10 Livros essenciais que todo EMPREENDEDOR PRECISA LER

7 minutos para ler

Ainda que uma franquia forneça todo o suporte necessário para o sucesso do seu negócio, aprender nunca é demais!

Estamos nos aproximando do fim do ano. Já parou para pensar em quantos livros você conseguiu ler desde o início de 2020?

Se foram poucos, não se culpe. Na correria do dia a dia da vida de empreendedor, é comum não sobrar tempo para se dedicar às práticas de lazer, como assistir filmes, ouvir música ou ler livros. 

Caso você seja franqueado de alguma rede com o suporte bem estruturado como o da KNN Idiomas, que está constantemente oferecendo treinamentos para seus parceiros, seu conhecimento sobre administração e gestão já deve estar acima da média. 

Entretanto, reforçar seus conhecimentos e aprender um pouquinho mais sobre vendas, práticas inovadoras, são hábitos que vão te levar ao sucesso e muito mais!

A Redação KNN Brasil separou uma listinha especial com os 10 títulos mais interessantes sobre liderança, comportamento e vendas, todos escolhidos a dedo para você se tornar o empreendedor de maior faturamento possível! Anota aí:

1.As Armas da Persuasão (Robert Cialdini)

Já ouviu falar em gatilhos mentais?

O autor Robert Cialdini nesta obra define seis “armas da persuasão”: reciprocidade; compromisso e coerência; aprovação social; afeição; autoridade; e escassez. Muito utilizadas em negociações e conteúdos de marketing, elas ativam partes do cérebro e convence quem está recebendo a mensagem a tomar decisões.

Em 304 páginas, Cialdini ensina a usar essas “armas” para persuadir pessoas, e também como se proteger delas. Vale ressaltar que isso não é sinônimo de manipular – a ideia deste livro é mostrar ao leitor que estes são os caminhos mais interessantes a serem seguidos.

2. O Poder do Hábito (Charles Duhigg)

Charles Duhigg fala justamente sobre a criação e manutenção de hábitos positivos. Não à toa, esta obra é um enorme sucesso de vendas, já que apresenta conceitos aplicáveis tanto à vida pessoal quanto à profissional.

O Poder do Hábito ajuda justamente a refletir sobre pequenas coisas da rotina que podem estar prejudicando o seu desempenho em ser melhor. Por exemplo: será que você poderia eliminar — ou incluir — algo no seu cotidiano para aumentar a sua produtividade e, assim, vender mais?

Já pensou em algum hábito para mudar em sua vida? Se sim, aproveite cada uma das 408 páginas deste livro!

3. A Arte de Fazer Acontecer (David Allen)

O método de David Allen ajuda diversos aspectos da vida, principalmente de quem trabalha com vendas. O grande diferencial é algo que você pode estar precisando: a busca do aumento da produtividade sem estressar-se. Allen promete colocar ordem no caos.

Entre as propostas do livro estão o auxílio para reavaliar as metas e manter o foco; planejar projetos de longo prazo e revisá-los semanalmente; controlar a ansiedade e a sobrecarga de trabalho; e aceitar que você não pode fazer tudo ao mesmo tempo.

Temas como esses são muito comuns na rotina de um empreendedor, que muitas vezes precisar se concentrar em todas as áreas de sua empresa. Caso você busque solucionar essas questões, vá atrás deste livro!

4. Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas (Dale Carnegie)

Este é um verdadeiro clássico sobre o comportamento humano!

O best-seller de Carnegie mostra através de ensinamentos e relatos técnicas para que as outras pessoas façam o que você quer, porém de forma respeitável e principalmente: empática! (Algo muito discutido nos dias de hoje).

Os conceitos do livro podem ser aplicados em vendas, gestão e até mesmo na vida pessoal de quem lê. Apesar de ter sido publicado em 1936, a obra de Carnegie atravessou gerações e continua sendo referência para grandes líderes de sucesso.

