5 Pontos definitivos para avaliar uma franquia

5 Pontos definitivos para avaliar uma franquia

O mercado de franquias cresce a cada ano e por isso, se você se interessa em entrar nessa onda de crescimento, é preciso saber como avaliar uma franquia para fazer a escolha certa.

Associação Brasileira de Franchising (ABF) ainda não divulgou os dados consolidados de 2021, mas, ao longo do ano que passou, nos levantamentos periódicos, é possível observar diversos movimentos positivos neste segmento.

Há muitas vantagens em se investir em uma franquia, principalmente quando a marca já é consolidada, e o plano de negócios e sua operação também já são maduros, com uma boa posição no seu mercado de atuação. Junto a isso, há também o perfil do empreendedor, que precisa estar alinhado à maneira de trabalho proposta.

Então, preparamos uma lista com 5 fatores que você precisa avaliar ao optar por empreender dentro de uma franquia. Confira quais são eles.

1. Suporte ao franqueado

Saber como avaliar uma franquia envolve, antes de qualquer coisa, entender como é a relação do franqueado com os franqueadores. Afinal, será um mundo totalmente novo para quem começa a empreender, em que haverá muitas dúvidas, incertezas e até medos.

Por isso, é importante entender qual é o suporte oferecido para o franqueado nessa fase de adaptação, em que os desafios são maiores. Estamos falando desde treinamentos constantes até um canal de comunicação em que é possível tirar dúvidas e tratar urgências.

Tenha em mente que uma boa franquia não está preocupada somente em vender mais uma unidade do seu negócio, mas também em ajudar os franqueados a crescerem com o seu nome e a sua marca.

2. Crescimento nos últimos anos

Uma prática pertinente para avaliar se um negócio é lucrativo ou não está em analisar como foram os seus resultados nos últimos anos. Isso vale para qualquer mercado, desde franquias que trabalham com alimentos até as que oferecem aulas de inglês, por exemplo. 

Então, antes de optar por seguir o modelo de uma franquia, a dica é que você estude os resultados dos anos anteriores, principalmente os números que representam o seu crescimento nos meses mais recentes.

Com essa análise, é mais do que possível entender o quão certo será entrar nessa empreitada, visto que as franquias que mostram um crescimento relevante tendem a ser mais bem-sucedidas.

O ideal aqui é que você tenha um olhar crítico para entender se os números são realmente satisfatórios. Além disso, é necessário ter plena consciência de que a franquia não trabalha sozinha; será preciso muito trabalho e dedicação para acompanhar o seu ritmo de crescimento.

3. Posicionamento da marca

Entender o posicionamento da marca também é essencial para saber como avaliar uma franquia, principalmente se ela se encaixa com o seu perfil e maneira de trabalho ou não. Afinal, de nada adianta escolher um negócio que seja lucrativo mas que não tenha sinergia nenhuma com o empreendedor.

Por mais que os números sejam bons, é preciso que a natureza da franquia agrade o franqueado, que haja uma motivação para fazer com que os resultados apareçam. Caso contrário, será somente um fardo a ser carregado.

Isso pode ser descoberto ao analisar como é o posicionamento da marca. O indicado é entender os valores e a cultura da marca e como ela se apresenta para os clientes. Entendendo muito bem essa parte, é possível avaliar se há esse chamado para prosseguir com a parceria de negócio.

4. Modelo de negócios

Outro ponto interessante é avaliar se o modelo de negócios se adequa ao seu ritmo e pensamento de trabalho. Afinal, quando se compra uma franquia, para ter sucesso é preciso seguir o seu modelo de negócio, bem como seguir a sua cartilha para fazer a operação rodar.

Então, caso o empreendedor tenha alguma incompatibilidade com esse ponto, dificilmente conseguirá desenvolver um trabalho de forma fluída e tranquila. Por isso, é importante estudar muito bem todo o seu funcionamento para conseguir entender se é um tipo de negócio que realmente faz sentido colocar a sua energia e sua dedicação.

