Afinal, como calcular o retorno financeiro de uma franquia?

Afinal, como calcular o retorno financeiro de uma franquia?

Ao investir em uma nova franquia, avaliar os valores de ROI (return over investment, ou retorno do investimento da franquia) é uma parte importante do processo. Afinal, além de recuperar seu dinheiro, você também precisa garantir que seu negócio seja sustentável a longo prazo.

Como todos os setores, as franquias têm seus próprios conjuntos de termos. Entender como as empresas funcionam é crucial para o sucesso; mesmo em pequenas empresas administradas por uma única pessoa, é importante conhecer esses termos. Mas, calcular o ROI de uma franquia é diferente de uma empresa independente? Veja a seguir!

ROI desmistificado

Os modelos de retorno do investimento aumentaram em popularidade e são usados ​​como guias para atender às crescentes demandas dos investidores. Comumente chamado de “ROI”, tais modelos medem a eficiência financeira das oportunidades, comparando a quantidade de capital gerado pela oportunidade com a quantidade investida nela.

Devido aos efeitos do tempo no valor, os modelos mais avançados de ROI levam em consideração o tempo dos fluxos de caixa em seus cálculos. Embora cada um possua seu próprio conjunto individual de pontos fortes e fracos, são benefícios e armadilhas gerais para o retorno da análise de investimento.

A fórmula mais simples utilizada é:

ROI = TOTAL DE GANHOS – TOTAL DE GASTOS / TOTAL DE GASTOS * 100

Pontos negativos do ROI

Embora os modelos de ROI usem fluxos de caixa e custos esperados em seus cálculos, eles não levam em consideração a probabilidade desse retorno acontecer. Além disso, os modelos que fornecem uma medida exclusivamente financeira não conseguem descrever os aspectos intangíveis de uma oportunidade.

Se o ROI não for entendido adequadamente, também poderá, em alguns casos, levar os investidores a favorecer oportunidades menos atraentes. Um investidor que depende exclusivamente do modelo de taxa de retorno, por exemplo, favorece um investimento de R$10 que geraria R$20 no primeiro ano (100% de ganho), em vez de um investimento de R$100 que geraria R$150 durante esse período (50% de ganho).

Pontos positivos do ROI

Os modelos de ROI servem como métricas padronizadas para medir a eficiência financeira das oportunidades de investimento. Eles são comumente usados ​​e podem ajudar a descrever uma oportunidade para outras pessoas. Devido à variedade desses modelos, os investidores podem selecionar um que melhor se adapte às suas metas. Eles também servem como ponto de comparação entre diferentes investimentos.

Normalmente, calcular um ROI é direto e intuitivo. Quando você investe no mercado de ações, por exemplo, sabe a quantia que pagou pela ação. Seu retorno geralmente é uma combinação de dividendos que você recebe enquanto mantém as ações, além de qualquer valorização das ações no momento da venda.

Esse é um exemplo de investimento passivo, onde você investe dinheiro, mas não uma quantidade significativa do seu tempo. Nesse caso, o ROI que espera receber aumenta com a quantidade de dinheiro investido e o risco do investimento. Uma taxa de mais de 12% para um investimento passivo é geralmente considerado excelente.

A diferença para franquias

Comprar um negócio de franquia raramente é um investimento passivo. Quase todas as franquias exigem que seus proprietários invistam tempo e talento nos negócios, além de seus fundos. Assim, um ROI de franquia é mais difícil de calcular, porque essa parte do investimento inicial (tempo/esforço) não pode ser quantificada.

E como os proprietários de franquias estão investindo tempo, esforço e dinheiro, eles devem esperar um ROI mais alto do que esperariam em um investimento passivo. A maioria dos novos negócios passa por uma fase de inicialização, e durante esse período, eles perdem dinheiro por um tempo antes de se tornarem lucrativos.

Essa curva de crescimento inicial é geralmente bastante acentuada. Para a maioria das empresas, leva de 2 a 3 anos para o negócio amadurecer. Por esse motivo, quando analisamos um ROI de franquia, analisamos os números de receita a partir do terceiro ano de operação. Isso nos ajuda a medir com mais precisão o retorno anual médio que a empresa provavelmente produzirá.

Os modelos de retorno do investimento são ferramentas poderosas, embora incompletas, para analisar e avaliar oportunidades. Você deve entender o modelo específico e suas limitações.

Ao avaliar uma oportunidade, certifique-se de avaliar a probabilidade do fluxo de caixa corresponder às suas previsões, medir os pontos fortes do investimento e incluir uma análise qualitativa de quaisquer benefícios (aceitação do produto pelo mercado, por exemplo) e custos intangíveis.

Avaliação de um ROI de franquia

Comece observando o retorno do capital investido. Procure um ROI em seu investimento de capital que caia na faixa de 15% ou mais. Em outras palavras, para cada R$100.000 de capital investido, procure obter pelo menos R$15.000 por ano em retornos.

Calcular um retorno razoável do seu investimento de tempo é mais difícil, porque muitas variáveis ​​estão envolvidas. Comece atribuindo um valor ao seu tempo. Quanto você está acostumado a ganhar em troca das horas de trabalho?

Por exemplo, se puder negociar facilmente seu tempo por R$60.000 por ano em salários/receitas, essa é uma maneira razoável de avaliar seu investimento em tempo integral/esforço. Procure uma empresa que possa fornecer algum aumento no retorno desse investimento do seu tempo. Lembre-se de considerar no cálculo todos os custos fixos e variáveis do novo negócio, como:

  • aluguel do imóvel e impostos;
  • móveis e equipamentos de escritório;
  • despesas básicas (internet, energia, água, limpeza);
  • funcionários e treinamentos;
  • capital de giro, estoque, divulgação, etc.

Antes de concluir sua análise do retorno de investimento da franquia, considere os atributos de estilo de vida. Por exemplo, a empresa permite maior flexibilidade em sua programação? Esse benefício de estilo de vida pode significar mais tempo com sua família ou hobbies.

Esses fatores podem ser valiosos para você, mas são difíceis de quantificar em reais. Por isso, não se esqueça de considerá-los em sua decisão.

Como nota final, procure oportunidades que atinjam níveis lucrativos e maduros em um prazo mais curto do que o padrão de três anos. Com uma franquia da KNN, você atinge esse nível dentro de alguns meses com 40% de rentabilidade! Além de receber todo suporte, ferramentas e uma metodologia comprovada para garantir seu sucesso. Faça a melhor escolha para seu futuro agora.

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