5 Características que Todo Empreendedor Deve Ter

4 minutos para ler

Saiba quais são qualidades fundamentais que alguém que é dono de seu próprio negócio precisa ter para ter sucesso.

Um empreendedor sabe inovar, aproveitar oportunidades e avaliar riscos. Ele sabe aonde quer chegar e o que terá que fazer para alcançar seu objetivo. Por isso, o empreendedorismo é essencial para o crescimento econômico de um país — e no Brasil não é diferente.

Em 2018, segundo dados de um estudo da consultoria McKinsey, 39% da população economicamente ativa do país é empreendedora, ou seja, dona do próprio negócio. Mesmo sendo um caminho trabalhoso e, com frequência, atribulado, o mercado de empreendedorismo tende a tornar-se cada vez mais relevante.

Contudo, para empreender não é apenas necessário ter a ambição e o capital para iniciar seu negócio. Para obter sucesso no empreendimento, algumas características pessoais são indispensáveis. Quer saber qual o perfil de um empreendedor? Continue a leitura!

1 – Ter iniciativa

Um empreendedor sabe que de nada vale uma ótima ideia se ela não se transforma em uma ação. É preciso conhecer muito bem o mercado e saber quando dar o primeiro passo. Afinal, algumas oportunidades não se apresentam mais de uma vez — e um bom empreendedor sabe quando agarrá-las. Ademais, ele conhece os problemas e as dores do público que busca atingir e entende que poderá lucrar com a apresentação de uma resolução eficiente.

2 – Ser persistente

Às vezes, uma empreitada não obtém sucesso da primeira vez — essa é a realidade do empreendedorismo. Por isso, o empreendedor deve ser capaz de superar obstáculos e seguir em frente, sempre aprendendo com as experiências prévias. A capacidade de recalcular riscos, replanejar e tentar novamente é, portanto, crucial para quem deseja ser dono de seu próprio negócio.

3 – Ser um ótimo em planejar

O êxito de uma empresa depende, em grande parte, do planejamento de metas e estabelecimento de um plano de negócios eficiente. A falta de programação pode fazer com que o empreendedor, cercado por demandas constantes e inesperadas, foque em tarefas pequenas e irrelevantes. Assim, é necessário que o dono de um negócio tenha a capacidade de priorizar suas obrigações e adequar seus planos à mudanças externas.

4 – Ser um bom líder e um especialista em pessoas

Uma pesquisa realizada pela consultoria BambooHR confirmou que 44% dos empregados pedem demissão por conta de seus chefes. Saber liderar pessoas é um diferencial que muitas vezes não recebe a devida atenção, mas ainda que o empreendedor seja o patrão e o idealizador de seu negócio, é impossível fazer tudo sozinho.

Por isso, é preciso que o empreendedor entenda a importância de valorizar quem trabalha para ele. Assim, ao empreender, é preciso ter a habilidade de inspirar seus funcionários e influenciá-los de maneira positiva. Além disso, um líder também deve ser capaz de dividir responsabilidades e gerenciar os processos de sua empresa.

5 – Ter autoconfiança

Apesar de ser a última característica, não significa que seja menos importante — muito pelo contrário! Nenhuma das habilidades citadas terá muita importância se você não acreditar em si mesmo. Ainda que possa parecer um clichê, é necessário ter coragem e confiar em você para concretizar o sonho de empreender.

Esses atributos são essenciais para o sucesso de um empreendimento, mas se você sente que ainda não os possui, não entre em pânico! Ainda que a vontade de empreender não possa ser aprendida, as competências que mostram qual o perfil de um empreendedor podem, sim, ser desenvolvidas.

E você? Tem o sonho de ser dono do próprio negócio? Quais características você já identifica em sua personalidade? Compartilhe sua resposta deixando um comentário neste artigo!

NÃO TEM TODAS ESSAS CARACTERÍSTICAS? NÃO TEM PROBLEMA!

Hoje em dia há modelos de negócios que facilitam muito a vida de quem não tem um perfil empreendedor, mas ainda sim possuem vontade de abrir um negócio próprio.

Franquias, por exemplo, são um ótimo exemplo disso.

Através do suporte e treinamento prestado oferecido por uma franqueadora, quem não nunca teve experiência com empreendedorismo consegue facilmente trilhar este caminho.

Experimente entrar em contato conosco e tirar todas as suas dúvidas sobre nosso modelo de negócio, que é único no Brasil.

REDAÇÃO KNN

LEIA TAMBÉM:

10 Livros essenciais que todo EMPREENDEDOR PRECISA LER

4 Fatos essenciais que você precisa saber para montar seu negócio do ZERO

FRANQUIA LUCRATIVA x FRANQUIA BARATA: saiba como identificar o investimento certo

Posts relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.