A inovação é uma das palavras-chave para negócios que se destacam no mercado. Contudo, esse conceito pode causar apreensão para muitos empreendedores. O que seria inovar, afinal? Não se trata, como muitos pensam, de reinventar a roda.
A inovação está ligada a trazer mudanças que atendam às necessidades e expectativas do mercado solucionando problemas, e que sejam viáveis do ponto de vista econômico e sustentável.
Isso significa que a inovação precisa gerar resultados. Por isso, o empreendedorismo inovador é tão relevante em nossa sociedade.
Quer entender um pouco mais sobre a inovação no empreendedorismo e como trazer mais destaque para seus negócios? Confira as nossas dicas a seguir!
O que é o empreendedorismo inovador?
Como dissemos, o empreendedorismo inovador se encarrega de oferecer, constantemente, mudanças que atendam e acompanhem as expectativas do mercado, de modo que ele possa ajudar o público na resolução de problemas e manter as suas operações.
Não adianta, portanto, investir em tecnologias de última geração se elas não são compatíveis com as necessidades de seu público.
Uma empresa inovadora está em constante busca de melhorias também para seus funcionários e parceiros e para o seu desenvolvimento.
E isso nem sempre envolve grandes investimentos: pode ser que a inovação aconteça em novas formas e metodologias de trabalho, no uso de novas ferramentas ou na organização do negócio.
Vale lembrar que a inovação precisa ser guiada por um líder que não seja apenas criativo, mas que também tenha resiliência para entender o mercado, pensamento crítico e saiba trabalhar em equipe.
Entenda isso e muito mais com estes tópicos:
Confira 5 maiores características do empreendedorismo inovador:
1. Ter objetivos claros
O empreendedorismo inovador precisa de intenções e propósitos claros, pois qualquer mudança precisa ser sustentável do ponto de vista do modelo de negócios.
Propósitos não são negociáveis e atuam como um guia para a tomada de decisões.
2. Contar com mentes criativas e diversas
A inovação exige que os profissionais envolvidos estejam dispostos a sair da zona de conforto.
A mente inovadora está sempre em busca de estar perto de pessoas que são boas e acreditam no que fazem, e não tem medo de pedir auxílio em assuntos que não domina.
Daí a importância da diversidade.
Quanto mais diversas forem as perspectivas, mais ideias são geradas e mais chances de uma questão ser bem trabalhada. Com isso, você entrega soluções bem-elaboradas para o público.
3. Desenvolver uma visão sistêmica
A diversidade está diretamente relacionada com a construção de uma visão sistêmica para o negócio.
Ao associar diversos conhecimentos, entendendo o impacto de suas ações no mercado, na comunidade e em seus negócios, você tem maiores chances de construir soluções sustentáveis para seu empreendimento.
4. Usar tecnologias
A tecnologia é uma grande aliada do empreendedorismo inovador.
Ela ajuda a solucionar problemas, fomenta novos pontos de vista sobre diversos aspectos, transforma negócios e permite que você se diferencie no mercado por meio do aprimoramento constante a custos relativamente baixos.
Vale ressaltar que as novas tecnologias mudam paradigmas no mercado, mas, sozinhas, não bastam para um empreendedorismo inovador.
É preciso que você, conhecendo o seu público e as possibilidades de seu negócio, aplique essas tecnologias para trazer novidades pertinentes ao seu público.
5. Ter foco no cliente
As metodologias de inovação mais bem-sucedidas do mercado centram-se nas necessidades do usuário/cliente para chegar a soluções efetivas mercadologicamente.
É por meio de uma escuta atenta ao público que entregamos produtos e serviços que conquistem a confiança dele e sustentem, assim, o modelo de negócios proposto.
Por meio de pesquisas de público e de satisfação, testes de usuário e experimentação, você pode não só cumprir as expectativas de seu público-alvo como ir além, surpreendendo-o positivamente.
O empreendedorismo inovador, como você pode perceber, é repleto de desafios. Estar sempre experimentando exige investimentos, e as estruturas burocráticas em nosso país podem tornar nossos processos mais lentos.
Por isso, contar com o apoio de instituições reconhecidas é importante para que você continue oxigenando suas ideias e trazendo propostas mais assertivas para seu público.
Um dos primeiros documentos que investidores e organizações de apoio ao empreendedor pedem é o plano de negócios.
Você já sabe como construir o seu? Siga as nossas dicas!
Além disso, acompanhe as publicações da KNN em nossa página oficial do LinkedIn e fique por dentro das principais novidades da franquia de idiomas que mais cresce no Brasil.