento e que também se encaixem nas expectativas e no perfil do empreendedor.

Além disso, tal pesquisa pode ajudá-lo a começar a entender sobre qual é o seu custo-benefício e a quantidade de esforço que será necessário para fazer o seu modelo rodar!

Faça um estudo de mercado

Por mais que você escolha um mercado que tenha sinergia com a sua trajetória profissional e que conheça muito bem como são as suas dinâmicas de funcionamento, é importante que haja o cuidado de fazer um estudo focado em entender melhor as suas fraquezas e também as suas oportunidades.

Dessa forma, é possível estar ainda mais preparado para assumir a responsabilidade de estar à frente de uma unidade da franquia, pois será muito mais fácil se antecipar a qualquer mudança que apareça no meio do caminho e continuar focando nos resultados.

Procure mais sobre a reputação da empresa

Outro cuidado que deve ser tomado é relacionado à reputação da empresa no mercado. É importante pesquisar mais sobre o seu histórico, afinal, ninguém se sente seguro fazendo negócio com uma franquia que seja duvidosa, não é mesmo? 

A boa notícia é que, nos dias de hoje, é bem mais fácil verificar essa questão. Temos as redes sociais e outros portais que ajudam a entender quais são os problemas e reclamações recentes sobre a franquia, basta apenas fazer uma rápida pesquisa. 

Mais do que isso, é importante entender como foi o direcionamento da franquia para resolver esses conflitos. Sabemos que nenhum negócio é perfeito, logo, é impossível não haver reclamações. No entanto, basta analisar se a resolução dos casos pela empresa foi coerente.

Verifique os resultados da empresa

Se tem uma coisa que não há discussão atualmente, principalmente quando o assunto é investir em franquias, são os resultados e números alcançados pela franquia na sua trajetória até o momento. Então, nada mais pertinente do que buscar por esse tipo de informação para tomar a sua decisão.

Afinal, sabemos que um negócio vai bem quando apresenta resultados satisfatórios em relação a muitos fatores que influenciam o seu sucesso, como o número de vendas e de clientes satisfeitos, quantidade de unidades abertas da franquia pelo país, faturamento, dentre outros.

Portanto, ao fazer a negociação, solicite esses dados e não se esqueça de comparar com o seu mercado de atuação como um todo. Assim, você poderá ter uma noção se a franquia é próspera ou não!

Converse com outros franqueados

Por fim, a nossa última dica é que você procure outros franqueados para saber a sua opinião sobre o trabalho com a franquia, além de obter outros feedbacks sobre como está andando essa parceria. 

Afinal de contas, nada melhor do que entender a realidade de quem já está trabalhando com esse tipo de negócio para ajudar a tomar a decisão de investir em franquia, não é mesmo? O ideal é que você procure por franqueados e encontre a melhor maneira de entender se vale a pena investir o seu tempo e dinheiro no ramo.

Há muitas maneiras de fazer isso, seja batendo um papo por telefone, iniciando uma breve conversa por e-mail, fazendo chamadas por vídeo, dentre outras opções. Além disso, muitas franquias contam com casos de sucesso em seu portfólio, e ter o conhecimento sobre isso também é importante, pois pode ajudá-lo a entender mais sobre esse tipo de empreendimento.

Agora que você já conhece alguns cuidados que devem ser tomados ao investir em franquias, destacamos aqui que há ótimas oportunidades no mercado de escolas de idiomas, uma vez que este é um setor que continua crescendo no Brasil.

Se você se interessou por essa possibilidade, sugerimos que conheça a realidade da KNN Idiomas, uma franquia que vem apresentando os melhores resultados do Brasil e pode ser a melhor escolha desse momento.

Saiba mais sobre o modelo de negócio da KNN!

Atualmente somos uma das quatro maiores redes de idiomas de todo o Brasil, com mais de 500 escolas por todas as regiões e 160 mil alunos.

Sem cobrança de royalties

Em nosso modelo de negócio o franqueado fica com 100% do valor das mensalidades dos seus alunos, sem letras miúdas ou taxas escondidas. O negócio é bem simples e claro: o aluno paga a mensalidade para o franqueado e compra o material didático da KNN Brasil.

Retorno rápido do investimento

Nossa característica comercial propicia que novos franqueados atinjam o ponto de equilíbrio e obtenham retorno do investimento em um tempo inferior à média do mercado. O prazo médio estimado para ponto de equilíbrio é de até 6 meses, atingindo retorno do investimento num prazo que pode variar entre 12 e 18 meses.

Método único, exclusivo para quem fala português

Para crescer como crescemos, o primeiro requisito é ter um produto realmente muito bom. Nosso método é único e foi desenvolvido especialmente para falantes da língua portuguesa. Aceleramos o que é naturalmente fácil para o brasieiro e simplificamos o que costuma ser difícil, trabalhando conversação desde a primeira aula. Desta forma o aluno evolui rápido e demonstra um alto grau de satisfação já nos primeiros dias.

Processo comercial sem igual

A gente não espera o cliente bater na porta e isso é o que nos difere da multidão. Aqui o comercial é tratado como ciência, com estratégias criadas e testadas para angariar clientes em praticamente qualquer lugar, em todos os tipos de cidade, através de ações on-line e off-line extremamente efetivas.

Quer saber mais?

Entre em contato com a gente e tire todas as suas dúvidas!

LEIA TAMBÉM:

VÍDEO: Alunos da KNN falam sobre a experiência de estudar em nossas escolas

Entenda como funciona a Lei de Franquias na prática

Vale a pena empreender com uma franquia de idiomas?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.