5 Fatos sobre franquias que você precisa considerar!

5 Fatos sobre franquias que você precisa considerar!

Antes de entrar de cabeça nesse setor, leve em conta esses diferenciais competitivos.

Muitas pessoas enxergam no empreendedorismo um grande caminho para seguir suas vidas. Então, é normal o crescimento da procura por modelos de negócios que passem certa segurança. É essa motivação que nos faz querer falar um pouco mais do modelo de franquias no post de hoje. Será que essa é uma possibilidade de investimento seguro?

O fato é que a constante expansão do mercado de franquias pelo Brasil já é realidade. Segundo a ABF (Associação Brasileira de Franchising), o mercado de franquias fatura bilhões anualmente no setor econômico. Com essa informação, percebe-se o quanto esse tipo de negócio cresceu nos últimos anos, sendo cada vez mais buscado por empreendedores e investidores de diversos perfis.

Portanto, para mostrar que esse modelo é realmente seguro, preparamos uma lista com 5 vantagens para você entender melhor. Confira!

1. Não é preciso reinventar a roda

A primeira vantagem está simplesmente no fato de que não será preciso reinventar a roda, ou seja, o empreendedor não começa totalmente do zero. Afinal, o modelo de franquia já conta com uma marca no mercado, bem como um modelo padrão de operação e processos.

Isso diminui muito os riscos que naturalmente qualquer negócio gera ao nascer, além de poupar um bom tempo em pontos como a idealização do negócio, estudos de mercado, lançamento de produto, realização de testes, correções, dentre outras tarefas.

No modelo de franquias, tudo isso já foi realizado e deu tão certo que os empreendedores que testaram tudo isso disponibilizaram o modelo para que outros possam empreender seguindo a mesma linha.

Os próximos tópicos a seguir falam muito dessa questão com uma visão mais detalhada de cada particularidade que traz mais segurança para esse tipo de empresa.

2. Oferecimento do suporte da franqueadora

Quando se está empreendendo um negócio, é preciso adquirir e desenvolver alguns conhecimentos e habilidades que são essenciais para a sobrevivência do negócio, tais como Vendas, Marketing, Finanças, Gestão, etc.

Se optar por empreender uma franquia, você ganhará alguns passos nesse caminho. Afinal, levará consigo todo o conhecimento do mercado e os conhecimentos que listamos acima através do know-how do franqueador!

Ou seja, se a franquia que você escolher for de alta qualidade, ela lhe proverá todo o suporte, desde os primeiros passos no momento de abrir a franquia até toda a sua vida útil com esse negócio, quando a sua operação estiver a todo vapor!

3. Uma boa experiência de mercado

Se você é um empreendedor inexperiente ou então que possui um perfil mais conservador, que não quer correr riscos muito altos, certamente uma franquia é o que está procurando para iniciar essa jornada ou fazer um bom investimento.

Afinal, conforme já falamos anteriormente, grande parte das franquias já é um modelo de negócios testado, validado, provado e aprovado dentro do seu mercado de atuação. Isso também mostra o quanto a empresa é bem aceita pelo seu público consumidor, além de ter ciência dos seus erros e acertos ao longo da sua trajetória.

E a grande vantagem disso tudo é que o franqueado herdará toda essa experiência, um modelo de gestão que foi melhorado ao longo do tempo conforme a atuação da franquia no mercado, sem contar a força da marca, não é mesmo?

Então, podemos dizer que as franquias são, sim, um investimento seguro, e também uma grande oportunidade para conseguir facilmente algo que é almejado por muitos: obter sucesso no tão sonhado mundo do empreendedorismo.

4. Reconhecimento da marca

Reforçamos aqui que muitas franquias possuem uma marca reconhecida pelo seu mercado consumidor. Ou seja, existem potenciais clientes que já sabem que a empresa existe e que possuem uma certa avaliação do produto ou serviço oferecido.

Obviamente que nem todos os consumidores serão fãs da marca ou tiveram uma experiência satisfatória, mas por outro lado, pode ter certeza de que existem muitas pessoas que gostam da marca e até se comportam como embaixadoras perante sua família e amigos.

Apenas o fato de a marca ser conhecida pelo mercado já é um grande avanço e garante um mínimo de retorno possível, pois os consumidores a conhecem, o que poupa esforços nesse sentido, sendo possível começar muito à frente quando comparamos com outros negócios.

Tudo isso que falamos até agora só mostra o quanto uma franquia é um investimento seguro não somente em sua operação, mas também no quanto o mercado reconhece a presença de uma empresa no seu mundo.

5. Presença de um contrato

Por fim, o último motivo que listamos para mostrar o quanto uma franquia é um investimento seguro é simplesmente a necessidade da assinatura de um contrato para a aquisição do negócio.

Ou seja, é um acordo que tem o mínimo de embasamento possível, respaldado na lei brasileira. Claro que somente o contrato não garante por si só todo o sucesso que você almeja, mas com ele é possível ter uma certa clareza de como funciona o acordo entre ambas as partes (franqueador e franqueado).

Por isso, é importante que você faça uma análise do contrato e verifique se é algo que contempla as suas exigências e a maneira que pretende trabalhar daqui pra frente. Não se esqueça de que essa é uma das partes mais importantes da decisão de prosseguir empreendendo com uma franquia.

Além do contrato e de tudo o que falamos acima, mostrando que uma franquia é um investimento seguro, é preciso escolher também qual tipo de franquia você deseja abrir. Afinal, existem diversas delas no Brasil e no mundo.

Portanto, antes de dar esse passo adiante, não deixe de verificar também com qual tipo de negócio você mais se identifica ou possui mais experiência, independente se isso está ligado ao tipo de operação da franquia ou ao setor em que ela está inclusa.

CONHEÇA A FRANQUIA KNN

KNN é a franquia de escolas de idiomas que mais cresce no Brasil, de acordo com o jornal Folha de S. Paulo e a Associação Brasileira de Franchising (ABF).

A rede já se prepara para finalizar 2021 alcançando a marca de 800 unidades em todos os estados do Brasil. Este ano, a franquia reforçou seus investimentos em marketing contratando o ator Reynaldo Gianecchini para estrelar suas novas campanhas

Atualmente entre 50 maiores franquias do país e entre as cinco maiores do seu segmento, a KNN projeta ser a maior do segmento de idiomas até 2023. 

Também oferecendo suporte vitalício e sem cobrança de royalties, KNN apresenta um modelo de negócios inovador e único no Brasil, com um sistema comercial que permite matrículas o ano inteiro.

Caso queira saber mais, entre em contato com a gente e seja KNN!

LEIA TAMBÉM

Qual a Lucratividade de uma Franquia de Idiomas?

CASES KNN | “Eu chorei a primeira vez que vi a metodologia em prática”, conta a franqueada Roberta Abreu

Franquias Custo-Benefício dominam o mercado – Descubra por quê!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.