5. Inteligência Emocional (Daniel Goleman)

Este título já é um pouco mais recente, de 1995.

Inteligência Emocional é a mais conhecida obra do jornalista Daniel Goleman e segue muito relevante para quem deseja se destacar tanto na vida profissional, quanto pessoal. No livro, o autor apresenta o conceito de duas mentes distintas: a emocional e racional, mostrando como elas podem moldar nosso caminho.

Através de exemplos cotidianos, o autor demonstra que não saber como lidar com as emoções pode ser extremamente prejudicial em nossas vidas. Além disso, Goleman elenca 5 habilidades-chave da inteligência emocional, explicando como podem determinar o sucesso de quem as utilizam.

6. Descubra seus pontos fortes 2.0 (Don Clifton)

Nesta obra revisada do psicólogo Don Clifton, o leitor aprende como de fato é melhor tirar proveito dos seus pontos fortes, no lugar de insistir em consertar o desempenho naquelas áreas das quais você não se sai tão bem.

O conceito apresentado é de que quando nos dedicamos ao que fazemos de pior, acabamos frustrados, realizando um trabalho medíocre. Em contrapartida, o foco em desenvolver nossas melhores habilidades pode ser o caminho para uma vida com mais propósito, produtividade e bem-estar.

7. A Bíblia de Vendas (Jeffrey Gitomer)

Jeffrey Gitomer foi um autor muito visionário. Sabe quando um livro sobre um assunto é tão obrigatório que vira a bíblia do tema?

Então, pelo jeito ele tinha certeza de que seu livro viraria a bíblia de vendas antes mesmo de publicá-lo, em 1994 e batizou ele justamente com esse título.

Este best-seller é considerado obrigatório para os profissionais que trabalham com vendas. O foco da obra está no aumento da produtividade da performance comercial.

8. Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes (Stephen R. Covey)

Por acaso você se considera uma pessoa eficaz?

E seus hábitos profissionais entregam os resultados esperados? Caso a resposta seja “não” para algumas dessas perguntas, esse clássico do comportamento humano é uma ótima pedida, com lições úteis para vendedores.

Entre os hábitos a serem cultivados e que podemos relacionar a vendas, estão a pró-atividade, o estabelecimento de prioridades e a comunicação empática.

Mesmo que tenha sido escrito há 15 anos, quando muitos dos estímulos à procrastinação que temos hoje ainda não existiam, os conceitos permanecem atuais.

9. Supere o não: como negociar com pessoas difíceis (William Ury)

Quem nunca tomou um não na cara, que atire a primeira pedra!

Para concluir uma venda, é preciso negociar. É por essa razão que, para quem trabalha com vendas e negociações em geral, as dicas que estão presentes neste livro de William Ury são essenciais;

O autor é um dos maiores especialistas no assunto e traz uma estratégia mesclada em 5 etapas para contornar as objeções da outra parte e chegar a um acordo satisfatório para ambos.

10. Nudge: Como tomar melhores decisões sobre saúde, dinheiro e felicidade (Richard H. Thaler e Cass R. Sunstein)

Para finalizar, vamos falar sobre TOMAR DECISÕES!

Tomar decisões faz parte do dia a dia de qualquer empreendedor, e na área de franquias não poderia ser diferente. O problema é que nem sempre fazemos as escolhas certas, não é?

Neste livro, Richard H. Thaler e Cass R. Sunstein ensinam como podemos escolher melhor o nosso destino.

 Através de pesquisas em ciência comportamental feitas ao longo de décadas, os autores comprovam que todos nós somos suscetíveis a tomar decisões ruins. Porém, sabendo como as escolhas ocorrem, é possível estabelecer uma arquitetura da escolha, facilitando o reconhecimento das melhores decisões.

E AÍ, O QUE ACHOU DESSA LISTA?

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REDAÇÃO KNN BRASIL

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