Por exemplo, uma pessoa que não gosta muito de falar pelo telefone dificilmente se daria bem em um modelo de negócios em que é preciso fazer reuniões virtuais com os clientes para vender um produto, certo?

5. Opinião de outros franqueados

Por fim, não poderíamos deixar de citar aqui que a opinião de outros franqueados também indica se uma franquia pode ser uma ótima escolha ou não. Afinal, nada melhor do que escutar quem já está vivendo uma experiência com aquele tipo de negócio e mercado para entender como é a sua realidade.

Portanto, tente encontrar contatos que já façam parte da franquia e procure ter uma conversa franca com eles, entendendo os pontos positivos e negativos de entrar nesse barco. Muitas franquias até disponibilizam esses contatos para que empreendedores possam fazer a consulta livremente antes de tomar a decisão.

Agora que você já sabe alguns dos pontos que precisa considerar no momento de escolher uma franquia para empreender, sugerimos fortemente a escolha de uma franquia de ensino de idiomas, principalmente por ser um mercado que demonstrou ter bons números nos últimos anos, estando em alta já faz um tempo, pois cada vez mais as pessoas querem aprender uma segunda língua.

Além disso, é um modelo de negócio que já tem boa experiência no mercado, com uma operação consolidada, o que facilita a vida do empreendedor. A sua única preocupação será fazer com que as coisas sigam o fluxo normal de trabalho proposto pela franqueadora. 

Sabendo que avaliar uma franquia é o primeiro passo para entrar nesse mercado, o indicado agora é que você comece a pesquisar e a estudar os modelos que se encaixam melhor ao seu estilo de trabalho e maneira de empreender. Além de ser lucrativo, a ideia é que empreender uma franquia também seja algo divertido e satisfatório!

Gostou dessas dicas sobre como avaliar uma franquia? O que acha de entrar em contato conosco, falar com um de nossos especialistas sobre o mercado de ensino de idiomas e entender se esse modelo é para você? Clique aqui para saber mais!

Conheça a Franquia KNN

Atualmente somos uma das quatro maiores redes de idiomas de todo o Brasil, com mais de 500 escolas por todas as regiões e 160 mil alunos.

Sem cobrança de royalties

Em nosso modelo de negócio o franqueado fica com 100% do valor das mensalidades dos seus alunos, sem letras miúdas ou taxas escondidas. O negócio é bem simples e claro: o aluno paga a mensalidade para o franqueado e compra o material didático da KNN Brasil.

Retorno rápido do investimento

Nossa característica comercial propicia que novos franqueados atinjam o ponto de equilíbrio e obtenham retorno do investimento em um tempo inferior à média do mercado. O prazo médio estimado para ponto de equilíbrio é de até 6 meses, atingindo retorno do investimento num prazo que pode variar entre 12 e 18 meses.

Método único, exclusivo para quem fala português

Para crescer como crescemos, o primeiro requisito é ter um produto realmente muito bom. Nosso método é único e foi desenvolvido especialmente para falantes da língua portuguesa. Aceleramos o que é naturalmente fácil para o brasieiro e simplificamos o que costuma ser difícil, trabalhando conversação desde a primeira aula. Desta forma o aluno evolui rápido e demonstra um alto grau de satisfação já nos primeiros dias.

Processo comercial sem igual

A gente não espera o cliente bater na porta e isso é o que nos difere da multidão. Aqui o comercial é tratado como ciência, com estratégias criadas e testadas para angariar clientes em praticamente qualquer lugar, em todos os tipos de cidade, através de ações on-line e off-line extremamente efetivas.

QUER SABER MAIS?

Entre em contato com a gente e tire todas as suas dúvidas!

LEIA TAMBÉM:

Escolhendo a metodologia certa para sua escola de idiomas

Como escolher a melhor franquia em 2021

Entenda como funciona a Lei de Franquias na prática

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.