• abril 19, 2021

4 Dicas para tornar o Home-Office mais produtivo

Descubra como manter a produtividade da sua empresa com essas dicas.

Apesar de pesquisas indicarem que trabalhar sem um lugar físico pode ser mais produtivo, boa parte dos empresários e gestores de empresa possuem objeções à prática do home-office, a qual possibilita que seus colaboradores exerçam suas atividades profissionais de dentro da casa própria, sem estar fisicamente presente dentro do escritório de sua empresa.

Ainda assim, é possível que paradigmas sejam quebrados.

Entre os maiores medos de gestores de empresas resistentes ao home-office está a diminuição da comunicação e a perda da colaboração com os colegas de trabalho.

A restrição do aprendizado informal que normalmente ocorre presencialmente nos escritórios também é um receio associado ao home-office. Entretanto, todos esses possíveis prejuízos podem ser facilmente vencidos caso haja organização e incentivo por parte do gestor da equipe.

Se você é diretor de uma escola, que tal dar essa possibilidade aos colaboradores da área administrativa e financeira, por exemplo?

Caso a resposta seja “sim”, vamos às dicas…

1 – INVISTA EM PLATAFORMAS DE COMUNICAÇÃO

Já que problemas de comunicação são um dos maiores medos dos gestores sobre home-office, o uso da tecnologia pode facilmente acabar com isso. Plataformas como o Trello e Asana ajudam a criar uma rotina de produção, deliberando as demandas do dia a determinado time de colaboradores.

Disponíveis também em versão mobile, os apps possuem opções de definição de prazos de entrega e upload de arquivos e mídias.

Já o Slack e o Skype, por exemplo, permitem que os funcionários conversem em tempo real e criem grupos de reunião para debatem assuntos da empresa.

2 – FAÇA FEEDBACKS E COMPANHEIRISMO VIRTUAL

De nada adianta solicitar que os colaboradores utilizem de plataformas de comunicação eficientes se você não está definitivamente presente liderando sua equipe.  

Por isso, fique atento a todas as demandas, realizando o máximo possível de feedbacks, positivos ou negativos, elogiando ou apontando melhorias em seus trabalhos, bem como se estivesse em seu ambiente de trabalho presencial.

Deve-se partir do próprio gestor da equipe os bons exemplos de como manter o trabalho a distância sem perder o foco e a produtividade. Além disso, tente também reforçar ao máximo coleguismo com a equipe. Pergunte como está o filho daquela sua colaboradora ou como vai indo a dieta daquele funcionário. A amizade entre o time deve ser mantido e incentivado, ainda que virtualmente.

3 – MENTENHA UMA ROTINA DE TRABALHO

O trabalho home-office requer disciplina e organização, assim como o trabalho presencial. Além de estar presente, ainda que a distância, de sua equipe e de seus colaboradores, incentive-os a criar uma rotina de trabalho produtiva e confortável.

O profissional que trabalha em casa deve acordar, colocar uma roupa e se preparar para o trabalho do mesmo jeito que faria se tivesse que ir para o escritório de sua empresa.

Para o início das atividades dentro de casa, recomende aos colaboradores que estabeleçam um local fixo agradável dentro de sua residência, longe de barulhos e intervenções de terceiros. Preparar aquele cafezinho e fazer pausas periódicas também são fundamentais para o bom desempenho do home-office.

4 – CRIE REGRAS E ESTRUTURA

Não é porque o trabalho é remoto que não se deve ter um carga-horária devidamente estabelecida.

Estipule o horário de trabalho de sua equipe conforme as necessidades de sua empresa, para que todos possam se comunicar e realizar as atividades no mesmo horário.

Caso cada um tenha seu próprio horário, ficará muito mais difícil organizar a entrega das demandas e ter sucesso em seus resultados.

É também importante que você tenha certeza que seus colaboradores tenham a estrutura necessária para realizar suas atividades profissionais dentro de suas casas. Certifique-se os funcionários possuem computadores e as ferramentas necessárias para que o trabalho seja realizado com excelência.

QUER MAIS DICAS DE GESTÃO? CONFIRA NESSAS PUBLICAÇÕES EM NOSSO BLOG.

LEIA TAMBÉM:

Planejamento: 6 elementos indispensáveis para sua empresa

Gestão de Negócios: ferramentas que todo empreendedor deve usar!

CLT x Negócio Próprio: Descubra o que é melhor para você!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.