6 Dicas para não cair em ciladas no segmento de franquias

6 Dicas para não cair em ciladas no segmento de franquias

Será que vale a pena investir em uma franquia barata? Muitas vezes, aquele velho ditado que diz que “o barato sai caro” pode ser uma boa resposta para essa pergunta. Obviamente, essa é uma resposta pronta muito simplista e um tanto quanto exagerada, pois não é correto generalizar esse questionamento.

O fato é que é necessário considerar algumas questões antes de fazer a escolha de uma franquia que seja um pouco mais em conta quando comparada às outras, principalmente levando em consideração qual é o seu real custo-benefício. Somente assim será possível avaliar essa questão de forma precisa.

Por isso, preparamos aqui algumas dicas que vão lhe ajudar a analisar o custo-benefício do negócio no momento de investir em uma franquia barata. Confira!

1. Conheça as leis do franchising

O primeiro passo é nada mais, nada menos que buscar o entendimento sobre como funcionam as leis do franchising. Mesmo que nem todos gostem de ficar estudando a legislação e acreditem estar lidando com uma burocracia, é importante tomar esse conhecimento para si a fim de entender a questão do custo ao realizar esse investimento.

Destacamos que, dentro dessas leis, há algumas partes que falam sobre a questão financeira, principalmente no que diz respeito às taxas de royalties, que varia muito de franquia para franquia. 

Por isso, ao conhecer as leis do franchising, será possível saber realmente se você estará investindo em uma franquia barata.

2. Verifique a reputação da franquia

Outro ponto importante está em verificar qual é a reputação da franquia no mercado, visto que, por mais que o seu investimento seja barato, é muito complicado começar um negócio utilizando uma marca que não é bem falada por todos

Muitas vezes não compensa avançar com a negociação, pois será difícil reverter uma imagem manchada, ainda mais no começo do empreendimento. Há diversas maneiras de conseguir ter uma noção de como é essa reputação. A principal delas é recorrer à internet para realizar pesquisas sobre o que as pessoas estão falando nas mídias sociais e em outros portais.

É possível também procurar por notícias para entender se a franquia está com uma imagem boa ou não. É muito importante fazer essa pesquisa, visto que, conforme falamos no início dessa dica, qualquer escolha errada pode custar caro no futuro, mesmo que seja uma franquia barata.

3. Entenda o treinamento e o suporte oferecido

Uma das grandes vantagens de investir em uma franquia está justamente no suporte que é oferecido ao longo do tempo para o franqueado, algo que é comum nesse tipo de negócio. Afinal, o seu papel será de reproduzir um modelo já existente na sua realidade.

Por isso, é essencial que haja treinamentos e um bom suporte ao longo dessa parceria. Pode parecer apenas um detalhe, mas grande parte do sucesso do negócio depende disso, portanto, é uma questão que se deve ter uma atenção redobrada.

Com esse cenário, é preciso tomar cuidado com a franquia barata que não oferece um bom treinamento para os seus franqueados, visto que muitas acabam encontrando esse caminho para que a sua aquisição seja um preço mais em conta.

4. Analise o retorno financeiro

De nada adianta investir em uma franquia barata se ela não fornece um retorno financeiro satisfatório. Ou seja, por menor que seja o investimento realizado, dificilmente esse dinheiro será recuperado no futuro em um tempo que seja satisfatório.

Então, quando chegar no momento de negociar com a franquia, a sugestão é que seja solicitado um relatório ou demonstrativo dos resultados recentes do negócio. Nesse sentido, é interessante analisar os números de diferentes maneiras, tanto a nível global quanto local, além do seu ponto de equilíbrio.

Dessa forma, o entendimento sobre o lucro real do negócio será algo muito mais claro para quem quer investir, o que ajuda a decidir se vale a pena ou não comprar aquela franquia.

5. Visite uma unidade da franquia

Outra dica interessante é ver com os próprios olhos como é a realidade da franquia em operação. Isso pode ser feito de maneira muito simples: realizando uma visita em uma das unidades, que pode ser a que está mais próxima de você.

Nessa visita, o indicado é que você se atente para desenvolver 2 olhares. O primeiro deles é o olhar de empresário, que verifica detalhes relacionados à gestão, modelo de negócio, preparo dos funcionários, modelo de atendimento, organização, dentre outras questões importantes.

Já em relação ao segundo olhar, a sugestão é que você se coloque no lugar do consumidor e reflita se o padrão de atendimento é excelente, se satisfaz as suas necessidades e realmente ajuda a encontrar o que está procurando, pois quando começar a empreender uma dessas unidades, terá que lidar com o desafio de entregar ao cliente o que ele precisa.

6. Converse com outros franqueados

Por fim, a nossa última dica é algo bem prático: converse com os franqueados que já tocam uma operação da franquia para saber se vale mesmo a pena investir nesse negócio. Afinal, nada melhor do que ouvir como é empreender um negócio de quem já está sentindo isso na pele, não é mesmo?

Essa conversa pode acontecer de diversas maneiras, seja visitando a própria franquia, conforme mencionamos na dica acima, ou também por e-mail, telefone e até mesmo por videoconferência.

Independentemente da maneira escolhida, a ideia é tentar encontrar opiniões sinceras desses franqueados e entender se realmente vale a pena investir dinheiro na franquia e começar uma aventura empreendedora. Lembre-se de que o tempo deles é curto, então, é preciso se comunicar de maneira eficiente e assertiva.

Para finalizar, queremos reforçar aqui que todos esses cuidados mencionados nas dicas acima são importantes para tomar a decisão certa. Considerar todos esses pontos junto a uma boa dose de paciência, sem dúvida alguma, será muito mais fácil investir em uma franquia barata e encontrar um bom custo-benefício e sucesso nessa empreitada.

Agora que já conhece as melhores dicas para investir em uma franquia barata, a nossa sugestão é que você conheça os modelos de negócios da KNN Idiomas: a franquia de idiomas que mais cresce atualmente no Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.