5 ERROS MAIS COMETIDOS antes de ABRIR UM NEGÓCIO

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A consultoria de negócios da KNN Brasil aponta as principais falhas de quem decide abrir seu próprio negócio sem ter experiência.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), após cinco anos de funcionamento, somente empreendedores – mais precisamente 4 entre 10 – continuam com seus negócios em pé. Ou seja: falir é muito mais comum do que você imagina.

A falta de experiência com administração e gestão do empreendedor é um fator determinante no sucesso de uma nova empresa. Falta de planejamento, má gestão de fluxo de caixa, entre outros fatores podem resultar em uma sentença de morte para o sonho de trabalhar pra si mesmo.

A KNN Idiomas dentro de seu papel como franqueadora oferece, além do suporte pedagógico para seus franqueados, todas as orientações sobre tudo o que empreendedor precisa para abrir sua empresa.

Esse know-how construído ao longo de mais de 20 anos é responsável pelo sucesso de mais de 400 empreendedores que decidiram se tornar parceiros da marca.

CONFIRA A LISTA E SAIBA TUDO O QUE NÃO FAZER AO ABRIR SEU PRÓPRIO NEGÓCIO:

1.MUDAR A ESTRATÉGIA E DEMORAR PARA APRENDER

Rapidez é essencial para negócios que estão iniciando, já que em geral a maioria dos empreendedores aprende com erros e testes de produtos. Não existe uma fórmula mágica que aponte qual produto será mais vendido e falado no mercado. Em geral, os empreendedores aprendem testando na prática.

A questão principal aqui é fazer disso algo rápido. O aprendizado deve ser constante e as mudanças de caminho, rápidas, porque demorar muito tempo em alguma estratégia que não está dando certo pode ser mortal para negócios que estão começando.

2.RETIRAR TODO O DINHEIRO DO CAIXA

Quando muitos empreendedores atingem o retorno financeiro do que foi investido para abrir a empresa, é comum na empolgação da meta atingida sacar boa parte do lucro. Isso é um erro, pois deve haver um planejamento no sentido de estabelecer um salário fixo.

Este erro também ocorre pois há empreendedores que pensam que o período de ganhos fartos se estende por um longo tempo ou pode durar para sempre.

O resultado disso pode ser uma bruta falta de dinheiro no caixa. A lição serve para outros empreendedores: tenha um planejamento de caixa e de salário próprio, além de pés no chão para ter fôlego em momentos ruins de vendas.

3.IDENTIDADE VISUAL NÃO SER CLARA

Comunicação e identidade visual é a alma do negócio!

Essas coisas fazem o seu cliente, por exemplo, reconhecer sua marca em um feed com centenas de postagens. Ao bater o olho, ele já identifica quem está fazendo a publicação.

Invista na melhoria da imagem do seu produto e também tenha atenção sobre como sua marca está se comunicando com o público-alvo. A falta de identidade, em geral, não vai destacar em um mercado competitivo, como por exemplo, o segmento de escolas de idiomas.

4.PRECIFICAÇÃO EQUIVOCADA

Procure sempre referências, perceba seus custos e seu diferencial. A precificação do seu produto deve passar por muitos cuidados e é essencial, já que muitas vezes você pode estar vendendo bastante, porém operando no zero a zero caso não coloque no seu preço uma margem de lucro.

Durante a criação de conteúdo, o exercício de entender o seu produto e preço é constante já que ele muda o tempo todo.

Na gestão do negócio, é comum o empreendedor cometer o erro de vender por um preço muito abaixo do mercado e também muito acima. As duas linhas são ruins para o negócio a longo prazo.

5.NÃO INVESTIR PARA MELHORAR O SEU NEGÓCIO

Devido a um capital de giro restrito, um dos erros mais frequentes – senão o maior – é o empreendedor não ter dinheiro para reinvestir na melhoria da sua empresa.

Com o passar do tempo e o crescimento da empresa acontecendo, o mais recomendado é que você passe a terceirizar parte do serviço ou mesmo a automatizar, buscando avanços que proporcionem tempo para focar na gestão da empresa e não no operacional.

Somente desse jeito, você vai poder ganhar escala para aumentar a sua futura receita. Caso não faça isso, problemas podem surgir.

Operar sem caixa pode te colocar em maus lençóis em momentos inesperados, como foi o que ocorreu com milhares de empresas durante a pandemia do novo coronavírus.

REDAÇÃO KNN Brasil

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